Quando o assunto é cabelo, as estações do ano não são assim tão agradáveis quanto isso. Ora é verão e o cabelo tem frizz, ora é inverno e o cabelo fica seco e sem brilho. Apesar do outono ficar a meio do caminho, também pode acabar a prejudicar os fios se estes não forem cuidados de forma correta. Por isso, fique atenta às dicas que lhe trazemos e aos produtos que deve usar.

1 - Lavar o cabelo com água morna ou fria

Assim que o frio chega, temos por hábito tomar banho de água quente, no entanto, essa prática acaba por ser prejudicial para os fios, deixando-os mais secos, sem brilho e sem movimento. Para evitar essas consequências, o ideal é apostar na água fria já que esta ajuda a selar as cutículas e a conferir brilho extra. Claro que não queremos que ninguém fique doente e, por isso, a dica é manter a temperatura morna e, e quando enxaguar pela última vez, deixe correr água fria.

2 - Apostar em champôs purificantes e nutritivos

O ar mais seco do outono também traz consigo mais poluição e o resultado são cabelos secos, baços e, em alguns casos, até pontas quebradiças. Uma das principais dicas para deixar o cabelo protegido dos agressores externos é apostar em champôs purificantes que limpem todos os resíduos e deixem os fios limpos e saudáveis. E, claro, convém que sejam igualmente nutritivos, para deixar o cabelo macio, suave e hidratado.

Cabelo fraco e quebradiço? Veja 8 champôs anti-queda que estimulam o crescimento capilar
Cabelo fraco e quebradiço? Veja 8 champôs anti-queda que estimulam o crescimento capilar
Ver artigo

3 - Fazer tratamentos anti-queda (ampolas)

O outono é a altura em que o cabelo tem tendência a sofrer mais queda. É um processo super normal, mas para evitar a queda excessiva, convém fazer sempre um reforço de força e vitalidade. Para isso, pode-se optar por utilizar um champô anti-queda ou aplicar ampolas também específicas para a queda do cabelo.

4 - Evitar fontes de calor ou usar sempre o protetor térmico

Como o uso do secador é mais frequente no outono/inverno, uma boa alternativa para amenizar os impactos do calor nos fios é manter os aparelhos mais longe dos cabelos, evitando o aquecimento do couro cabeludo e dos fios. O ideal seria evitar usar, mas como é quase impossível, é essencial não esquecer o uso do protetor térmico. É o produto responsável por criar uma película protetora ao redor do fio, selando as cutículas e prevenindo que a fibra capilar se estrague.

5 - Fazer máscaras de hidratação regularmente

Com o outono também vem a chuva e, portanto, a humidade aumenta, logo o cabelo tende a frizzar, deixando-o áspero e embaraçado. A solução? Fazer máscaras de hidratação intensa, pelo menos, uma vez por semana. Não só vai ajudar a manter os fios hidratados e bonitos, como também os deixa mais macios e maleáveis.

Conheça 6 produtos que deve incluir na sua rotina capilar de outono: