Base

A mais popular das opções para corrigir a tez, existe numa série de níveis de cobertura, acabamento e tons. Note-se que a base é, regra geral, mais densa que os cremes, e mais eficaz para homogeneizar o tom do rosto e conseguir uma cobertura total.

De todos os produtos, é o que existe numa maior variedade de tons - sobretudo nos últimos anos, depois da chegada da Fenty Beauty e dos seus 40 tons de base, marcando assim um ponto de viragem na indústria da Beleza no que à diversidade diz respeito. É, assim, a opção mais indicada para quem procura encontrar "o" tom que seja o mais próximo possível da cor original do rosto.

Como aplicar a base: truques e ensinamentos das maquilhadoras
Como aplicar a base: truques e ensinamentos das maquilhadoras
Ver artigo

No que respeita à cobertura, a base é também a que mais se destaca, devido à variedade: há mais leves - como a Vitalumière Aqua, da Chanel - até mais densas - como a Diorskin Forever Undercover, da Dior. É, como sempre, uma questão de gosto.

Contudo, mesmo as coberturas mais translúcidas deverão "cobrir" mais do que os típicos BB e CC Creams.

Outra vantagem das bases é que aqueles que têm necessidades específicas na pele - como quem tem pele seca, quem procura cuidados anti-age ou quem exige um certo nível de SPF - já encontrarem opções cujas fórmulas respondem directamente a estas necessidades em particular.

Creme com cor

Quem gosta do no makeup look encontra nos cremes com cor a resposta. Trata-se de um creme de rosto que inclui um pouco de cor - é muito comum também ter SPF (a Bioderma tem, por exemplo, cremes com cor com protecção 50+).

É indicado especialmente para quem tem, no geral, uma boa pele e praticamente nada para camuflar ou desviar a atenção. O resultado é uma pele hidratada, com um aspecto fresco, mas com uma leve cor que deixa aquele ar de "saúde" que tanto almejamos. Pode aplicar-se mesmo como um creme normal, com os dedos.

BB Cream

É provável que já tenha usado um sem saber bem para que serve ou, já agora, o que significa. BB Cream significa "beauty balm", "blemish balm" ou ainda "blemish base". Basicamente, é um produto usado para hidratar, uniformizar o tom de pele e corrigir imperfeições.

10 bases de maquilhagem abaixo de 20 euros
10 bases de maquilhagem abaixo de 20 euros
Ver artigo

A diferença face aos cremes com cor reside no facto de o BB Cream aportar mais cobertura, ainda que ligeira - em princípio será mais leve do que uma base regular e mais pesado que um creme com cor -, mas também outros benefícios como hidratação e fórmulas ricas em antioxidantes para proteger a pele da poluição e dos radicais livres.

A parte negativa é que, tal como os cremes com cor, não vai encontrar BB creams numa vasta gama de cores. Regra geral há duas, três ou quatro cores - e é isso.

Original da Ásia, o produto já está implantado em território nacional e hoje está disponível numa série de lojas e até supermercados - como é o caso do BB Cream da Garnier.

CC Cream

Foram os últimos a entrar na parada. Voltamos ao dicionário para explicar que CC Cream significa "color corrective" ou "color control", em português "corrector de cor" ou "controlo de cor".

Tal como o BB Cream, tem uma série de benefícios, mas, neste caso, o foco é corrigir o tom de pele. Ou seja, regra geral as fórmulas incluem ativos que ajudam a corrigir as manchas da pele, cobrir rosácea, vermelhidões, camuflar hiperpigmentação... Por isso não estranhe se encontrar na lista de ingredientes elementos que associaria tipicamente a skincare, como Vitamina C. Este é um daqueles produtos que se pode considerar um híbrido entre maquilhagem e tratamento.

Em teoria, um CC Cream será mais leve do que um BB Cream ou uma base. É também usado por muitos como um primer por baixo da base. Tirando assim partido dos benefícios que este contem, depois basta adicionar pouca quantidade de base para deixar a pele perfeita.

Tal como o BB Cream, também o CC Cream surge por norma em muito poucos tons distintos. Um daqueles favoritos de culto é o CC Cream da Erborian.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.