Nascida em Cabo-Verde, os lenços sempre fizeram parte da vida de Claudya Moreira. Desde pequena que via a sua avó com o mesmo na cabeça e nunca lhe saiu da memória. Hoje, foi o lenço que fez com os holofotes de virassem para a influencer, empresária, designer e modelo, destacando o seu talento para brincar com os mesmos e mostrando a sua versatilidade. Conta já com mais de 190 mil seguidores no Tik Tok e mais de 100 mil no Instagram. A Miranda foi descobrir a sua história e desvendar os seus segredos.

Quais os cuidados que tem com o cabelo e quais as maiores preocupações com o mesmo?

Muito honestamente nunca tive grandes cuidados e atenção extras com a Beleza. Nesse aspecto sou muito simples. A única coisa que tenho que admitir que sou obcecada é com o meu cabelo, tem que estar perfeito. Tudo o resto acho que quanto mais simples melhor.

O lenço para o cabelo continua a fazer história
O lenço para o cabelo continua a fazer história
Ver artigo

Não sou muito de variar nos produtos de cabelo, uma vez que goste de algo e funcione bem é o que irei usar por muito tempo. Um dos maiores cuidados que tenho, para além de usar os produtos adequados, é nunca ir para a cama com o cabelo molhado, para assim, prevenir queda de cabelo e uma série de problemas no couro cabeludo.

A Claudya é fundadora e criadora da Zafia, uma marca de lenços handmade. Como viu o boom da tendência do lenço como acessório de moda e Beleza durante este ano?

Sempre tive os lenços presente no meu dia-a-dia, e fico feliz por ver que algo que sempre fez parte da minha vida e cultura, tornar-se em uma peça essencial do nosso armário. A meu ver acredito que os lenços são mais do que um simples acessório de moda, são do mais versátil que podemos ter, tornando-se até uma peça de vestuário por inteiro.

Falando em lenços, este é o principal conteúdo nas redes sociais da Claudya, exemplificando as mil e umas formas de usá-los, desde vestuário a acessório. Este talento chamou a atenção de edições como a Vogue US, a Vanity Fair Espanha e a InStyle. Como surgiu a ideia de partilhar as suas sugestões no TikTok e Instagram?

Tudo começou durante a primeira quarentena em março de 2020. Mudei-me para Lisboa em fevereiro desse mesmo ano, depois de viver 12 anos na Suíça longe da minha família e amigos. Para mim, voltar para casa foi uma das sensações mais incríveis e emocionantes que já tive. Estava cheia de planos e energia para um novo começo. Mas mais uma vez a vida reservou-me uma surpresa e quando me mudei de volta para Lisboa, as coisas não aconteceram como havia idealizado.

Em menos de três semanas, Portugal entrou num confinamento geral devido à Covid-19. Sem emprego, sem poder sair de casa, sem poder estar rodeada da minha família, comecei a sentir alguns momentos de enorme ansiedade com o medo de cair numa depressão. Foi um caos. Precisava de encontrar rapidamente uma solução para me distrair dos problemas, para não estar sempre a pensar em como a minha vida estava a ser tão diferente daquilo que havia idealizado.

As mil e uma formas de incorporar o lenço no seu penteado
As mil e uma formas de incorporar o lenço no seu penteado
Ver artigo

Comecei a passar muito tempo nas redes sociais, só para me distrair e sair da ansiedade e do stress que estava a criar na minha cabeça. Depois de ver tantas pessoas criativas online o que despertou a minha atenção e inspirou-me, comecei a questionar-me “Quais são as minhas qualidades e o que saberia fazer?”. Basicamente, tirei do armário todos os meus lenços e comecei a brincar com eles até se tornar em algo que gostaria e que fosse possível vestir. E, claro, acreditar que também pudesse ser útil para outras pessoas. Foi quando, então, decidi começar a gravar cada estilo ou forma de dar nó num lenço e partilhar com as pessoas nas redes sociais como TikTok e Instagram.

Lembro-me de como era difícil ao início, pois nunca tinha feito nada do género, nem sabia como editar um video e tantos outros pormenores. Mas insisti até conseguir, até sentir que estava a criar algo bem feito. Depois de ter partilhado o primeiro vídeo, apercebi-me de uma reação muito positiva vinda da parte dos que me seguem e isso também motivou-me em continuar a criar próximos passos, próximos estilos e próximas criações.

De onde surge a inspiração?

A minha maior inspiração é, sem dúvida, a minha avó, foi com ela que tudo começou. Quando recordo a minha infância, sempre tive contato com lenços, vendo minha avó, que me criou, usando-o amarrado à cabeça. Em Cabo Verde, onde nasci, as mulheres mais velhas usam o lenço amarrado à cabeça como símbolo de respeito, ou melhor, para que os mais jovens lhe tenham o devido respeito. E isto faz parte da cultura cabo-verdiana que ainda hoje se mantém.

O lenço na cabeça também pode ser usado no inverno? Quais as suas sugestões?

O lenço é uma peça que pode ser usada todo ano, devido à sua versatilidade. No inverno, podemos usá-lo como acessório que vai certamente valorizar e adicionar muita elegância ao seu look, por mais simples e casual que seja. Podemos usá-lo amarrado ao pescoço, no cabelo, em malas, entre outras formas que mostro nas minhas redes sociais. Pessoalmente, gosto muito de fazer apanhados com os lenços, deixa o look automaticamente mais elegante.

Se ainda não está familiarizado com as formas de usar os lenços, eu recomendo começar por usá-los como um acessório simples. Com tamanhos maiores, poderá fazer combinações ainda mais criativas, como sempre tento mostrar a quem me segue no Instagram e/ou Tik Tok.

Claudya Moreira ensina-nos oito formas de usar o lenço no cabelo:

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Receba antes de toda a gente as melhores dicas de Beleza.

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.