Por muito que me assuste assumi-lo, acho que a ansiedade é a doença da minha geração. Já assumi, nas minhas mais variadas plataformas, que padeço desse mal e que, infelizmente, sei o que é ter de lidar com ela no meu dia-a-dia.

Mas a verdade é que, com o passar do tempo, aprendi que algumas rotinas e alguns pormenores que acrescentei nos meus dias podem influenciar como me sinto, tanto de forma positiva como negativa. E percebi que, de alguma forma, a Beleza pode ter algum poder relaxante — e não me refiro apenas às idas ao spa.

Há uns artigos atrás (aqui) contei-vos como a minha rotina de beleza antes de deitar mudou — acrescentei novos produtos, mudei a forma de os aplicar e criei uma nova linha de hábitos. Passei a rotina da casa de banho para o quarto (apenas o que se segue à limpeza de pele, claro!) e habituei-me a ter uns minutos extra só para mim antes de adormecer.

Parecendo que não, estes 10 ou 15 minutos só para mim são o suficiente para desligar as ideias e adormecer muito mais relaxada. E parecendo que não, é uma rotina que me leva algum tempo, mas que até é relativamente simples: óleo seco, sérum, creme de olhos, hidratante de rosto e hidratante de lábios.

Tudo isto acompanhado de uma chávena de chá (só porque a palavra caneca não é bonita, mas vamos assumir aqui entre nós que não é uma chávena — é um pouquinho mais, ok?) e do meu livro. Nos últimos tempos redescobri o meu amor pela leitura e, enquanto tudo fica a trabalhar no meu rosto, a ser absorvido pelos meus poros e a fazer a sua magia, adianto mais umas páginas dos meus livros antes de colocar a cara na almofada.

O que é que isto faz em mim? Permite-me desligar mais cedo, deixar o telemóvel de lado e acalmar a mente. Todo o scroll pelas redes sociais, o constante atualizar do e-mail, as notificações a cair... Permite-me evitar a ansiedade de enfrentar o dia de amanhã sem conseguir sequer desligar-me do hoje. E, além de tudo isso, permite-me ter uma rotina que garante que, de manhã, a minha pele vai estar incrível e fresca!

Sei que não é o milagre e que o cuidar da minha ansiedade não pode ser reduzido a estes pequenos momentos. Mas se juntar todos os pequenos momentos do meu dia a dia, adormecer de cabeça relaxada é uma realidade bem mais próxima do que imaginaria.

Mafalda Beirão é a autora inspirada das histórias do blogue Malmequer, como ela refere, "a extensão de tudo aquilo que eu sou e que eu mais gosto". Formada em Psicologia, encontrou na comunicação o seu drive.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.