A Ayurveda acredita que o teu Eu escolheu o teu corpo para cumprir o teu propósito de vida. É, portanto, deveras importante que honres a tua vida como uma dádiva do Universo, manifestando de forma constante AMOR por todos os aspetos de ti mesma.

O conceito de AMOR-PRÓPRIO pode ser diferente para cada pessoa, mas a âncora é sempre a mesma: aceitação. Para que possas cumprir o teu propósito (o teu Dharma), é necessário que te aceites profundamente. As tuas melhores qualidades (como generosidade, bondade, etc,) e os teus defeitos (inveja, raiva), ou outros aspetos da tua natureza que gostavas de mudar. Aceitar as tuas qualidades e defeitos ajuda a colocar a tua mente, corpo e alma, em equilíbrio. De acordo com a Ayurveda, estamos num Estado Saudável quando existe equilíbrio a nível mental, emocional e físico. Quando existe acumulação de “ama” (conceito da Ayurveda para referir toxicidade), a mente cai na armadilha da auto-sabotagem.

#AlmaYogi: porque é que Yoga e Ayurveda são consideradas filosofias irmãs? 
#AlmaYogi: porque é que Yoga e Ayurveda são consideradas filosofias irmãs? 
Ver artigo

Como cultivar Amor-Próprio

Atualmente, as nossas vidas são repletas de ecrãs que competem pela nossa atenção e energia. A arte de “SER” é constantemente esquecida e a consciência do momento presente raramente acessível. Este desalinhamento com o presente, a constante preocupação com o futuro e o ressentimento com o passado, esgotam a nossa vitalidade. A Ayurveda ensina-nos a nutrir o nosso corpo para nutrir a nossa mente e, em contrapartida, elevar o nosso nível de consciência. As práticas de cuidado pessoal deste estilo de vida focam-se em restabelecer o equilíbrio entre os Doshas (Data, Pitta, Kapha) e os cinco elementos que governam o nosso corpo (água, ar, ether, fogo, terra).

Algumas das mais conhecidas práticas são:

Snehana

“Sneha” significa “love” e também significa “óleo” em Sânscrito. Snehana é um tratamento que consiste na aplicação de óleo, interna e externamente. Óleos de ervas saturam o corpo e libertam o ama que se acumula nos tecidos corporais.

Abhyanga

Um dos cuidados ayurvédicos mais essenciais, que consiste numa massagem de óleos em todo o corpo. Massajar o corpo com óleos, como uma rotina diária, é um verdadeiro ato de amor-próprio. Assegura-te que escolhes o óleo mais apropriado ao teu dosha. A massagem Abhyanga ajuda não apenas a libertar o ama, mas também a transmitir amor aos teus órgãos internos.

Panchakarma

Panchakarma significa “cinco terapias”. É a terapia de rejuvenescimento mais eficaz no alívio de stress e combate as deficiências corporais. Ajuda a repor os nutrientes que são essenciais a uma boa saúde, ao mesmo tempo que ajuda o corpo a eliminar as toxinas que causam doenças.

#AlmaYogi: 5 minutos diários de gratidão  
#AlmaYogi: 5 minutos diários de gratidão  
Ver artigo

À parte estas práticas, pequenos rituais podem fazer a diferença. Começa o dia com uma prática suave de yoga (bastam alguns minutos). Não te ligues ao telemóvel assim que acordas. Evita produtos e pessoas que consomem a tua energia. Pratica meditação e respirações conscientes. Ao fim de algum tempo, estas pequenas escolhas tornam-se hábitos de amor-próprio que nutrem o teu corpo, mente e alma.

Entre os muitos benefícios de cultivar o amor-próprio, podemos falar de maior resiliência, escolhas mais conscientes e mais saudáveis, maior auto-estima, sentimento de abundância em vez de escassez, maior generosidade e bondade

Sara Sá estudou Comunicação Social, mas especializou-se em Relações Públicas e trabalhou 15 anos como tal. A paixão pelo Yoga levou a melhor e, deixando o emprego e vendendo tudo o que tinha, abriu no Porto o MANNA, um espaço onde partilha, com quem por lá passa, a sua filosofia de vida.