O que é que nós queremos? Uma maquilhagem que dure a noite toda. E quando a queremos? Agora!

Sem mais demoras, todos os truques da maquilhadora Rita Fialho para que o seu look de maquilhagem aguente desde que cai a noite na cidade, até ser dia (tem mais impacto se ler com a voz da Anabela, em A cidade até ser dia).

First things first

A festa começa muito antes da festa. Isto porque todos os dias deve haver algum tipo de celebração no seu rosto. "A mais importante de todas as dicas é tratar da pele diariamente", diz a maquilhadora. Isto é: limpar, tonificar, hidratar e proteger. "Uma pele bonita e bem tratada é 50% para para obter pele flawless."

Se andamos mais cansadas, desligadas da nossa rotina de beleza (mau maria) ou simplesmente queremos aquele glow extra na pele, Rita aconselha usar uma ampola flash antes da maquilhagem. "Vai dar aquele boost de energia à pele."

Aquela base

Depois de cuidar da pele começam os preparativos a sério para a maquilhagem. Mas calma: antes de pegar na sua Beauty Blender há uma passo essencial para a maquilhadora: a pré-base. Porquê? "A pré-base prepara a pele para receber a base, torna a aplicação da base mais fácil, económica e duradoura." Ok, estamos convertidas - e agora, como escolher? "Entre as minhas favoritas estão as luminosas (sem purpurina) e com efeito blur (que disfarçam poros e pequenas imperfeições na textura da pele)."

Quanto à base, para Rita existem vários fatores a ter em conta, que certamente não serão novidade para uma seguidora fiel da Miranda. Caso seja uma novata no campo da maquilhagem, comece a busca pela base perfeita adequando-a ao seu tipo de pele. Há texturas, ingredientes e acabamentos certos para peles oleosas, secas, mistas, sensíveis e até com imperfeições. "Mais importante ainda é escolher o tom correcto: nem mais claro, nem mais escuro", diz a makeup artist. "O papel da base é uniformizar a pele."

Corretor automático

Próximo passo para uma maquilhagem à prova de fotografias a noite toda? O corrector. O conselho de Rita é que a escolha recaia sobre um meio-termo: com uma textura leve, mas também com algum poder de cobertura. "Aplique no canto interno dos olhos, na zona da olheira (evite o canto externo pois é onde se concentram as linhas de expressão) e em alguma mancha."

Soluções de Beleza para quando a pele está de ressaca
Soluções de Beleza para quando a pele está de ressaca
Ver artigo

All night long

Chegámos à fase de selar a maquilhagem. Para Rita, deve usar SEMPRE (assim, em caps) pó solto depois de aplicar a base e o corrector se quer que a sua maquilhagem dure tanto quanto possível. De seguida, spray fixador, que não só vai servir de escudo protetor aos inimigos da maquilhagem de longa duração, como "faz com que a pele deixe de ter aquele ar de 'a pele tem muito pó' e um ar mais natural".

P.S. - a máscara de pestanas deve ser à prova de água e o batom de longa duração - "mas que não deixe os lábios secos com aspecto de desidratados".

Sem surpresas desagradáveis

Estamos quase a deixá-la sair para a festa, mas antes Rita quis frisar um dos seus segredos essenciais para conseguir dar às suas clientes uma pele perfeita. E olha que esta dica não lhe vai custar nada: "Toda a maquilhagem deve ser feita com luz natural e de frente para essa mesma luz. Assim sabemos o que estamos a fazer e não temos surpresas desagradáveis assim que saímos à rua!"

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Receba antes de toda a gente as melhores dicas de Beleza.

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.