A cada dia que passa são cada vez mais os portugueses que se lançam no mundo da corrida, mas antes de percebermos os benefícios e cuidados a adoptar perante esta prática de exercício físico, gostava de reflectir sobre os motivos que a colocaram - é um facto - na moda.

Dizer que as corridas estão na moda pode até ser um contra-senso, isto se pensarmos nas conclusões de alguns estudos que referem o facto de os portugueses estarem entre os que menos se mexem na União Europeia, e em que a tendência é a que, cada ano que passa, os números do sedentarismo são cada vez mais assustadores.

A falta de tempo, a desmotivação e os factores sócio-económicos são algumas das razões apontadas pela menor adesão à prática de exercício físico por parte dos portugueses. E é aqui que, na minha opinião na qualidade de técnico especialista de Exercício Físico, surge a oportunidade para a corrida.

#BoaForma: quero perder peso, escolho treino aeróbio ou intervalado?
#BoaForma: quero perder peso, escolho treino aeróbio ou intervalado?
Ver artigo

Apesar da taxa de sedentarismo evidente na nossa sociedade ser cada vez maior, acredito que há também cada vez mais uma sensibilização e um conhecimento por parte dos portugueses sobre a importância e os benefícios da prática do exercício físico regular. E correr passa por ser, muitas vezes, a solução.

Correr: fácil, barato, libertador

Acessível a todas as pessoas, numa primeira análise, simples e descomplicado, agradável pelo facto de o poder realizar ao ar livre, no campo, na praia, no parque... o que torna aquele momento mais prazeroso - que é algo fundamental para muitos de nós -, muitas vezes quaisquer 30 minutos são suficientes. Além disso, a corrida é uma actividade acessível no que toca à nossa carteira.

Logo, diria que adoptar esta prática de exercício físico e fazer dela uma rotina semanal pode ser uma opção para quem deseja levar uma vida mais activa e saudável. Mas, devemos estar conscientes das suas limitações de forma a gerir bem as expectativas e de forma a adoptar alguns hábitos que nos ajudem a contornar, diria, alguns dissabores.

Preparado?

Antes de começar a correr asfalto fora é importante realizar uma avaliação física com um técnico especialista em Exercício Físico de forma a perceber se está efectivamente preparado para tal. Perceber se possui algum desequilíbrio muscular, alguma alteração estrutural, algum handicap que possa ser prejudicial ou, simplesmente, se tem peso a mais constam da lista dos 'a saber' antes de iniciar as suas corridas e importantes factores a ter em consideração.

Com estas informações, o técnico poderá aconselhá-lo adoptar algumas estratégias preventivas e fará uma prescrição mais adequada do volume, da intensidade e da regularidade com que irá correr.

Depois, é fundamental a escolha de um bom calçado, e de um piso o mais macio se possível. Estes dois pormenores irão diminuir o impacto ao nível das suas articulações e, mais uma vez, reduzir o risco de uma possível lesão, principalmente ao nível dos joelhos ou da zona lombar.

Ultrapassada esta fase inicial pode, à partida, fazer-se à estrada ou, se possível, ao parque ou ao campo, preferencialmente.

#BoaForma: os 5 maiores mitos do fitness
#BoaForma: os 5 maiores mitos do fitness
Ver artigo

Correr de forma regular terá, como qualquer prática de exercício físico, os seus benefícios para a saúde, e até ajuda no controle do peso corporal e na diminuição da gordura corporal, isto, claro, se for acompanhada de uma rotina alimentar saudável e adequada aos seus objectivos.

Optar unicamente por realizar este tipo de exercício físico terá as suas limitações se quiser optimizar e potenciar os indicadores de saúde, melhorar a performance duma forma mais vasta e transversal, ou simplesmente eliminar aqueles quilos a mais, no entanto, se estiver apto e bem orientado, é certamente uma boa opção e terá sem dúvida resultados.

Ricardo Gomes, 31 anos, é Personal Trainer, Formador na Área de Exercício e Saúde e CEO da CHASE Training Academy.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda