Alguns dos projectos de arquitectura e arquitectura de interiores mais assinaláveis, do Japão aos EUA, reunidos aqui, como prova do que mais extraordinário, sensível e emocional é desenhado por este mundo fora. Do Japão, conhecido pela sua estética depurada, e especialmente rico em salões de cabeleireiro, à perfumaria de cosméticos naturais em Paris, ou o salão pop de manicure em Los Angeles, um apanhado para deleitar olhos e despertar curiosidades.

Arkhe - Cabeleireiro

Localização: Chiba, Japão / Fotografia: nacasa & partners / Arquitectos: Moriyuji Ochiai Architects

Beleza e arquitectura: as lojas mais bonitas à volta do mundo

Arkhe refere-se à antiga crença de que a água é a fonte de toda a criação e todo o projecto foi gizado em torno do tema da água. Recebeu 11 prémios, entre eles um iF Communication Design Award, e foi desenhado pelo colectivo Mortiyuki Ochiai.
"Projectámos este espaço de beleza com base no charme de suas matérias-primas, com o recurso ao alumínio, realçando a beleza do material, materializando um espaço cheio de luz transitória e em constante mudança, como o reflexo da luz no superfície da água", dizem os arquitectos. A folha de alumínio reciclável foi usada para expressar o fluxo de água no cabelo, reflectindo a luz suave, e preenchendo o espaço com curvas sensuais.

Beleza e arquitectura: as lojas mais bonitas à volta do mundo

As paredes estão pintadas num tom de prata que imita o reflexo cintilante da luz na superfície da água. O brilho do alumínio muda livremente, imprimindo uma função e atmosfera adequada a cada área: um espaço fluido e com tecto alto para a área de corte de cabelo; um espaço mais austero e com desníveis em altura para a área do corredor central e outro espaço com um tecto baixo para a zona de espera. Tal permite perceber as mudanças na luz ao longo do dia (do branco brilhante, durante o dia, aos tons azuis e roxos, mais emocionais, à noite), de acordo com a localização do observador e a passagem do tempo, bem como experimentar um espaço com atmosferas diversas.

Hues Hair - Cabeleireiro

Localização: Melbourne, Austrália / Projecto de interiores: Adriana Hanna

Beleza e arquitectura: as lojas mais bonitas à volta do mundo

Hues é um projecto da arquitecta australiana Adriana Hanna, inaugurado em 2016, e reflecte a sua interpretação não convencional de um salão de cabeleireiro, com base na paleta cromática e no mobiliário escultórico escolhidos. Dirigido por Jamie Hughes, os produtos são maioritariamente da marca O&M, conhecida por incluir o mínimo de agentes químicos nas suas composições.

Beleza e arquitectura: as lojas mais bonitas à volta do mundo

Para se destacar da concorrência, Hanna procurou peças de designers e artistas como Jeppe Hein, Ettore Sottsass e Emily Floyd. "O salão está situado numa área muito saturada de cabeleireiros e como tal o design obedece à preocupação em criar um espaço memorável", disse. "A intenção em torno do planeamento e organização dos espaços foi divergir da tipologia previsível de salão de cabeleireiro, que normalmente organiza os clientes em fila diante de uma parede."
A cor desempenha um papel fundamental na definição de zonas dentro do espaço. Os topos das paredes foram pintados num tom rosa poudré e o chão e as paredes são coloridos num verde intenso, arrojado.
Para manter o mais alto nível de privacidade, as áreas de lavagem de cabelo estão escondidas em nichos discretos, e a área de corte principal é dividida em duas através de um par de estruturas geométricas. Peças de mobiliário como as cadeiras Eumenes de Paola Navone pretendem contrastar com o ambiente austero.

Harmay - Cosmética

Localização: Xangai, China / Fotografia: Jerry Yin / Arquitectura: AIM Architecture

Beleza e arquitectura: as lojas mais bonitas à volta do mundo

O atelier AIM viu aqui uma oportunidade única para trazer uma marca virtual para o mundo real com o design desta loja, com paredes de tijolo e revestimentos em cimento bruto, num estilo marcadamente industrial.
Com mais de 1 milhão de utilizadores on-line, a marca Harmay pretende cultivar experiências on-line e off-line e esta primeira loja é uma espécie de "antídoto" para as visitas virtuais. Localizada em Anfu Lu, a loja é um espaço bonito, e visceral, e quer ser a experiência da compra para lá do ecrã do computador, como um debate em torno das compras online versus as compras físicas, considerando que as transacções no mercado de compras on-line na China totalizaram cerca de 4,7 trilhões de yuans só em 2016.

