A celulite é, seguramente, a maior angústia de Beleza do mundo feminino. Além de afetar 95% das mulheres, não está diretamente relacionada com o excesso de peso e gordura, pois uma mulher magra pode ter mais celulite do que uma mulher gorda. E sim, é completamente errado procurar na perda de peso a cura única para este problema.
A celulite é a prova de que tem um valioso património feminino e que produz estrogénio, a hormona feminina que faz de si uma mulher com curvas onde os homens se despistam.
Portanto, a celulite não é mais do que uma alteração na estrutura fisiológica da pele, causada pelo modo como as células adiposas femininas se organizam. E como temos uma estrutura desorganizada dos adipócitos femininos, temos tendência a ganhar peso, pois começam a inchar e a armazenar gordura. A mulher começa lentamente a engordar, a inchar, fica com os vasos sanguíneos comprimidos, surge a retenção de líquidos e, de repente, a celulite torna-se visível.
A celulite está diretamente relacionada com o seu estilo de vida e com a sua alimentação. Por isso, assim que retira o "lixo" da alimentação, o metabolismo começa a mudar. E quando eu digo a mudar, é a mudar completamente do dia para a noite. Depois vem a massagem, que auxilia e ajuda a que todo o processo seja mais rápido, mas a decisão da mudança tem de partir de vocês. Aconselho, por isso, a fazerem massagens modeladoras em gabinete, ou então a automassagem em casa. Sigam as técnicas específicas para que em casa cuidem de vocês.
1 - Técnica do deslizamento circular (o movimento inicial):
Por norma, uma massagem na barriga começa com a técnica do deslizamento circular, para espalhar o produto e fazer penetrar o princípio ativo na pele. O deslizamento circular é sempre feito no sentido dos ponteiros do relógio, começando no umbigo. Os deslizamentos circulares são feitos com uma pressão moderada mas firme e profunda, de forma rápida e repetitiva.
Exemplo de uma massagem com deslizamentos circulares:
- esfregue o produto nas mãos ou espalhe-o, com a ponta dos dedos, sobre a barriga. Com as duas mãos, faça movimentos circulares no sentido dos ponteiros do relógio, começando pelo umbigo. Repita cinco vezes com pressão moderada. A pressão deve ser sempre moderada, mas firme. Estamos a trabalhar a superfície da pele, não se esqueça, não estamos a matar os órgãos. Faça 10 vezes.
2 - Técnica dos pinçamentos:
Use as pontas de dois, três ou cinco dedos para espremer e pinçar músculos. Prenda a pele na ponta dos dedos, estique ao máximo a sua elasticidade e solte. Faça movimentos circulares, no sentido dos ponteiros do relógio, ou horizontais e verticais. Repita 10 vezes.
3 - Técnica da fricção:
Com os dois punhos cerrados, use os nós dos dedos e, com movimentos rotativos curtos, no sentido dos ponteiros do relógio, pressione a barriga, levando as mãos da direita para a esquerda em linha reta. Os punhos rodam, sim, mas em linha reta, não de qualquer maneira. Comece de cima para baixo, ou seja, desde as costelas até ao fim da barriga, na zona abaixo do umbigo. Quando chegar ao fim da barriga, recomece, mas agora de baixo para cima e da esquerda para a direita, subindo com as mãos até às costelas. Faça "cinco linhas para baixo" e "cinco linhas para cima".
4 - Técnica do deslizamento em "V" (movimento final):
Por norma, todas as técnicas de uma massagem na barriga terminam com a técnica do deslizamento em "V", de forma a drenar as toxinas para a zona inguinal (das virilhas).
Exemplo de uma massagem com deslizamentos em "V".
- depois de ter efetuado, repetidamente, uma técnica de massagem, termine com a técnica do deslizamento em "V". Deslize as duas mãos desde a parte de cima das costelas, ou da cintura, até à zona das virilhas, desenhando um "V". Repita 10 vezes.
Agora que já conhece alguns movimentos básicos de uma massagem modeladora na barriga, pode, sempre que quiser, dedicar-se a fazer uma massagem o mais completa possível à barriga, juntando as várias técnicas que aprendeu . Ou, por que não, pode também ensiná-las ao seu companheiro e pedir-lhe que lhas faça.
Já sabe que uma massagem bem realizada é sempre um tratamento benéfico para o seu organismo: melhora a oxigenação dos tecidos, ajuda a acelerar o metabolismo, estimula o rompimento das células de gordura e trabalha a superfície da pele. Com movimentos firmes e repetitivos, a massagem ativa as camadas mais profundas da pele, onde está armazenada a gordura que é eliminada através da corrente sanguínea.
Treine, pratique e verá que, num instante, estará uma profissional, e que a massagem se transformará num ritual diário imprescindível. Cuide de si!
Comentários