Muitos daqueles que praticam exercício físico têm como objectivo perder gordura abdominal e conseguir obter uns abdominais marcados. Há a boa notícia: todos temos abdominais; e há a má notícia (ou a menos boa): não é aquele exercício mágico, ou aquele suplemento desconhecido, que vos irão proporcionar o tão desejado six-pack. 

Então como chegamos lá, perguntam-me vocês! Através de hábitos de vida saudáveis, muito esforço e dedicação, respondo :)

Um facto que não devem esquecer é que os abdominais constroem-se com o treino e revelam-se na cozinha. Mas não desesperam, deixem-me explicar-vos melhor e permitam-me deixar-vos três conselhos fundamentais, no meio de numerosas dicas e pormenores que poderia enunciar hoje neste artigo. Estes, para já, são mesmo os mais importantes.

Primeira dica - O treino abdominal não deve consistir em centenas de exercícios e séries intermináveis, mas sim na aplicação de métodos que possibilitem a redução do percentual de massa gorda, estratégias essas já abordadas aqui anteriormente . Depois disso, podemos e devemos adicionar algum treino com foco no abdominal mas sempre como complemento, e com uma frequência semanal de 2-3 vezes por semana.

Segunda dica - A vossa rotina alimentar. Para começarem a ver aqueles abdominais tão desejados é importante reduzirem o percentual de massa gorda o suficiente. Para que isso aconteça é necessário promover um défice energético entre a energia consumida e a energia gasta, e a questão não passa por conseguir cumprir esta regra de ouro, mas sim cumpri-la por tempo suficiente até ver resultados.

Por último mas não menos importante, devemos incluir a necessidade de descansar e dormir com qualidade. A falta de sono tem um impacto hormonal negativo, que dificulta a diminuição do percentual de massa gorda.

#BoaForma: o exercício físico é uma das melhores armas para combater a obesidade
#BoaForma: o exercício físico é uma das melhores armas para combater a obesidade
Ver artigo

Analisando os conselhos acabados de apresentar, deixem-me dar-vos uma sugestão: os abdominais marcados não devem ser uma obsessão. O caminho passa por um estilo de vida saudável, acrescentando a tal pitada de esforço e dedicação mencionada no início deste artigo de opinião, e quando menos esperarem irão ver no espelho o tão desejado six-pack.

Ricardo Gomes, 31 anos, é Personal Trainer, Formador na Área de Exercício e Saúde e CEO da CHASE Training Academy.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.