Se para uns é prática corrente e são uns verdadeiros pros, para outros, pintar o cabelo em casa é uma verdadeira aventura para a qual nunca se atiraram de cabeça. Seja para retocar a raiz ou para fazer uma pequena mudança de visual, é possível fazê-lo em casa, sem colocar em risco a saúde do seu cabelo. Para isso, só tem de seguir à risca o nosso guia completo sobre o assunto.
Por onde começo?
Simplificar é a chave para correr tudo bem e, quando falamos de coloração, a afirmação ganha ainda mais força. Antes de mais, nada de mudanças drásticas. Se é novata no assunto, cinja-se ao retoque das raízes ou retoque da cor, utilizando no máximo dois tons mais claros ou mais escuros que o seu tom atual.
Para o caso de se estar a sentir aventureira e quiser experimentar cores mais fora do vulgar, como os rosas, azuis, verdes, roxos e por aí, as tintas temporárias, que saem ao fim de algumas lavagens, são a solução mais segura para que não dê para o torto. Ou pode também utilizar como "teste" para uma mudança de visual definitiva no futuro. Afinal de contas, se correr mal, ninguém vai ver!
Boa preparação = sucesso
Depois de escolher o tom que mais lhe agrada, é absolutamente obrigatório ler com atenção as instruções que vêm com o produto. Embora haja regras gerais de como colorir o cabelo, cada marca ou tipo de tinta tem as suas próprias especificações, que podem fazer mudar a forma de aplicação ou o tempo de atuação.
Existem já diversos tipos de produtos para colorir o cabelo: além das tradicionais tintas, existem também máscaras ou mousses, e ainda opções amigas do ambiente. Pesquise bem antes de comprar o seu kit.
Da farmácia ao supermercado, da coloração permanente à temporária, conheça os produtos que vão dar-lhe o resultado que pretende:
É possível que já tenha ouvido dizer que "quanto mais sujo o cabelo estiver antes de colorir, melhor". Não é verdade. Como em tudo, o meio termo é o aconselhado. Deixe no mínimo 24 horas depois de lavar o cabelo, mas não coloque tinta em cabelo com muitos resíduos ou oleosidade. A lavagem não só remove os óleos naturais essenciais à proteção do fio e couro cabeludo, como pode deixar o segundo mais sensível.
Importante relembrar que o teste da madeixa é também obrigatório, pois vai antever uma possível reação alérgica ao produto. Normalmente é aconselhado fazer 24 horas antes da aplicação da tinta.
Reserve um espaço de sua casa onde possa estar à vontade, com boa luz e um espelho que facilite o trabalho. Para o caso de ter a ajuda de alguém, o último é opcional. Vista uma roupa velha e coloque sobre os ombros uma toalha que possa manchar. Disponha tudo o que vai precisar, para ter tudo à mão, sem perder tempo.
Os kits de coloração trazem todo o material necessário. Contudo, pode sempre adquirir uma trincha (ou pincel), que vai ajudar a uma aplicação mais pormenorizada.
#DicaBónus: compre sempre dois kits de coloração. Porquê? Não quer correr o risco de que o produto não seja suficiente, o que pode resultar numa pintura muito pouco uniforme e mal sucedida.
Ready, set, go!
Antes de preparar a mistura para a coloração, é fundamental que proteja a sua pele na zona da testa, orelhas e pescoço. A vaselina é a melhor escolha, pois sendo um produto hidrofóbico, cria uma barreira protetora que impede que a tinta penetre na pele, prevenindo que esta fique manchada.
Desembarace o cabelo, calce as luvas, faça a mistura dos produtos e vamos lá. De forma a obter uma coloração o mais uniforme possível, aconselha-se a que divida o cabelo em secções pequenas. Tinta colocada, ative o temporizador. Bip bip, vamos retirar o produto. Tenha em conta que o tom tende a mudar com o passar do tempo, ou seja, pode ficar mais claro.
Cuidados pós-coloração
Um cabelo com coloração requer cuidados específicos, que vão garantir a saúde dos fios, assim como manter a cor bonita e brilhante por mais tempo. Hidratação e nutrição são as palavras-chave. Se puder, evite o calor por uns tempos, para não fragilizar o seu cabelo. Para além dos champôs e máscaras, existem outros produtos que a ajudarão a manter os cabelos pintados o mais intactos possível — conheça-os aqui.
"Não estou convencida. Que outras soluções tenho?"
Caso não queria arriscar, existem outras opções para disfarçar o crescimento da raiz ou os cabelos brancos, utilizando produtos que atuam como uma "maquilhagem" para o cabelo. Para saber tudo sobre o assunto, espreite este artigo.
Comentários