Utiliza os melhores produtos de cabelo, evita usar fontes de calor, não poupa na hidratação e mesmo assim o seu cabelo continua com pontas espigadas ou aparência descuidada? Embora estes passos sejam muito importantes para conseguir um cabelo bonito e saudável, não são suficientes. Cortar os fios regularmente é fundamental em qualquer rotina, não apenas para manter o corte definido, como pela saúde do cabelo.

Estivemos à conversa com Caroline Vallim (@c_vallim), hairstylist no espaço Art.Z (@artz.hai), em Lisboa, que respondeu a todas as nossas dúvidas sobre a frequência com que se deve cortar o cabelo consoante o comprimento e porquê.

Bob, escadeado e shag: 40 cortes de cabelo para o verão, que vai amar
Bob, escadeado e shag: 40 cortes de cabelo para o verão, que vai amar
Ver artigo
Por que devemos cortar o cabelo frequentemente para que este se mantenha saudável e bonito?

O cabelo deve ser cortado frequentemente para manter o movimento, a leveza e a textura dos fios, o que ajuda a preservar a saúde e a beleza do corte. Recomenda-se um corte a cada seis meses para garantir que o cabelo se mantenha bonito e livre de pontas duplas ou danos.

Com que frequência se deve cortar um cabelo curto, como um pixie?

Um corte pixie deve ser mantido a cada 60 a 90 dias no máximo. Após esse período, o cabelo começa a perder o formato desejado, prejudicando a aparência do corte.

E um médio, como o bob ou shag?

Cortes de comprimento médio, como o bob ou o shag, exigem um pouco mais de manutenção para manter o caimento sempre em dia. O ideal é cortá-los a cada três meses para garantir que o corte se mantenha estruturado e elegante.

Já um cabelo comprido, deve ser cortado de quanto em quanto tempo?

Cabelos compridos podem ser cortados a cada 6 a 8 meses, especialmente, se tiver o desejo de deixá-lo crescer. No entanto, assim que notar pontas ralas ou danificadas, é importante agendar um corte para manter a saúde dos fios.

Um cabelo encaracolado deve ser cortado mais vezes que um cabelo liso ou vice-versa? Se sim, porquê?

Cabelos encaracolados podem ter um intervalo maior entre os cortes, geralmente a cada 4 a 6 meses, porque o seu crescimento é mais demorado e a textura ajuda a esconder pontas danificadas por mais tempo. Já os cabelos lisos, devem ser cortados com mais frequência, a cada 3 a 4 meses, pois perdem o formato do corte mais rapidamente e as pontas ralas tornam-se mais visíveis.