SAVOY PALACE – o magnífico

Com uma vista imponente e inesquecível para o Atlântico, digna de um postal, encontrei no Funchal o Savoy Palace e o seu Laurea Spa, situado a poucos metros do mar e do centro da cidade. Um hotel digno das suas 5 estrelas por fora mas, também, por tudo o que nos oferece, por dentro. Foi nesta unidade que montámos “base” para alguns dias de férias, trabalho, lazer e prazer.

Spa review: três novas razões (de sobra) para visitar a Madeira
A vista do Galaxy Sky Bar, com a sua magnífica vista, piscina infinita e um restaurante de gastronomia de topo.

Do passado para o presente

Da família de hotéis Savoy Signature, o Savoy Palace que encontramos hoje é bem diferente do hotel que ali foi construído em 1912 e que era também um marco na paisagem e na agenda das famílias reais e aristocratas de outros tempos. Reaberto em 2019 após extensas renovações, o “novo” Savoy Palace surge como uma “onda” gigante que não fere a paisagem mas, antes, lhe presta homenagem.

Nini Andrade Silva, que tratou do design e da decoração de interiores do hotel, manteve peças e objetos do Savoy Classic, misturando-as com peças contemporâneas, optou pela fluidez de materiais, pela criação de zonas acolhedoras e convidativas, que nos fazem esquecer a extravagante dimensão deste hotel: 17 pisos, 309 quartos, 43 suites (das quais 14 são pool suites) e duas imponentes suites presidenciais no topo do edifício, também com piscina (claro). O tom verde abraça o hotel por fora e por dentro, com impressionantes jardins suspensos em cada piso, e uma cuidada – e belíssima – arquitetura paisagística que se funde com o interior e as zonas exteriores do hotel.

A enorme e verdejante piscina (a principal de cinco) impressiona pelo tamanho e pelo seu design: luminosa e ondulante, abraçada por palmeiras e plena de espaço para mergulhar. Na sua envolvência podemos apanhar sol nas espreguiçadeiras “escondidas” no jardim ali perto ou nas que estão literalmente dentro de água, podemos contemplar ou descansar de dentro de uma das muitas camas balinesas que permitem a privacidade que muitos hóspedes procuram e, claro, não há como evitar tirar uma fotografia da ponte dourada que nos leva até ao restaurante de apoio à zona da piscina, o Alameda, onde se pode optar por um snack ou um gelado, uma saborosa salada ou uma completa e deliciosa refeição.

Um palácio de sabores

Embora o propósito da visita não fosse a gastronomia, foi impossível ficar indiferente à quantidade e à variedade da oferta do hotel. O pequeno-almoço (dos mais completos, variados e deliciosos que já experimentei) pode desfrutar-se em três locais: no restaurante Hibiscus ou no Atelier Orchidaceae (também aberto ao jantar), ou no Jacarandá Lounge & Club – disponível apenas para clientes da Savoy Premium Experience (que também têm acesso exclusivo à fotogénica piscina infinita do 17º andar, entre outras regalias que nos fazem sentir hóspedes muito especiais). O Galáxia Skyfood, no topo do hotel, é um restaurante de gastronomia de topo e oferece não só uma das vistas mais espetaculares para o Funchal como tem, adjacente, uma esplanada e (mais) uma piscina infinita de cortar a respiração. Inspirado nas tradições do “antigo” Savoy, o Terreiro apresenta um menu clássico - interpretado para os nossos tempos - e um ambiente acolhedor e familiar. Junto à piscina, o já referido Alameda tem a variedade desejada para quem não quer afastar-se demasiado das zonas exteriores e dos mergulhos apetecíveis na piscina exterior (ou na interior, ali bem perto). A mais recente e popular adição à lista de restaurantes (acessível diretamente do exterior do hotel) é o Pau de Lume, um amplo e moderno espaço que nos faz crer estarmos numa qualquer cidade cosmopolita e onde podemos desfrutar de um completo menu onde o fogo, as brasas e o fumo são os ingredientes principais.

A grandiosidade do Savoy Palace, por fora e por dentro:

A jóia da coroa: o SPA Laurea

Spa review: três novas razões (de sobra) para visitar a Madeira
A sala de relaxamento com as referências da floresta Laurissilva sempre presentes.

Pondo a modéstia de parte, já visitei spas nos quatro cantos do Globo e tive contato com tratamentos, instalações, equipamentos e protocolos do mais luxuoso, avançado e elaborado que existe. Em Portugal tenho dois, talvez três espaços de referência que equiparo a algumas experiências de excelência que conheci “lá fora”. Agora tenho mais um a acrescentar: o Laurea Spa, no Savoy Palace. É um dos mais bonitos spas que temos no território nacional: a sua decoração, zonas húmidas e de tratamento, inspiraram-se na floresta Laurissilva — onde a tranquilidade da floresta nativa da Madeira está em harmonia com a água. Corredores serpenteantes levam-nos às 11 salas de tratamento ou à zona de banho turco, sauna, fonte de gelo, duches sensoriais, “caminho” de seixos e banho de pés de água-quente-água-gelada, sala de haloterapia, jacuzzi e piscina aquecida. Um centro de fitness e um Champagne & Nails bar complementam a oferta, onde se destaca a presença das marcas de tratamento Sodashi, Aromatherapy Associates, Linda Meredith Skincare e, para os cavalheiros, a Gentleman’s Tonic e Vitaman.

O tratamento de que desfrutei foi o “Forest Therapy Body Treatment”: uma completa massagem de corpo para revigorar todos os sentidos e libertar tensões. Curiosamente, tanto o protocolo, apesar de muito agradável e rigoroso na execução, como as salas de tratamento, bonitas, confortáveis e funcionais, não surpreendem da mesma forma que toda a harmonia “tropical” que encontramos no restante spa de mais de 3000 metros quadrados. Nota máxima para a decoração da sala de relaxamento, de onde não queremos sair do seu ambiente e decoração ímpar, e que nos transporta para o coração da floresta tropical e nos faz ansiar por regressar uma e outra vez àquele espaço sem igual.

O inigualável Laurea Spa

SAVOY PALACE

Avenida do Infante, 25
Funchal, Madeira

Informações e reservas:

Site: Savoy Palace
Telefone: 291 213 000

Na verdade, a única dificuldade de se desfrutar de uma estada no Savoy Palace é querer – e conseguir – sair de lá para visitar o belo Funchal e a nossa Madeira: sentimo-nos em casa, num refúgio acolhedor, num oásis quase tropical e que nos transporta para um mood de férias.

Além do Savoy Palace... os Hotéis Next e Saccharum

Spa review: três novas razões (de sobra) para visitar a Madeira
A piscina do Hotel Next, onde encontramos o seu Recharge Bar & Restaurant

O grupo Savoy Signature conta com um total de seis unidades, sendo a mais recente o Hotel NEXT, a pouca distância do Savoy Palace e que se destina um público mais millennial, perfeito para os nómadas digitais. Como exemplos da sua singularidade e originalidade, a colorida e animada piscina junto ao mar conta com um restaurante (Recharge Bar & Restaurant) que apresenta no menu, nada mais, nada menos do que alguns pratos à base de... insectos. Posso comprovar que a experiência é diferente e... deliciosa! O pequeno e acolhedor Refresh Spa do hotel conta com um menu de tratamentos Comfort Zone e Aromatherapy Associates, que nunca desiludem (adorei o pormenor dos patinhos de borracha amarelos na decoração das suites de tratamento).

Spa review: três novas razões (de sobra) para visitar a Madeira
O hotel Saccharum, na Calheta.

A próxima visita na agenda foi em direção ao Saccharum, localizado na Calheta, uma unidade pensada para um público que procura um hotel onde possa estar num ambiente aproximado ao de um “resort”, desfrutando de tranquilidade e bem-estar, em plena envolvência com a natureza e com o mar, bem à porta do hotel. A arquitetura do hotel é soberba, perfeitamente integrada e respeitadora do pequeno enclave onde está situado. A visita incluiu um delicioso e saudável almoço no restaurante Trapiche, com o mar a perder de vista e a piscina aos pés e, claro, uma passagem pelo Spa Saccharum, que dispõe de uma belíssima piscina interior, jacuzzi e tratamentos personalizados e holísticos. O meu "Ritual Inner Peace" deixou-me nas nuvens do bem-estar e pronta para marcar um regresso a esta pérola tão perto do Funchal.

NOTA: a viagem e estada foi a convite do grupo Savoy Signature.