Sou suspeita, mas o Minho é das regiões mais encantadoras de Portugal. Entre colinas verdejantes e margens serenas do Rio Vez, encontra-se um refúgio de paz e rejuvenescimento: o Ribeira Collection Hotel. Localizado no centro de Arcos de Valdevez, este hotel não só é o ponto de partida ideal para explorar a vila "onde Portugal se fez", como nos permite escapar do quotidiano e vivenciar uma verdadeira experiência de bem-estar e Beleza.
A equipa Miranda foi convidada a visitar o hotel e a conhecer o spa recentemente ampliado e alvo de melhorias, bem como a aventurar-se numa atividade no rio e a vivenciar uma experiência gastronómica no restaurante do hotel. Uma experiência única que agora vos conto.
Bem-estar, cultura e lazer num só hotel
Assim que se chega ao hotel, somos arrebatados pela imponência e elegância do edifício histórico de 1916, com vista panorâmica para o Rio Vez. O Ribeira Collection Hotel disponibiliza 38 quartos com ambientes serenos, cuja decoração é um equilíbrio entre o histórico e o moderno, e que homenageia a vila de Arcos de Valdevez. Do meu quarto - Panorâmico - destaco a grande varanda com uma vista especial sobre o jardim e o rio, e a cama Super King Size, talvez a maior que já vi até hoje.
O ponto de partida desta jornada de bem-estar foi em contacto com a natureza. O hotel oferece vários programas e atividades, desde caiaque, prancha de stand-up paddle e tour de jipe em pleno Parque Nacional Peneda-Gerês. Eu tive a oportunidade de experimentar o caiaque (o hotel disponibiliza todo o equipamento necessário) e posso dizer que desfrutei de uma tarde muito agradável no rio. Ps: protetor solar e chapéu são essenciais neste tipo de atividades náuticas.
Um espaço para relaxar e recarregar energias
Depois de um passeio de caiaque, não há nada melhor do que relaxar a mente e o corpo com uma massagem. O renovado Spa Ribeira Essence disponibiliza agora uma maior oferta de tratamentos. Dispõe também de uma piscina híbrida ideal em qualquer altura do ano, - durante o inverno é interior e nos dias de primavera e verão tem uma ligação direta com o jardim - sauna, banho turco, jacuzzi e um ginásio.
Nas salas de tratamento vive-se momentos de conforto, tranquilidade e revitalização. O spa apresenta uma vasta oferta de massagens e tratamentos de rosto, corporais e holísticos. À minha espera estava a Massagem Assinatura, um tratamento de corpo inteiro realizado com pindas de graínha de uva. Armazenadas em pequenos sacos de algodão orgânico, as graínhas são embebidas em óleo morno de graínha de uva e massajadas pelo corpo.
O calor e o aroma das pindas, aliados às técnicas de massagem têm um efeito profundamente calmante e relaxante. O movimento das graínhas proporciona ainda uma leve esfoliação na pele. Durante a massagem, são colocados sacos quentes de graínhas em pontos estratégicos que potenciam o relaxamento, como os ombros, palma das mãos e abdómen.
Além dos efeitos relaxantes, esta massagem também oferece muitos benefícios rejuvenescedores. O óleo de graínha de uva destaca-se pelo elevado teor de vitaminas e pelos seus efeitos antioxidantes, protegendo a pele dos radicais livres a ajudando a atrasar os sinais de envelhecimento. No final, senti-me completamente nas nuvens. O corpo 100% relaxado e a pele suave, nutrida e revigorada. Repetia por mais 60 minutos se pudesse.
Para terminar o dia com nota dez, jantei no restaurante do hotel, Bago Food & Wine, que celebra a gastronomia portuguesa e, particularmente, o Minho, uma região que vai da serra ao mar e que proporciona aromas, sabores e texturas únicos. Tal como uma típica portuguesa, experimentei o bacalhau com broa e alheira que estava divinal e aconselho. E se também se consideram gulosos como eu, não pode faltar o petit gateaux com gelado de tangerina ou o bolo de discos e charutos dos arcos, uma sobremesa típica da região, à base de amêndoa e doce de ovos.
Já não visitava Arcos de Valdevez há muito tempo, mas sem dúvida que agora tenho mais motivos para regressar.
Comentários