Presença assídua nos desfiles de Jacquemus e Dior, o lenço para o cabelo não é uma novidade de agora. Já anda há muito tempo a ser visto na cabeça das mulheres de todo o mundo.

A história contemporânea do lenço para o cabelo começou a ser escrita por entre as searas de trigo e a labuta nas terras de cultivo. O headscarf era (e continua a ser) o fiel amigo para as horas de calor de quem trabalha no campo de sol a sol. Da aldeia para a cidade, bastou a migração rural para que as mulheres operárias se dessem conta das maravilhas do lenço para o cabelo. O salto para o patamar da moda deu-se com Jean Alexander. Na novela “Coronation Street” (1964-1987), a atriz britânica torna o lenço num acessório de desejo ao colocá-lo à volta da cabeça envolto nos caracóis prendidos em rolos. Depois, seguiu-se Audrey Hepburn, Brigitte Bardot e Kate Moss. Até a rainha Isabel II de Inglaterra faz parte da lista.

Memórias de um passado que já lá vai. Mas o que ainda continua a fazer parte da atualidade é o lenço para o cabelo. De temporada para temporada, reinventa-se em nome do estilo: mais comprido ou mais curto, em forma de V ou em laço, há mil e uma maneiras de usar este acessório que chama pelos dias sol e pelos passeios com sabor a primavera.

Percorra a galeria e inspire-se nas nossas sugestões de looks protagonizados pelo lenço de cabelo, a estrela desta estação.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.