O matcha é a bebida do momento, não apenas como chá - a sua forma tradicional -, como em lattes, bubble tea e sobremesas como mochis ou cheesecake. É muito provável que já tenha provado ou ouvido falar, mas a questão é: conhece os benefícios do matcha para a sua saúde? São muitos e nós contamos tudo.

Chá: os benefícios para a pele e cabelo
Chá: os benefícios para a pele e cabelo
Ver artigo

Acredita-se que tenha surgido no Japão no fim do século XII, o matcha é um tipo de chá verde derivado da planta Camellia sinensis, cultivada à sombra, desidratada e moída resultando num pó de cor verde intensa. Este apresenta um teor do antioxidante epigalocatequina galato (EGCG) cerca de três vezes mais elevado, que o chá verde tradicional, é rico no aminoácido L-teanina e em cafeína, sendo, por isso, consumido em substituição ao café. Mas esta não é a sua única função, o matcha é um superalimento com múltiplos benefícios para a saúde e bem-estar. Conheça alguns deles.

1. Melhora a energia e concentração

Por ter uma alta concentração de cafeína, o chá matcha atua como um estimulante, ajudando a reduzir o sono ao mesmo tempo que melhora a concentração e memória. Para além disto, ainda ajuda a prevenir a doença de Alzheimer.

2. Ajuda na digestão e na perda de peso

Para além de ter um teor calórico muito baixo (cerca de 3 kcal), o matcha é rico cafeína que tem ação termogénica, ou seja, acelera o metabolismo, ajuda na digestão e a queimar de gordura corporal. Há ainda quem defenda que o consumo deste chá ajuda a controlar o apetite.

3. Ação antienvelhecimento

Rico em antioxidantes, como catequinas, cafeína e teanina, o matcha ajuda a combater os radicais livres, causadores do aparecimento de rugas, flacidez e manchas que resultam envelhecimento precoce.

4. Promove a saúde mental

A presença do aminoácido L-teanina na planta que dá origem ao matcha, contribui para o relaxamento, melhoria do humor e reduz os níveis de stress e ansiedade.

5. Reforça o sistema imunitário

Por ter compostos fenólicos (antioxidantes do grupo das catequinas), o matcha pode contribuir para o bom funcionamento do organismo e do sistema imunitário e reduzir o risco de alguns tipos de cancro, já que reforça as defesas do nosso corpo.

6. Mantém a saúde do fígado

Por ser rico em atioxidantes, este chá ajuda a regular as enzimas hepáticas e protegem as células do fígado contra os danos causados pelos radicais livres, medicamentos e toxinas.

7. Previne doenças cardiovasculares

Por ter um alto poder antioxidante, o matcha inibe a oxidação das células de gordura. O consumo deste chá poderá ainda contribuir para a prevenção da hipertensão, excesso de colesterol, diabetes e obesidade.

Veja abaixo tudo o que precisa para fazer o seu matcha: