Começar o dia colocando as nossas intenções “em agenda”, antes de fazer o que quer que seja, é como configurar o nosso GPS interno. Prepara-nos para navegar no nosso dia e na nossa vida, com mais leveza e mais facilidade, independentemente de situações inesperadas que possam surgir.

Recentemente li um artigo sobre este tema, que partilhava algumas dicas para podermos implementar diariamente este exercício de gratidão. Eis algumas dessas dicas, que nos mostram como facilmente podemos sentir-nos mais enraizados, focados e gratos em apenas cinco minutos, mesmo antes de nos levantarmos da cama de manhã:

  1. SENTE GRATIDÃO

Vista a gratidão como um manto e ela alimentará todas as áreas da sua vida” - Rumi

Ativa o sentimento da gratidão na postura de Vajrasana (Thunderbolt). Leva as duas mãos unidas em posição de oração (Anjali mudra) sobre o coração, e ajoelha-te sobre os calcanhares, mantendo a coluna reta. Faz cinco respirações Ujjayi (inspirando e expirando pelo nariz, e na expiração contraindo a parte de trás da garganta para produzir um som semelhante ao das ondas do mar), e com elas sente a gratidão percorrer todo o teu corpo. Esta prática é transformadora, fazendo-te sorrir com todo o teu corpo.

  1. ESCREVE GRATIDÃO

Reconhecer o bom que já existe na tua vida é a base para toda a abundância” - Eckhart Tolle

Escolhe um caderno especialmente para esta prática e, todos os dias, escreve:

  • 3 coisas pelas quais és grata
  • 3 coisas pelas quais és grata no teu corpo
  • 3 coisas pelas quais és grata nos outros
  1. PARTILHA GRATIDÃO

Expressando a nossa gratidão, lembremo-nos sempre que o maior apreço não está em proferir palavras, mas em viver por elas” - John F. Kennedy

Transporta contigo Gratidão ao longo de todo o dia, com as mais simples ações…

Pratica atos diários de bondade. Dar aos outros sem expectativa de receber é uma das maiores formas de gratidão. Diz a alguém que a/o amas e o quanto és grata por o teres na tua vida. Ajuda um vizinho a levar as compras. Agradece a um colega ou cliente pelo excelente trabalho que fizeram. O que quer que faças, fá-lo de um lugar de gratidão. E vais ver a força da energia positiva que geras com estes atos de bondade.

#AlmaYogi: 7 dicas para atenuar o stress e a ansiedade
#AlmaYogi: 7 dicas para atenuar o stress e a ansiedade
Ver artigo

Pára de reclamar e começa a elogiar. Deixa as reclamações e fofoquices de lado, não te acrescentam nada. Agradece a ti mesma pelas tuas inúmeras bênçãos, talentos e forças. E quando cometes algum erro, transforma-o numa oportunidade de crescimento. Elogia alguém que gostas, escreve ou diz bem a um amigo ou amiga, como forma de demonstrar o quanto o valorizas. E tem em atenção a tua linguagem e forma de comunicar, faz o teu melhor para evitar auto-conversa negativa, e confere maior positivismo a cada conversa.

O que quer que tenhas na tua agenda diária, mergulha-o neste sentimento de sentir-te grata acima de tudo, e nada mais terás senão que sorrir. Com esta simples técnica matinal, vais ver que te vais sentir mais leve e luminosa, e tão incrivelmente grata só pelo facto de viver.

Com os primeiros pensamentos do dia focados no bom e no positivo, na gratidão e na bondade, o sentimento é de que não necessitas de mais nada, que estás completa. Tudo isto com cinco minutos mágicos!

Experimenta durante uma semana e vê como te sentes! :)

Sara Sá estudou Comunicação Social, mas especializou-se em Relações Públicas e trabalhou 15 anos como tal. A paixão pelo Yoga levou a melhor e, deixando o emprego e vendendo tudo o que tinha, abriu no Porto o MANNA, um espaço onde partilha, com quem por lá passa, a sua filosofia de vida.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.