Como começou a sua carreira como maquilhador?

A minha carreira começou há cerca de 16 anos, depois de 15 anos como bailarino de dança moderna.
Desde muito novo que a minha paixão pela Dança, Arte e todo o tipo de maquilhagem tiveram influência no meu desenvolvimento e foram a minha inspiração ao longo da minha carreira. Sabendo que uma carreira como dançarino é muito curta e passando muito tempo com os maquilhadores no backstage durante as minhas muitas tournés, a maquilhagem tornou-se uma evidência quando chegou altura de mudar de carreira. Comecei com um ano de estudos numa escola de maquilhagem artística em Paris, onde estudei todas as técnicas desde a Beleza, à Moda, Cinema, Teatro e Arte. Dominar a técnica é a chave para sermos capazes de nos exprimirmos. Este ano passado nesta escola foi a prova real e a confirmação de que a maquilhagem ia ser parte da minha vida. Cores, texturas e o poder de sublimar a beleza de todas as mulheres com maquilhagem tem sido a minha vida desde então.

Está com a Guerlain desde 2010. Como começou a trabalhar com a marca?

Depois de alguns anos a demonstrar o meu talento como maquilhador freelancer para teatro, televisão, semanas de moda, revistas e marcas de cosmética, a Guerlain apareceu na minha vida por acaso, depois de encontrar um maquilhador que já estava a trabalhar para esta linda casa de luxo. Ele encantou-me e fez-me sonhar com as suas histórias contando-me o seu know-how e a sua expertise. Algumas entrevistas depois começou a minha história de amor com a Guerlain.

Esta bonita marca já era parte da minha vida há muito tempo: desde a minha infância que a minha mãe usava o perfume Samsara o bronzer Terracotta e os Méteorites. Ainda me lembro do aroma dela na nossa casa. Além disso, o meu primeiro perfume, aos 16 anos, escolhido pela minha mãe, foi o Vétiver da Guerlain. Usar um perfume Guerlain como primeiro perfume é uma tradição muito francesa.

#BeautyPro: Helena Vaz Pereira, a hairstylist que coloca as emoções ao serviço do cabelo
#BeautyPro: Helena Vaz Pereira, a hairstylist que coloca as emoções ao serviço do cabelo
Ver artigo
Trabalha diretamente com Olivier Echaudemaison [director criativo de maquilhagem na Guerlain]? Que ensinamentos tem tido dele?

O senhor Olivier Echaudemaison é uma fonte de inspiração para mim. Ele maquilhou as mulheres mais bonitas deste planeta, criou alguns dos nossos mais bonitos produtos que têm seduzido várias gerações e que estão em todos os kits de maquilhagem das mulheres. Ele é apaixonado por Arte, Moda e Beleza e tem uma visão muito clara do que é o luxo, a Beleza e a Guerlain. Temos muita sorte de poder seguir as suas instruções e conselhos. Se eu fosse partilhar convosco as suas últimas recomendações, estas seriam: ser exigente connosco próprios e a nossa Arte por forma a revelar a beleza natural de cada uma das nossas clientes e assegurar-nos que elas experienciam um momento único e inesquecível connosco. Nós somos os artesãos da Beleza e temos de sublimar cada mulher. Finalmente, o senhor Echaudemaison quer que a maquilhagem seja sempre um momento de prazer para todas as mulheres.

O que é que o inspira no seu trabalho?

Tenho muita sorte de poder viajar e de conhecer todas as equipas Guerlain e clientes da Europa, Reino Unido, Médio Oriente, África e Ásia Central. Estes encontros são, por si só, umas fonte de inspiração. Cada país e cada cultura tem um impacto direto em todos os códigos de beleza. Uma mulher francesa não usa maquilhagem como uma mulher italiana, por exemplo. Isso é a riqueza da minh arte: respeitar todas as culturas, todos os rostos e trazer aquele toque francês e uma radiância pura que apenas a Guerlain sabe imprimir. Mas, acima de tudo eu levo o meu tempo a ouvir, observar e “descobrir” cada uma das minhas clientes a inspirar e a criar o seu próprio look de maquilhagem e a sublimar a sua beleza. Todas as mulheres são uma fonte de inspiração.

