Já sabemos que nesta época ultrapassamos os nossos limites alimentares, por isso é comum ver a balança oscilar e mostrar uns quilinhos extra. Mas será possivel "sobreviver" ao Natal sem que isto aconteça? A resposta é afirmativa. E eu vou ajudar-vos com quatro dicas para controlar essas tentações.
- DURMA BEM
Sabia que não dormir influencia os padrões de fome? Quando os ciclos do sono estão descompensados, temos tendência a recorrer a alimentos mais calóricos e açucarados. Privilegie o seu descanso.
- HIDRATE-SE
A fome pode ser confundida com a sede, bastando uma quebra de 2% na hidratação para que o metabolismo fique mais lento, associado a maior irritabilidade, menor concentração e diminuição de energia. Beba água ou infusões sem açúcar ao longo do dia.
- MANTENHA O TREINO
Não deixe de treinar durante as Festas. Para além de ajudar no controlo do apetite, o exercício ajuda a manter a motivação alimentar. A atividade tem também efeitos no sistema imunitário, o que é benéfico nos meses mais frios.
- CONTROLE A FOME EMOCIONAL
A fome emocional faz com que se associem emoções a alimentos, que atuam como recompensas. Caso lhe dê uma fome incontrolável, questione-se se ela é real — pense há quanto tempo comeu e se estará a tentar compensar algo. Consciencializar o ato de comer é importante para aprender a dominar a fome emocional.
E, para finalizar, já sabe: faça uma visita a uma das Clínicas Izabel de Paula e venha usufruir de todo um acompanhamento adequado aos seus desafios corporais. Feliz Natal!
Comentários