Arquitectura e Beleza: as lojas mais bonitas à volta do mundo

Inspirar alguém a deixar o conforto de sofá para comprar algo on-line e sair à rua está na base deste projecto. O piso térreo exibe as ilhas de produtos destinados à compra, reflectindo um estilo de linha de produção do balcão de vendas que direcciona os clientes para a caixa antes de conduzi-los para cima, através da escada de aço em espiral. No primeiro andar, os compradores on-line recém-convertidos sentem-se de regress ao conforto da sua casa e encontram uma zona lounge, com tapetes feitos à mão e móveis todos diferentes, seleccionados para esta área, destinada a eventos e lançamentos de novos produtos.

Heliocosm - Cosmética

Localização: Paris / Fotografia: David Foessel / Arquitectura: Freaks Architecture

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O estúdio francês Freaks Architecture  projectou um túnel de madeira rectangular dentro desta loja de cosméticos de Paris. A Heliocosm exibe paredes de turquesa brilhante e uma mesa onde os clientes podem misturar os seus próprios cosméticos naturais. A abertura talhada na caixa de madeira dirige os clientes para a mesa recuperada, de segunda mão, e prateleiras integradas exibem os produtos. Este túnel conduz a uma área de workshop e a um espaço lounge, onde uma fotografia na parede cria a ilusão de uma janela voltada para as montanhas cobertas de neve.

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Color Camp - Salão de manicure

Localização: Los Angeles, EUA / Fotografia: Jennifer Chong | JChong Studio/ Arquitectura: J. Byron-H

Arquitectura e beleza: as lojas mais bonitas à volta do mundo

A equipa do atelier de arquitectura J Byron-H estabeleceu uma parceria com o estúdio de branding Weekday Studio para criar o conceito de design de interiores da Color Camp, um salão de manicure em Los Angeles, localizado no Beverly Boulevard. "Queríamos evocar a sensação de descoberta lúdica e evitar o ambiente previsível e desordenado, frequentemente associado aos salões de manicure de hoje em dia", escrevem na sua página.
Assim, gizaram um espaço branco, luminoso, animado por formas arrojadas - círculos, semicírculos, formas côncavas e convexas que tocam as mesas, prateleiras, portas e produtos. Uma parede com um mural e os bancos azuis personalizados imprimem pinceladas de cor, em modo pop. Os materiais industriais, como o cimento e o aço, são revestidos por uma nuance de rosas, laranjas e azuis vibrantes.

Beleza e arquitectura: as lojas mais bonitas à volta do mundo

"Um dos desafios deste projecto foi tornar o espaço interior existente, extremamente estreito, aberto e convidativo, sem perder a funcionalidade de um salão de beleza. O principal elemento organizacional do espaço é o balcão de manicure: uma mesa longa, onde os clientes e técnicos podem escolher ficar sentados ou em pé. Acima da balcão, a prateleira de suspensão é uma estrutura de utilidade multi-usos que funciona como espaço de arrumação, com iluminação e sistema de áudio. O topo da estrutura é acentuado com uma exuberante variedade de plantas tropicais. Do outro lado do corredor, há uma série de mesas de aço inoxidável, que parecem dobrar como papel e pairar acima do solo. Os bancos e cadeiras do bar foram personalizados para o espaço em colaboração com o designer local Chris Conde.

 Maison Lexia - Cosmética

Localização: Osaka, Japão / Fotografia: Yasuhiro Takagi, Yosuke Hishikawa / Arquitectura: Torafu Architects

Arquitectura e beleza: as lojas mais bonitas à volta do mundo

O atelier Torafu Architects projectou o interior da Maison Lexia, uma marca de beleza japonesa conhecida pelos seus processos de produção internos. Situada atrás de um prédio de escritórios, a loja apresenta paredes em arco e passagens que alteram os tons pastel, que definem os diferentes espaços.
"Este projecto tem em conta os produtos da marca, feitos internamente, desde o fornecimento de matérias-primas e extracção de essências ao fabrico e mistura de fragrâncias. Além dos balcões dos produtos, toda a panóplia de ingredientes ​​estava confinada a um espaço compacto que foi duplicada com um balcão de aconselhamento e uma zona de tratamento dentro de uma área de aproximadamente 20m². Agora, os extractos vegetais utilizados como matéria-prima ganharam toda a visibilidade, bem como o logótipo da empresa, no topo da parede do fundo, e por cima dos expositores, a fim de promover a consciencialização do conceito da marca", escrevem os arquitectos.

Beleza e arquitectura: as lojas mais bonitas à volta do mundo

Também o jogo de sombras das luminárias originais ilustram obras de arte representando plantas, feitas pelo visual artist da marca, Nobuto Fukutsu, e actuam como um símbolo de distinção no espaço, localizado num department store onde as áreas não podem ser delimitadas por paredes. O resultado é uma loja compacta, porém meticulosamente pensada, onde o papel de cada componente é visível e elucidativo.