Fã de cabelo encaracolado e ao natural, Lucas Franco partilha na sua página de Instagram truques e dicas de como ter os fios saudáveis e bonitos. Esta paixão não foi amor à primeira vista, mas sim um processo longo de auto-descoberta, para entender a origem do seu cabelo encaracolado.

Em 2018, visitou vários salões, porém nenhum foi a resposta ao seu problema: encontrar informação. Ao cuidar do seu cabelo, Lucas aprendeu tudo sobre caracóis e tornou-se num especialista em cabelo com curvatura. Contudo, despertou um novo objetivo: ajudar as pessoas a conhecerem o seu próprio cabelo: qual o tipo, a necessidade e para que serve cada produto? A Miranda esteve à conversa com o profissional para lhe trazer as respostas.

Qual o seu tipo de caracol? Um especialista explica-lhe tudo
Qual o seu tipo de caracol? Um especialista explica-lhe tudo
Ver artigo

Por onde começar?

De dentro para fora. Ter um cabelo saudável começa por uma boa alimentação. O cabelo é uma célula morta, ou seja, de tudo aquilo que ingerimos: 1% vai para as unhas, 1% para a pele e 1% para o cabelo. Se de 100%, apenas 1% de vitamina vai para o cabelo, como é que conseguimos ter um cabelo saudável, com uma má alimentação? Exato, não é possível. Além disto, o sistema hormonal e o stress também influenciam a saúde do fio capilar e fazem com que o cabelo desenvolva mais queda e menos curvatura. E, claro, processos químicos (modeladores, brushing, descoloração), ao longo do tempo vão afetando a saúde do cabelo.

Opte pelo natural

É fundamental escolher sempre produtos à base de produtos naturais, em especial óleos. Se o objetivo é alcançar um cabelo natural, não é possível consegui-lo usando produtos com elementos químicos, já que este mudam a estrutura do fio. Os principais ingredientes a evitar são os parabenos, petrolatos, álcool, silicone e sulfatos, pois ao longo do tempo vão ressecar e danificar o fio.

No caso do silicone, impermeabiliza o cabelo, enfraquecendo-o e impedindo que receba outros tratamentos, como hidratação profunda. Mas não se engane. Mesmo um produto de base natural, sem químicos, pode prejudicar o seu cabelo se não corresponder àquilo que ele precisa. Conhecer o seu cabelo é fundamental para responder às suas necessidades. Se for um cabelo natural, deve optar por produtos que sejam hidratantes, porque vão repor água e aminoácidos, e deixar o cabelo mais macio.

A rotina certa

Para manter um cabelo com crescimento saudável, a regra é: parar de partir o fio. Um cabelo crespo cresce de 0,5 a 0,8 cm por mês, um encaracolado de 0,8 a 1 cm, e o ondulado 1 a 1,5 cm. Ao quebrar o cabelo, o crescimento vai sendo menor, enquanto que se eliminarmos o fio morto, conseguimos um crescimento saudável.

De caracóis a crespos, 15 cortes de cabelo curto
De caracóis a crespos, 15 cortes de cabelo curto
Ver artigo

Como?

O primeiro passo é o pré-poo, ou pré-champô. Isto porque o champô é o único produto com um elemento capaz de abrir a cutícula capilar do fio. Assim, é crucial preparar primeiro o cabelo para este passo. É só molhar o cabelo, passar um pouco de creme ou óleo, na ponta e no comprimento, e desembaraçar o cabelo da ponta para cima. Acabou de eliminar o fio morto? Então agora já pode e deve começar o tratamento. A higienização feita através do champô, seguida da hidratação com máscara e condicionador, e a finalização com o leave-in.

Dica SOS: anti-frizz!

Uma dica é aplicar óleo antes do banho – humectação – que é um braço da nutrição. Uma vez por semana, em cabelo crespo ou cacheado, com aspeto de frizz, passar óleo no cabelo antes de lavar, da ponta para cima.

Ferramentas

Para qualquer tipo de cabelo – ondulado, cacheado e crespo – é fundamental ter um borrifador e uma escova com dentes flexíveis. No caso do cabelo ondulado, um pente normal é suficiente, mas no cacheado o mais aconselhado é o pente garfo. A touca de cetim ou a fronha de cetim são um must! A fronha para a noite, para evitar o frizz e ter o cabelo mais definido na manhã seguinte. A touca para o caso de fazer um tratamento profundo: ao aquecer, mantém a cutícula mais exposta e consegue uma super-hidratação.

Na galeria encontra 10 máscaras para caracóis perfeitos:

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.