É possivelmente um velho conhecido de todas as mulheres. Um ensinamento trazido já pelas nossas avós ou bisavós, que devido à falta de variedade de produtos tinham de puxar pela imaginação e torná-los multi-funções. Hoje em dia, muito mudou no mundo da Beleza e da Cosmética e podemos encontrar à nossa disposição um produto para quase todas as nossas necessidades, seja tipo de pele, zona do corpo, origem animal ou vegetal e por aí fora. Contudo, é sempre bom quando conseguimos desdobrar as aplicações de um produto, afinal de contas quem não gosta de um bom truque? Chegámos à conclusão de que neste quesito existe um vencedor indestrutível: vaselina. Se não acredita, nós explicamos.
Para além das suas funcionalidades já conhecidas como tratar a pele muito seca e agredida, de zonas como lábios ou pés, podemos também encontrar aplicações improváveis, algumas delas sugeridas pelas nossas celebridades preferidas. Como Jennifer Lopez que diz usar como bálsamo para retirar a máscara de pestanas ou Beyoncé que utiliza o produto para fortalecer as mesma. Trazemos-lhe ... funções da vaselina que provavelmente não conhecia.

  1. Nas unhas. Pode ser usado para nutrir as cutículas, dizendo adeus ao aspecto seco nada bonito. E pode ainda utilizar de volta das unhas enquanto aplica o verniz, desta forma, pinta apenas o necessário e o restante é fácil de retirar.
  2. Colorir o cabelo em casa. Muitas mulheres confiam nas suas mãos para fazer a coloração do próprio cabelo, até aí nada de mal. Mas se o faz, provavelmente já se deu conta de que é difícil não manchar a pele à volta do cabelo. Problema resolvido! Aplique vaselina sem toda a linha do cabelo, sem esquecer a ponta das orelhas. Quando retirar a tinta é só remover o produto e já está.
  3. Aplicar glitter nunca mais será a mesma coisa. Para os festivaleiros que gostas de arriscar em muito brilho, nem sempre é fácil aplicar os brilhos, muitos chegam até a usar cola o que prejudica gravemente a pele. Vamos simplificar? Aplique uma boa camada de vaselina onde quer aplicar o glitter, colocando o mesmo por cima e já está. Para brilhar em qualquer ocasião.
    Quantas funções tem este produto?
    créditos: @whitneymadueke
  4. Gel de sobrancelhas. Muito provavelmente já deve ter ouvido por aí o truque do fixador de cabelo para ajudar a pentear e fixar as sobrancelhas. Experimente a vaselina e terá um acabamento mais glossy com o mesmo resultado.
  5. O melhor amigo para os maratonistas. Correr uma maratona já não é fácil por si, se ainda houver factores externos que atrapalhem podem tornar-se um pesadelo. Estamos a falar das assaduras que podem surgir com o movimento entre as pernas ou no caso dos homens, nos mamilos devido à fricção com a camisola. Agora sim, está pronto para correr mundo fora.
  6. Glossy eyes. A tendência da maquilhagem iluminada e efeito molhado veio para ficar e não precisa de gastar mais dinheiro a adquirir novos produtos, basta adaptar os que já tem em casa. Com a ajuda da vaselina, crie o look nos olhos, passando uma leve camada do produto por cima da sua sombra.
    Quantas funções tem este produto?
    créditos: @charlottejamesmua
  7. Iluminador express. O seu iluminador preferido terminou, ou não sabe onde está, ou simplesmente quer experimentar algo novo? A vaselina é a resposta rápida, eficaz e económica. Aplique no cimo das têmporas, nariz e nos lábios, na zona do Cupido e verá um efeito iluminado mais natural do que nunca. Bónus: experimente aplicar o seu highlighter em pó por cima, para além de prolongar a duração, vai torná-lo ainda mais intenso.
  8. Esfoliante labial caseiro. Gasta balsámos hidratantes sem conta e os seus lábios continua com um aspeto ressequido? Há uma coisa que está a fazer mal: falta a esfoliação. E a resposta está em sua casa não precisa de procurar muito. A uma pequena porção de vaselina, mais ou menos, o tamanho de uma ervilha, junte um pouco de sal fino ou açúcar (consoante a sua preferência), misture e aplique de forma suave sobre os seus lábios. Remova tudo com a ajuda de um disco de algodão. Et voilá! Um esfoliante caseiro para uma boca perfeita.
    Quantas funções tem este produto?
    créditos: @gabbois
  9. Potenciar o seu perfume. Se é fã de perfumes, pode sentir que nem sempre duram o que gostaria na sua pele. Descanse, poderá não ter a ver com a qualidade da fragrância, mas sim com o pH da sua pele. Nós damos-lhe uma dica que fará toda a diferença. Aplique uma fina camada de vaselina na zona onde aplica o seu eau de parfum (ou de toilette) e verá o seu aroma durar o dia todo.
  10. Adeus cola de pestanas! Se utiliza ou já utilizou pestanas falsas, sabe que a cola pode tornar-se um verdadeiro desafio e nem o desmaquilhante bifásico a vai ajudar. Experimente massajar um pouco de vaselina rente às pestanas e retirar gentilmente a cola.

Este produto pode ser encontrado em farmácias, supermercados ou nas lojas Primark.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Receba antes de toda a gente as melhores dicas de Beleza.

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.