Gratidão é a chave para cultivar uma mentalidade de evolução e crescimento. Funciona como um guia interior que nos ajuda a quebrar barreiras internas, a ver a vida com mais otimismo, a nutrir mais carinho e amor por nós mesmas, e a enfrentar os desafios com uma atitude mais leve e mais positiva.

Além disso, a gratidão tem um poder de cura surpreendente. Desperta a nossa criatividade, traz perspectivas mais positivas, transforma o nosso humor, a nossa saúde e o nosso bem-estar. Gratidão é uma forma de estar na vida.

Quando incorporamos a gratidão na nossa vida, sentimos uma transformação profunda. Encontramos mais significado, conectamo-nos mais profundamente com os outros e voltamo-nos para a autenticidade e a energia positiva, assim como os girassóis se voltam para o Sol

Como Abraçar a Gratidão? 

Para canalizar a energia da gratidão, foca-te nas coisas boas da tua vida e rodeia-te de coisas e pessoas que te trazem paz e alegria. Caminha, reflete e conversa sobre gratidão. Cria rotinas e rituais centrados na gratidão, para viveres plenamente essa energia positiva, tais como:

  • Desfruta das Coisas Simples

Atos tão simples como o de focar nas coisas boas ao teu redor, e manter um diário de gratidão, podem ser suficientes para cultivar esta energia de gratidão. Sê consciente e presente. Vive o mundo com os teus sentidos mais despertos. Diz mais vezes “obrigada”. Aprecia o simples presente de estar viva.

#AlmaYogi: o que é a consciência do momento presente? 
#AlmaYogi: o que é a consciência do momento presente? 
Ver artigo
  • Cuida do Teu Bem-Estar

Pratica o amor próprio, descansando mais, dormindo bem, dedicando-te mais ao teu hobby favorito, comendo melhor, estando mais com as tuas amigas. Enche-te de afirmações positivas, especialmente em momentos mais difíceis. As afirmações podem remodelar as tuas crenças, afastar pensamentos negativos e ajudar-te a focar nas oportunidades em vez de nas limitações.

  • Presta Atenção ao Teu Diálogo Interno

Fica mais atenta às tuas próprias expressões e linguagem. Normalmente, as nossas palavras refletem as nossas emoções internas. Gestos como acenar com a cabeça, sorrir ou estabelecer contacto visual, podem intensificar os nossos sentimentos de gratidão. A pesquisa de Paul Ekman revela que expressões faciais voluntárias podem influenciar as nossas emoções — quando exprimimos a gratidão fisicamente, também a sentimos de uma forma mais intensa.

  • Leva a Gratidão para o Trabalho

Uma atitude positiva no trabalho pode inspirar, a ti e aos colegas de trabalho. Pode ajudar a aumentar a produtividade e a melhorar os relacionamentos profissionais.

  • Pratica Atos de Bondade Aleatórios 

Mantém em mente incluir mais gestos de bondade nos teus dias. Pode ser tão simples como abrir a porta a alguém carregado de sacos de compras, oferecer um elogio sincero a alguém que admiras. São pequenos gestos que não só melhoram os dias das outras pessoas, como também preenchem o nosso estado de espírito.

  • Cria o Teu “Cantinho da Gratidão” 

Dedica um espaço específico em tua casa e decora-o com elementos que te enchem de alegria: podem ser fotografias, lembranças de viagens, objetos decorativos especiais, livros ou outros objetos significativos. Usa esse espaço para te centrares em ti: reflete e medita sobre as coisas pelas quais és grata.

  • Explora Práticas Mais Espirituais

Integrar práticas mais espirituais, como meditar ou rezar (não necessariamente as orações cristãs 😊), podem definitivamente mudar a tua mentalidade e abrir portas a uma vida mais plena, mais leve e mais alegre. É uma energia que te pode ajudar a viver com propósito, a manter-te positiva e a partilhar bondade.

Ao aplicar rotinas de gratidão na tua vida, estarás a transformar a tua própria existência, e vais irradiar mais positivismo e mais alegria para todos os que estão em teu redor.

Que possamos, diariamente, encontrar mais motivos para agradecer e, desta forma, cultivar um mundo mais amoroso e compassivo. Afinal, a gratidão não é apenas um sentimento. Gratidão é uma forma de viver e abraçar a vida em toda a sua plenitude e potencial.

Sara Sá estudou Comunicação Social, mas especializou-se em Relações Públicas e trabalhou 15 anos como tal. A paixão pelo Yoga levou a melhor e, deixando o emprego e vendendo tudo o que tinha, abriu no Porto o MANNA, um espaço onde partilha, com quem por lá passa, a sua filosofia de vida.