Das dores de costas à má postura, são cada vez mais as pessoas que procuram fazer pilates para conseguirem ter uma melhor qualidade de vida — e de saúde. Destinado a alongar e a reforçar os músculos, promovendo um maior equilibro não só muscular, mas também mental, é, por isso, uma modalidade que está na moda.

Pilates é um método de exercícios desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920 que tem como objetivo trabalhar a conexão entre mente e corpo, como uma unidade, de modo a melhorar a consciência corporal e dessa forma promover outros benefícios. A maioria dos exercícios são executados com a pessoa deitada.

Muitos pensam que pode ser aborrecido, sem movimento e demasiado estático. No entanto, há quem contrarie esse visão e ponha em prática o pilates dinâmico. Em Lisboa, acabou de abrir o primeiro estúdio que defende esta ideia. Fundado pela francesa a viver em Portugal Vanessa Motte, Prescription pretende pôr em prática todos os exercícios de pilates, mas de forma rápida, divertida e com música, apenas com breves pausas para a respiração e alongamentos. Um dos objetivos deste estúdio, e que vai ao encontro do seu nome, é o de resgatar a ideia de pilates como forma de curar lesões desportivas.

Mais aliciante é (quase) impossível. Como já tinha ouvido falar dos feedbacks incríveis sobre pilates e porque tenho escoliose, sempre quis experimentar, para ver se ajudava a alinhar a minha coluna. A convite do Prescription, lá fui eu para a minha primeira aula de pilates.

Quando cheguei ao estúdio, com uma decoração moderna, mas com um toque rústico, e um ambiente acolhedor, chamou-me logo à atenção os oito aparelhos Reformer, destinados à prática de pilates e com uma variada panóplia de funcionalidades. A verdade é que pensei: “como é que me vou safar desta?”, mal sabia eu que não havia nada a temer.

O pilates dinâmico que trabalha o corpo e a mente já chegou a Portugal (e eu fui experimentar)
As instrutoras de pilates Kait, Eloise e Elena @prescription.lisbon

No Prescription, as aulas são em grupo ou individuais e trabalham a postura, abdominais, bíceps, glúteos e abdutores. Basicamente, todo o corpo é posto em movimento — e de forma fácil. Como era a minha primeira vez e não sou muito habilidosa, tive que me habituar às máquinas, mas com a ajuda da instrutora Eloise Hazlewood rapidamente cheguei lá. Foi uma aula dinâmica, que me permitiu ter mais consciência dos meus músculos e postura. Dizem que pilates faz milagres? É verdade.

Além do Reformer, há ainda pesos, uma bola e arcos para que as aulas sejam divertidas e sempre diferentes. Para já há dois níveis disponíveis: a First Presciption destina-se a quem faz pilates pela primeira vez e o Signature Dynamic Presciption, o nível superior, direcionado para os que desejam trabalhar todos os músculos do corpo, treinando a força e a flexibilidade.

Com valores compreendidos entre os 35 e os 500 euros, há várias opções e packs para os praticantes de pilates, a consultar aqui. O estúdio Prescription abriu dia 20 de fevereiro e está localizado na Rua de São Bento, em Lisboa.