Já não era sem tempo: depois de termos como anti-idade começarem a ser excluídos da comunicação de algumas marcas de Beleza e de estarmos a olhar o envelhecimento não como algo que devemos fugir a sete pés mas abraçar com graciosidade e saúde, os cabelos brancos - vistos como demonstração máxima do avançar da idade - estão a ter um 'momento'. Não que a ideia seja olhar para algo tão natural quanto a alteração da cor dos nossos cabelos como uma tendência passageira, mas a mudança de mentalidades tem de começar por algum lado.
Prova de que ainda temos um longo caminho a percorrer para igualar as noções sociais entre homens e mulheres foi a reação depois das primeiras fotografias de Keanu Reeves com a sua namorada Alexandra Grant. Muitos insurgiram-se sobre a diferença de idades de 9 anos entre o ator e a artista plástica, tendo Alexandra 46 e Keanu 55. Ao que parece, Alexandra não enquadra dentro daquilo que os fãs do ator teriam idealizado para o seu novo romance (o primeiro tornado público em 20 anos) e em causa estão os seus cabelos brancos. Sim, ainda estamos em 2019.
Muitos já foram os que também se insurgiram contra os comentários ofensivos, questionando o papel da mulher na sociedade e a superficialidade com que são criadas relações entre as pessoas, como Joice Berth. "Não tem como passar despercebido o novo romance de Keanue Reeves, porque ele desvia de uma das curvas que coloca mulheres à margem das escolhas afetivas: o etarismo. Ao que parece, ele é homem o bastante para entender que mulheres não deixam de ser atraentes e interessantes porque envelhecem", escreveu a arquiteta e escritora na sua página de Instagram.
Preto no branco
Desde os primórdios dos tempos que o Homem tem vindo a alterar a coloração dos cabelos: os egípcios pintavam as suas longas melenas com henna, os gregos e romanos usavam extractos das mais diversas plantas para fazerem o mesmo, e William Henry Perkin, químico inglês, criou (acidentalmente) a primeira tinta de cabelo sintética em 1858.
Hoje em dia, pintar o cabelo de determinada cor pode ser uma forma de expressão pessoal, uma transformação de visual há muito aguardada ou a forma mais fácil de disfarçar os tão temidos cabelos brancos. Estes últimos aparecem nas mais diversas alturas da vida, sempre sem avisar, e à esmagadora maioria das pessoas. Mas se, até há pouco tempo, o cabelo branco era visto como um prenúncio de velhice e decadência, hoje são cada vez mais aceites e celebrados - exemplo disso são as mulheres incríveis que exibem os seus nas redes sociais.
De Linda Rodin a Judi Dench, modelos, atrizes e artistas de todas as idades fizeram dos cabelos brancos a sua imagem de marca - não porque não possam pintá-los se assim o desejaram, mas porque são, em simultâneo, clássicos e extremamente cool.
Sarah Harris
À semelhança da sua mãe, a directora de moda da Vogue britânica tem cabelo branco desde a adolescência. "Quando tinha dezasseis anos, passava todos os Sábados debruçada na banheira com as minhas duas melhores amigas, todas nós a pintarmos o cabelo de ruivo com tintas da Boots. Só quando cheguei aos vintes é que comecei a gostar da forma como o meu cabelo cinzento reflectia a luz." Hoje é conhecida não só pelo estilo impecável que mostra nas semanas da moda, mas precisamente pelo longo cabelo cinzento que muitos pensavam ser pintado.
Isabel Marant
A designer francesa Isabel Marant não pinta o cabelo, e essa é uma das suas regras de Beleza. "Eu não pinto o cabelo. Tenho cabelo cinzento. Quer dizer, é a vida. Tens que saber que não vais ser jovem para sempre. Tens que aceitar a fase em que te encontras. Sorri, sê feliz, e aceita o que a vida de dá."
Grece Ghanem
A fotógrafa, personal trainer e influencer canadense começou a ter cabelos brancos aos 28 anos. Tal como Sarah Harris, Ghanem não ficou surpreendida com a súbita mudança da coloração porque a sua mãe também tinha tido cabelo cinzento desde bastante jovem. Hoje em dia, partilha fotografias de outfits com padrões exuberantes e coloridos, em contraste com uma cabeleira platinada.
Jamie Lee Curtis
A actriz americana teve o seu cabelo curto em vários tons de cinzento ao longo dos últimos anos, mas este tem vindo a ficar cada vez mais claro recentemente.
Linda Rodin
O ícone de estilo Linda Rodin também começou a ficar com cabelos brancos antes de chegar aos trinta. "Eu e as minhas amigas usávamos henna para pintar os nossos cabelos, e um dia descobri que a tinta pintava os fios cinzentos de cor-de-rosa! Nunca mais pintei o cabelo." Aos trinta e cinco, Rodin já tinha o cabelo completamente cinzento, uma das suas imagens de marca além dos batons com cores vivas e dos grandes óculos de massa.
Sophie Fontanel
A jornalista de moda parisiense teve a sua primeira madeixa de cabelo branco aos 14 anos, mas pintou-a para "parecer mais jovem". Foi só aos cinquenta anos, depois de se cruzar com várias mulheres com cabelo branco, que Fontanel decidiu parar de pintar o cabelo e aceitar a sua cor natural. Em vez de pedir ajuda ao seu cabeleireiro para fazer uma transição suave, a escritora decidiu simplesmente esperar que as raízes crescessem, documentando todo o processo no instagram com a hashtag #uneapparitionsophiefontanel.
Helen Mirren
A actriz britânica sempre foi conhecida pelo seu cabelo loiro platinado, por isso a transição para o branco natural foi feita da forma mais suave possível. Hoje exibe um branco imaculado, que usa num pixie cut.
Carmen Dell'Orefice
Aos 87 anos, a modelo e actriz continua a exibir o cabelo (e as maçãs do rosto) invejáveis que lhe conquistaram os primeiros trabalhos há sete décadas atrás. O cabelo de Carmen ficou branco aos 26 anos, e tem desde então sido fotografado em diversas campanhas.
Lyn Slater
Conhecida como "the Accidental Icon", nome que deu ao seu blogue de moda, Lyn Slater era uma professora universitária em Nova Iorque que, em plena semana da moda, deu por si a ser fotografada pelos papparazzi que aguardavam os convidados dos desfiles. Desde então, Slater tornou-se um fenómeno no Instagram, onde partilha os seus looks, sempre acompanhados por um cabelo branco inconfundível.
Judi Dench
Há muito tempo que vemos a actriz britânica de 84 anos com um pixie cut moderno num tom branco imaculado. Seria de crer que um cabelo pintado de escuro fizesse Dench parecer mais jovem, mas a sua cor natural (e imagem de marca) é irreverente e inconfundível.
Iris Apfel
"If your hair is done properly and you’re wearing good shoes, you can get away with anything." Iris Apfel pode ser a mestre da cor no que toca a conjugar a sua vasta colecção de roupas e acessórios, mas o cabelo deste ícone de moda de 97 anos permanece branco como a neve. "Tenho cabelo branco quase desde sempre. Sempre disse que parecia uma doninha - tinha cabelo preto com uma larga madeixa branca. Depois, começou a ficar acinzentado, e depois branco."
Comentários