Como é um dia normal de trabalho na sua vida?

Prefiro descrever uma semana típica porque todos os dias são diferentes. Como maquilhador internacional e embaixador Guerlain, tenho diferentes tarefas durante as minhas viagens e visitas aos países da minha zona de trabalho: a Europa, o Médio Oriente e África. Envolver e motivar as minhas equipas é muito importante para mim. Eles são os nossos primeiros embaixadores estão em contacto directo com os nossos clientes. Partilhar com eles a minha experiência, o meu know-how e as nossas mensagens principais através de treino, demonstrações e continuar a fazê-los crescer em competências é uma prioridade para mim. Fico muito feliz quando a motivação deles continua sólida bastante tempo depois da minha última visita. Também adoro partilhar conhecimentos com influenciadoras que fazem um ótimo trabalho no mundo da cosmética e beleza. O nível de conhecimentos de maquilhagem e técnicas usadas pelas nossos clientes é tão profissional graças aos muitos tutoriais partilhadas nas redes sociais por influenciadoras. Isto também significa que os meus discursos e demonstrações ou master classes, são pertinentes em termos de truques e produtos usados para chegar ao encontro das necessidades e tendências atuais. A imprensa digital ou em papel e os editoriais também estão no coração das minhas missões, comunicando as novidades ou os essenciais através da criação de looks para editoriais ou entrevistas. É um prazer muito grande para mim. Finalmente também adoro as relações com as minhas clientes em encontros privados ou master-classes. É muito enriquecedor do ponto de vista humano e criativo e um exercício indispensável para o meu trabalho. Ir ao encontro das suas expectativas e encontrar soluções para cada problema dos meus clientes, é fundamental. Quando as meus clientes estão contentes e sentem-se bonitas em frente a um espelho, depois das minhas dicas de maquilhagem, então eu estou satisfeito. Isto tudo acontece numa semana normal de trabalho e em cada pais porque, normalmente, é um país diferente a cada semana. Desde o Covid-19, viajar é impossível e, por isso, eu quis manter com os meus clientes e seguidores uma conversa de beleza regular. Por isso é que crio e partilho no IGTV do meu Instagram alguns tutoriais e muitos temas de beleza simples. O digital possivelmente vai estar a liderar as minhas missões de maquilhagem internacional. Até quando, não sabemos mas gosto realmente disso, de partilhar com muitas mais mulheres, que gostam tanto beleza como eu.

Acredita que existe uma um tipo de beleza francesa? O que é que separa a noção de beleza em França, do resto do mundo?

Claro que sim, que existe um tipo de beleza francesa. A nossa educação é influenciada pela nossa história e o nosso know-how na arte e no gosto geral por Beleza. Também gostamos de simplicidade e ao mesmo tempo que gostamos dp chique. A moda francesa é incomparável. Os ícones de Beleza franceses são conhecidos em todo mundo pela sua beleza, talento e por serem únicas. Existe arte na forma de usar uns jeans azuis com um par de sapatos Louboutins ou em sublimar a tez com bronzer Terracotta ou em apenas conseguir aquele sorriso inesquecível com um baton vermelho Rouge Guerlain, mantendo isso simples... isso é a beleza francesa. O look total não é para nós, nós gostarmos de ser simples e refinados ao mesmo tempo.

Quais são os seus momentos mais memoráveis da sua carreira?

Foram encontros com grandes artistas: o talentoso coreógrafo Redha Bentifour, o maquilhador criativo Damien Dufresne, atriz Catherine Deneuve, nossa musa, a cantora extraordinária Patricia Kass e o ator Leonardo di Caprio, sempre tão gentil. Todos estes momentos e partilha com estes artistas estão para sempre na minha memória. Também tenho alguns momentos únicos inesquecíveis com as minhas clientes: lágrimas de felicidade em frente a um espelho de loja depois da minha maquilhagem; os fantásticos encontros artísticos e humanos com alguns membros da minha equipa de maquilhagem Guerlain, que me apoiam inspiram todos os dias... Todas estas viagens permitiram-me descobrir equipas tão diferentes de um país para o outro mas com a mesma paixão e coração pela nossa casa de beleza Guerlain. Faço figas que possa visitar Portugal e as suas equipas muito em breve.

Quais são os arte artistas e maquilhadores que mais admira?

O Pierre Soulages e a sua arte abstrata, o seu uso dos reflexos da cor negra que foi uma inspiração para o nosso perfume Neroli Outrenoir, um citrino floral amadeirado. O francês Serge Gainsbourg, compositor, intérprete, poeta, pianista, pintor, escritor e ator... provocativo, ele ofereceu-nos algumas das mais bonitas canções francesas e gostava de todos os perfumes Guerlain! Pat McGrath, é a minha maquilhadora favorita, ela tem um talento inato para usar cores fortes e faz experiências com materiais, desde penas a ornamentos e realmente adora sua arte.

Tem algum filme favorito que possa ter inspirado o seu trabalho?

Eu tanto gosto de êxitos de bilheteira como de filmes retros com guarda-roupa antigo e maquilhagem vintage. Adoro o “Maléfica” com a Angelina Jolie, uma mulher empenhada e embaixadora da nossa fragrancia Mon Guerlain; gosto de “Elizabeth” com a Cate Blanchett; “Black Swan” com Natalie Portman. Personagens tão fortes e mulheres usando maquilhagem e dominando o mundo!

As redes sociais influenciam o seu trabalho? Qual é a sua rede social favorita?

Sim, influenciam muito o meu trabalho e em muito aspetos. O mundo da Moda e as redes sociais oferecem diferentes influências e tendências para a maquilhagem. Como maquilhador eu adoro cada um deles da mesma maneira. O Instagram é a rede social de que eu gosto em particular. É como se fosse Netflix de graça para todos maquiadores! Todas as marcas e maquiadores estão no Instagram. O que ele também gosto nela é a acessibilidade de artistas que estão em contacto permanente com os seus seguidores. É uma grande oportunidade para construir um elo de ligação forte com a nossa comunidade. Eu partilho Stories, IGTV’s e Lives como novas ferramentas e meios de comunicação para criar visibilidade para a nossa arte e paixão. O meu Instagram é dedicado à Guerlain, para mostrar quão fácil é sublimar todas as mulheres com os melhores produtos.

Como é que encontrou seu próprio estilo, para mais trabalhando para uma marca como a Guerlain?

O meu estilo é brincar com as luzes e as sombras para sublimar a fotogenia da face. Pesquisei muito a maquilhagem antiga dos anos 20 aos oitentas. Um eyeliner, um lápis, um baton vermelho e um smoky-eye e uma sobrancelha bem desenhada podem ser o foco da minha maquilhagem mas, acima de tudo a tez tem de ser perfeita. Acho que essa é a minha assinatura: uma tez perfeita. As cores ficam ainda mais sublimadas.
Como maquilhador Internacional da Guerlain eu tenho que respeitar o ADN da marca. Tenho muita sorte porque a Guerlain é uma casa de beleza com tantos produtos que seduzem e “falam” com mulheres e confiam em mim há muitos anos. O meu valor acrescentado é criar o elo de ligação entre estes produtos e o mundo, fazer a maquilhagem para todas as mulheres com todos os estilos, fazer as mulheres felizes depois de uma sessão de maquilhagem comigo, continuar a aprender em todos os países e culturas e ser aberto ao mundo. Fazer maquilhagem todos os dias e viver da minha paixão durante anos. Único inconveniente é o número de horas de trabalho [risos]... mas não diga isso a ninguém!

O que gostava de alcançar através do seu trabalho?

Eu gostava que todas as mulheres pudessem gostar delas próprias como elas são. Todas as mulheres tem beleza: simplesmente sente-se em frente a um espelho e identifique todas as partes bonitas do seu rosto. A maquilhagem só está lá para as sublimar.

Alguém em especial que gostaria de maquilhar ou que já tenha maquilhado. Quem?

O meu sonho é fazer a maquilhagem da Angelina Jolie por todas as facetas femininas que ela representa. E também gostava de maquilhar todas as médicas, enfermeiras e trabalhadoras em hospitais que estão a lutar contra o vírus para lhes agradecer.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda