Somos seres criativos sempre com vontade de inventar qualquer coisa além do óbvio. Quem nunca deu por si a olhar para um batom e a imaginar que gostaria de ter aquele mesmo tom numa sombra de olhos? Surpresa: é possível. O universo da Beleza é feito de regras à espera de serem quebradas e apesar de, como nos diz Andy Dyo, maquilhador, tenhamos de ter cuidado para não estragar produtos que não estão feitos a pensar numa outra função que não a original, é sempre divertido brincar. Com a ajuda de Andy, fomos à procura das melhores trocas e baldrocas entre os produtos de beleza. Depois de ler este artigo nunca mais vai olhar para eles da mesma forma.

Blush líquido: "Funciona perfeitamente para bochechas porque dá um efeito natural e meio transparente mas também pode ser aplicado nos lábios para dar o tom e funciona como uma 'mancha', sem dar a cobertura", diz Andy. "Também pode ser usado nas  pálpebras  para criar uma maquilhagem monocromática."

Pó translúcido: Não serve só para cobrir o rosto e selar a maquilhagem, como "transforma batom clássico em mate, aplicando-o sobre os lábios e retirando um excesso com um lenço".

Creme de mãos: Se o seu cabelo tem tendência a frisar e o seu sérum habitual acabou (ou não tem nenhum consigo) use creme de mãos. Aplique-o como faria com o seu produto habitual (em quantidades moderadas, claro).

Óleo de coco: O óleo de coco tornou-se um essencial na cozinha, mas há quem o use como desmaquilhante. Coloque um pouco num disco de algodão e passe pelo rosto.

Batom hidratante: Esta é bastante simples mas que nunca nos tinha passado pela cabeça: sabia que pode usar o seu batom como hidratante de cutículas?

Laca: A melhor amiga dos penteados duradouros "pode ser usada para fixar sobrancelhas, com ajuda de pincel obviamente", diz Andy.

Condicionador: Não tem creme de barbear? No problema. O condicionador é perfeito para tomar o seu lugar.

Desodorizante: Há quem dê uma outra utilização a este produto além das axilas. Para quem  tem de lidar com o problema de as coxas roçarem uma na outra enquanto andam, causando muitas vezes uma 'assadura', passar o desodorizante neste zona é muito recomendado.

10 beauty hacks que vão mudar a sua vida
10 beauty hacks que vão mudar a sua vida
Ver artigo

Corretor de olheiras: Palavra de maquilhador: "a maioria dos corretores misturados com creme hidratante funciona como base".

Iluminador líquido: Há quem jure que se o misturar com o creme de corpo dará à pele um brilho intenso (adeus, maquilhagem corporal KKW).

Iluminador em pó: "Além de utilizar nos maçãs do rosto, uso bastante nos olhos para iluminá-los (no canto interno) e em cima de batom mate líquido para transformá-lo em metálico ou abrir o tom e dar brilho (isto também funciona com as sombras brilhantes)", revela Andy.

Máscara de pestanas: Ok, esta é fácil, a máscara de pestanas serve para... as pestanas. Mas não só. Com um pincel, consegue retirar algum do produto da escova da máscara e utiliza-lo como um eyeliner na sua linha das pestanas. #Groundbreaking.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Receba antes de toda a gente as melhores dicas de Beleza.

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.