Quem não adora aquela amiga que, além de ter uma colecção de maquilhagem gigante, nunca se importa de oferecer o próprio lip gloss ao grupo durante uma saída à noite? Por muito cientes que estejamos do quão fácil é a partilha de bactérias, às vezes é tentador esquecê-lo por completo – especialmente face a um brilho de lábios que faz concorrência à bola de cristal da discoteca.

Mas se é alguém que partilha maquilhagem frequentemente, é importante que esteja informada quanto aos produtos que deve evitar emprestar (e pedir emprestados).

Batons

É verdade: podem parecer inofensivos, mas os batons são daqueles produtos que não podem mesmo ser partilhados. Os lip glosses, infelizmente, também não escapam: as fórmulas húmidas acumulam bactérias com maior facilidade e oferecem um meio que agiliza a propagação das mesmas.

Produtos em potes

Se o bálsamo de lábios, o eyeliner em gel, o bronzeador ou o creme de olhos, vêm num frasco que exige o contacto directo entre o produto e os dedos, então é um produto proibido de partilhar. O contacto com a pele, especialmente a das mãos, é a forma mais rápida de contaminar a fórmula com germes que serão depois absorvidos pela nossa pele.

10 boas máscaras de pestanas abaixo de 15 euros
10 boas máscaras de pestanas abaixo de 15 euros
Ver artigo

Máscara de pestanas

Se quer fazer uma coisa mesmo muito pouco higiénica, partilhe a sua máscara de pestanas com outra pessoa. Uma vez que a escova da máscara atrai e agarra as bactérias nas nossas pestanas, e depois é encaixada de novo dentro da embalagem, onde essas bactérias se misturam com o produto, então imagine uma máscara cheia de bactérias… de várias pessoas. É por esta razão que muitos maquilhadores usam escovas de máscara descartáveis.

Sombras de olhos líquidas

Este tipo de produtos são uma ameaça dupla, porque além de serem usados nos olhos (uma zona particularmente sensível), são líquidos, ou seja, a fórmula é ainda mais bactéria-friendly. Se ainda por cima estiver num pote onde mergulha os dedos para chegar ao produto, é letal.

Pós compactos

Tudo o que tenha a fórmula de pó compacto (sejam blushes, sombras, bronzeados, iluminadores, etc.) pode, tal como a fórmula líquida, passar germes, especialmente quando a esponja ou o pincel também são partilhados.

Pincéis

O que nos leva ao último ponto: partilhar pincéis é outra péssima ideia. E quem diz partilhar com amigas (se emprestar o pincel à sua amiga que tem uma borbulha, é altamente provável que vá ficar com uma também), diz usarmos os nossos próprios pincéis demasiadas vezes sem os lavarmos – de qualquer das formas, são razões para os utensílios acumularem bactérias que podem dar origem a borbulhas ou piorar o estado já sensibilizado da nossa pele.

Os produtos que pode partilhar

Fórmulas que estejam em frascos com pump ou conta-gotas são seguras para partilhar, assim como qualquer produto que não entre em contacto com a pele antes de sair do frasco. No caso dos pincéis, podem ser usados em diferentes pessoas, desde que sejam lavados entre utilizações.

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda