Inês Malaquias tinha 14 anos quando a avó a apresentou ao fantástico mundo da maquilhagem. E foi logo em grande, quando lhe ofereceu a icónica paleta de sombras Naked 2 da Urban Decay, para as duas se maquilharem para a noite de fim de ano. Avó essa que sabia bem o que estava a fazer, já que tinha sido proprietária de uma perfumaria. "Ensinou-me a colocar iluminador na sobrancelha e adorei. Foi aí que tudo começou", revela a makeup artist.

#BeautyPro: Antónia Rosa, a maquilhadora parisiense que viu crescer a Moda nacional
#BeautyPro: Antónia Rosa, a maquilhadora parisiense que viu crescer a Moda nacional
Ver artigo

Como a grande maioria das pessoas da sua idade, Inês aprendeu muito a ver tutoriais do tema no YouTube, praticando em si mesma, de forma a treinar as técnicas que ia aprendendi. Altura em que já pensava em ingressar na maquilhagem de corpo e alma, fazendo cursos profissionais. O primeiro foi com Inês Mocho, em 2019. "Apaixonei-me pela maquilhagem beauty e, apesar de já ter as bases todas, senti que precisava de algo mais que me fizesse arriscar para o lado artístico e editorial. Escolhi então a Antónia Rosa para fazer um curso particular, e agora sim, sou capaz de fazer looks mais fora da caixa", conta Inês Malaquias. E promete ainda não ficar por aqui, pois já está a pensar em formações na área da caracterização e efeitos especiais.

Em 2019, tem o seu primeiro trabalho profissional e não brincou em serviço. Foram seis clientes, todas no mesmo dia, sem intervalo para grandes pausas. "Fiquei exausta. Nunca tinha feito uma cliente, muito menos seis seguidas", lembra a maquilhadora. E foi assim que surgiu a conta de Instagram onde Inês Malaquias partilha os seus trabalhos de make. "Fotografei todas, com péssima qualidade, mas o suficiente para registar o momento. Nesse mesmo dia, queria partilhar o meu trabalho", conta a jovem. "Criei um novo [Instagram], e a partir daí fui publicando sempre mais e mais, e confesso que muitas dessas fotografias já estão arquivadas, mas é sempre giro recordar", remata.

"A inspiração vem de todo o lado. Normalmente, inspiro-me nas cores, texturas e nos próprios produtos. Outras vezes também vem de outros artistas, como maquilhadores ou até mesmo de outras áreas", responde quando questionada sobre a sua fonte de inspiração.

makeup artist não tem medo de arriscar em cores e combinações e lembra-nos que também nós devemos arriscar em looks diferentes. E ainda acrescenta que, em caso de correr menos bem, "é só tirar com desmaquilhante e temos novamente uma tela em branco para inventarmos uma maquilhagem nova. Todos os dias podemos fazer uma coisa diferente".

"Eu costumo dizer que a maquilhagem tem regras, mas não assim tantas!"

A maquilhadora profissional acredita que, devido à partilha de trabalhos nas redes sociais, a área terá cada vez mais visibilidade no nosso país. E quanto ao seu futuro, Inês tem planos bem definidos: "Tenho muito medo de ficar parada, gosto sempre de ter formações em mente, para evoluir enquanto profissional", revela. E acrescenta: "Gostava também de fazer a maquilhagem para um filme, mas acho que o que gosto mesmo é de Moda, porque se torna super versátil e imprevisível".

TOP3: os looks de Beleza preferidos de Inês Malaquias

TOP3: os looks de Beleza preferidos de Inês Malaquias
Inês Malaquias créditos: @inesmalaquias.makeup

"Adoro utilizar glitter na maquilhagem, e este tem uma textura bem mais diferente do que a que estou habituada a utilizar. Foi um desafio, mas adorei o resultado final, tem tudo a ver comigo. Gosto de fazer a pele bem iluminada, com sardas, batom nude, e deixar o destaque para os olhos. Este look também poderia ser uma adaptação de dia para a noite, onde seria só acrescentar glitter."

TOP3: os looks de Beleza preferidos de Inês Malaquias
Inês Malaquias créditos: @inesmalaquias.makeup

"A pele e os lábios estão bastante semelhantes à anterior, mas nesta fotografia está bastante visível a textura de uma borbulha que me tinha aparecido e estive para não publicar a fotografia. Mas é mesmo assim, a maquilhagem não esconde texturas, por isso arrisquei e publiquei na mesma, para mostrar que as minhas fotografias são reais. Para os olhos, fiz uma das minhas técnicas favoritas, sunset eyes, mais uma vez com uma junção improvável de cores, mas que deu certo!"

TOP3: os looks de Beleza preferidos de Inês Malaquias
Inês Malaquias créditos: @inesmalaquias.makeup

"Para terminar, vou escolher este look de Halloween. Está longe de estar perfeito, mas não tenho qualquer curso - ainda -  na área da caracterização. Quando estava a comprar a calota, a funcionária da loja disse que não a ia conseguir aplicar sozinha, o que é certo é que consegui, e a partir daí, em vez de ter o rosto em branco, tinha o rosto e o cabelo."

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Receba antes de toda a gente as melhores dicas de Beleza.

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.