A influência da Lua não está comprovada cientificamente, assim como não estão os signos ou tudo o que está ligado à Astrologia, mas não é por isso que haja quem não fique atento à melhor fase para investir na compra de um imóvel ou que, por curiosidade, vá procurar saber o que é que o Ano Novo reserva em termos de prosperidade. Ou, ainda, quem se vá assegurar que o seu signo é compatível com a pessoa do recente 'date'. Afinal, não se perde nada e pode resultar, certo?

Se os astros podem influenciar as características pessoais de cada um, como é que a Lua, que está sempre presente na nossa órbita, não exerce qualquer poder? Quem pergunta retoricamente é a astróloga Helena Ferraia, que prossegue explicando a influência da Lua no cabelo.

Tesouras à obra! Estes são os cortes de cabelo tendência para 2021
Tesouras à obra! Estes são os cortes de cabelo tendência para 2021
Ver artigo
Lua Nova

“Cada ciclo lunar começa com uma lua nova, por isso esta é a melhor altura para começar coisas novas na vida: um corte radical, uma mudança de imagem, um novo tom. E também é bom para fazer revitalizações, porque é estar a colocar a semente num terreno fértil, vai dar alimento ao novo ciclo.”

Quarto Crescente

“Esta é a fase da expansão daquilo que se plantou na lua nova. Há o poder da regeneração da fibra capilar, o cabelo cresce mais depressa e fica mais forte. É excelente para quem necessita de cortar as pontas do cabelo.”

Lua Cheia

“É o culminar do ciclo. O cabelo fica mais espesso. Cortar nesta altura deixa-lo-á com mais volume, e quem já tem cabelo volumoso e encaracolado, é a altura ideal para fazer uma hidratação.”

Quarto Minguante

“É um período em que se diminui a intensidade de tudo. Por isso, o cabelo cresce mais devagar nesta fase. Para aquelas pessoas que usam, por exemplo, um bob cut e querem manter o tamanho, este é o momento.”

A astróloga que se especializou no Centro Português de Astrologia Quíron sintetiza: "Quando percebemos esta engrenagem, isto funciona para tudo na vida”.

Por outro lado, Carlos Gago, embora já tenha ouvido falar desta crença em 40 anos de profissão, não acredita em Astrologia e, por consequência, na influência da Lua, pela carência de dados científicos. O cabeleireiro atribui assim as ‘culpas’ da espessura e do comprimento do cabelo ao “tipo de vida que se faz”, atendendo à alimentação, ansiedade, saúde, produtos capilares usados e à realização de diagnósticos do fio e couro cabeludo.

Maria João Lourenço, dos salões Maria João Lourenço Cabeleireiros e pro-influencer da Kérastase, explica que, independentemente do ciclo lunar, o fio de cabelo tem o seu próprio ciclo: o período de crescimento, a fase de repouso, a fase da queda e fase da dormência. No entanto, não tira poder à força do pensamento: “Se acreditarmos que o cabelo cresce mais em determinadas fases, então sim, parece que cresce”. Quando questionada sobre Astrologia, revela que acredita que exista uma influência, apesar de não ser determinante.

#Astrologia: qual é o seu look de assinatura de acordo com o seu signo
#Astrologia: qual é o seu look de assinatura de acordo com o seu signo
Ver artigo

“Tudo é energia. Sempre foi assim, só que cada vez mais temos essa consciência. Um pensamento meu tem influência em tudo o que está ligado a mim, direta ou indiretamente”, salienta Helena, e a base disso é explicada pela Física Quântica: “A Astrologia [que é passada no senso comum, nomeadamente através da televisão] não privilegia a Astrologia verdadeira, porque é muito virada para o horóscopo. Existe muito mais para além disso."

Em conversa, a astróloga partilhou ainda os efeitos que a Lua tem na pele e no corpo físico, mas isso ia dar azo a mais outro assunto, que se estenderia durante horas. "Quando a Astrologia começar a ser encarada com mais seriedade, vai dar um grande pulo."

Benefícios de dúvida tirados, cada um acredita no que quer e, se não interferir com a vida de ninguém, a mais não é obrigado.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.