A procura por um Personal Trainer (PT) tem crescido muito nos últimos anos. Se me perguntassem quais os principais motivos, diria que, no início, era pelo status que isso representava, no entanto esta é uma profissão que foi conquistando o seu espaço na área do exercício e da saúde, e neste momento um PT é mais do que alguém que nos grita aos ouvidos enquanto fazemos exercícios atrás de exercícios até estarmos a suar em bica. Um PT é um profissional com formação superior e especializada na área, com a capacidade de planear e estruturar a melhor estratégia para conseguirmos alcançar os nossos objectivos, tudo isto sem negligenciar as nossas necessidades e eventuais limitações.
Apesar desta mudança de paradigma, a profissão de PT ainda não é valorizada da forma como julgo que deveria ser. Para muitos, o PT continua a ser uma figura meramente motivadora, continua a ser alguém que está ali somente para dar apoio moral ou para explicar como funcionam as máquinas do ginásio.

Conhecer os benefícios

Sao várias a vantagens e benefícios que podemos ter quando contratamos um profissional especializado em exercício físico e, na minha opinião, são três os aspectos fundamentais que deverão ser tidos em linha de conta na hora de tomar esta decisão:

  • Estabelece uma periodicidade e um planeamento adequado aos nossos objectivos e às nossas necessidades / limitações. Prescrever um plano de treino para realizar numa sala de exercício é diferente de estabelecer uma periodicidade e um planeamento progressivo, que culmina com o alcançar dos objectivos. Acreditem, criar uma estratégia adequada às vossas metas, às vossas necessidades, limitações e motivações representa mais do que uma simples prescrição de 'meia dúzia' de exercícios que irão replicar com alguma regularidade (ou não) nas máquinas de musculação. Não significa que o exercício físico que é desenvolvido no ginásio não venha a reflectir resultados no futuro, mas é como querer realizar uma viagem até ao outro lado do Oceano Atlântico e em vez de escolher ir de avião, optar por viajar de barco a remos.
  • Proporciona segurança com a prática de exercício físico. Praticar exercício físico acompanhado por um profissional aumenta a segurança e a eficácia do mesmo. Por mais motivadas que algumas pessoas sejam, nem sempre têm consciência e percepção corporal para executar os movimentos de forma correcta, aumentando o risco de lesão.
  • Ajuda a manter a motivação no seu expoente máximo e afasta a preguiça. Motivar é uma das funções do PT, inclusive este é um dos motivos pelo qual muitas vezes as pessoas recorrem a estes profissionais. O compromisso que se estabelece entre o aluno e o treinador faz com que a frequência ao treino seja uma premissa.

Esta regularidade é, sem dúvida, muitas das vezes o aspecto transformador, isto porque nunca veremos resultados se não existir uma consistência na nossa rotina de treinos, seja com o acompanhamento dum PT, seja a treinarmos sozinho (a). Se no seguimento deste artigo de opinião ficou interessado em começar a ser acompanhado por um profissional de Exercício e Saúde, mas no entanto não sabe por onde começar, deixe-me dar-lhe algumas dicas: Primeiro, procure um profissional apaixonado pelo que faz! Este pré-requisito irá ser a base para as dicas enunciadas a seguir. Segundo pré-requisito é a existência de formação académica e especializada, é mesmo fundamental que estes profissionais dominarem conceitos como a Anatomia, Fisiologia, Planeamento e Biomecânica e tal só se consegue estudando. Terceiro, mas não menos importante, procure alguém que além da teoria domine a prática, e para isso é fundamental que qualquer profissional de Exercício e Saúde treine regularmente - obviamente, convém, além de tudo, que exista empatia entre aluno e treinador, caso contrário insucesso garantido.

#BoaForma: como fintar a preguiça para ir ao ginásio ou sair de casa para uma corridinha
#BoaForma: como fintar a preguiça para ir ao ginásio ou sair de casa para uma corridinha
Ver artigo

Mas independentemente de continuar a treinarem sozinhos ou virem a treinar em breve com um PT, é importante perceber que os profissionais deste sector de actividade são indivíduos que estudaram, e muitos continuam a estudar, com a finalidade de potenciarem eficazmente e com segurança a Saúde, a Performance e a Beleza do nosso corpo através do exercício físico.

Ricardo Gomes, 31 anos, é Personal Trainer, Formador na Área de Exercício e Saúde e CEO da CHASE Training Academy.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.