A hora do almoço é uma hora sagrada, em que repomos os nutrientes necessários para continuarmos a ser produtivos ao longo do dia. No entanto, é após refeição que, por vezes, só queremos uma cama e dormir uma revigorante e longa sesta. O cansaço e sono depois do almoço é mais comum do que pensa e até tem um nome: sonolência pós-prandial.

5 hábitos matinais para ter um dia mais produtivo e cheio de energia
5 hábitos matinais para ter um dia mais produtivo e cheio de energia
Ver artigo

Este fenómeno acontece porque assim que os alimentos entram no sistema digestivo, verifica-se um aumento do fluxo sanguíneo no estômago e intestinos, suprimindo o sangue e oxigénio no cérebro. É assim que a sonolência e o cansaço excessivo tomam conta do corpo. Há certos alimentos que causam a sonolência pós-prandial, especialmente os que que contêm o aminoácido triptofano: leite, carne, peixe, queijo, cereais e castanhas.

De forma não sentir sono depois do almoço, está na altura de colocar em prática alguns conselhos que o vão ajudar a ter sempre a energia no auge:

  1. Beba café pela manhã: eleva a quantidade de açúcar no sangue, mas de maneira sustentável, e previne a manifestação da fome;
  2. Mantenha uma alimentação saudável: opte por alimentos ricos em vitaminas e de fácil digestão;
  3. Beba muita água durante o dia: sim, sabemos que está sempre a ouvir este conselho, mas vale sempre a pena repetir. Beber água é mais do que essencial para se manter hidratado;
  4. Faça exercício depois de almoço: vá até à rua, dê uma leve caminhada e apanhe um pouco de ar. Pode também fazer alguns exercícios de meditação.