Em média, um corpo adulto é composto por 65% de água e, durante as 24 horas do dia, ele tenta equilibrar o total de água necessária ao bom funcionamento do organismo. Quando há défice de líquido, o corpo começa a desidratar, a reter líquidos e a criar edemas. Por outro lado, quando há líquido em excesso, o corpo entra em sobrecarga.

A maior parte dos líquidos que ingerimos serve para o organismo executar as suas funções biológicas como, por exemplo, hidratar células e libertar toxinas. Assim, quando ingerimos líquidos, esses mesmos líquidos são canalizados para as funções biológicas do organismo. A retenção de líquidos é, por assim dizer, a acumulação excessiva de líquido que extrapola das veias e provoca inchaço nas zonas afetadas. As zonas mais afetadas são por norma os pés, as pernas, o abdómen e as mãos.

#BodyShaper: combata flacidez e retenção de líquidos com as minhas dicas e a automassagem
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É preciso ter atenção à retenção de líquidos, porque ela pode ser um sinal de que o seu corpo está com mau funcionamento renal, mau funcionamento cardíaco ou alterações hormonais. Neste sentido, é sempre aconselhável consultar um médico para despistar se sofre de alguma doença circulatória ou se essa retenção é apenas fruto de maus hábitos alimentares.

Nas avaliações corporais que faço no meu Espaço, em Lisboa, vejo diariamente mulheres com esta patologia. Por isso, além de as direccionar para os meus tratamentos em gabinete – que, neste caso específico, seria o tratamento Leg Fit Express®, que tem por objetivo fazer a reabilitação do sistema linfático e sanguíneo, eliminando dessa forma a retenção de líquidos das pernas – aconselho também algumas dicas relevantes que devem fazer parte do seu dia a dia.

Em breves palavras, o que fazer?

Beba muita água.

Beba chás diuréticos, como chá de casca de abacaxi, de cavalinha ou de hibisco.

Controle o consumo de sódio (a OMS recomenda 5 g de sódio por dia).

Conheça os alimentos que contêm sódio, pois ele não existe só no sal. Sopas de pacote, alguns queijos, como o parmesão, enchidos, alimentos em conserva, margarinas com sal, caldos de carne, molho de soja, aperitivos salgados, são alguns dos exemplos onde pode encontrá-lo.

Reduza a ingestão de sal ou opte por um sal light ou marinho.

Tenha uma alimentação rica, correta, variada e equilibrada.

Coma alimentos ricos em potássio, como batata, amendoim, amêndoa, pinhão, pistáchio, banana, kiwi, ameixa, melão, melancia, enchidos, queijos, espinafre, tomate, brócolos, pepino, cenoura, beterraba...

Reduza o consumo de hidratos de carbono refinados (refrigerantes, pão, bolos e bolachas, gelados...).

Consulte o seu médico e tome um suplemento de magnésio, importante para o bom funcionamento do metabolismo e síntese proteica.

Evite o sedentarismo.

Pratique exercício físico.

Evite usar roupa apertada.

Faça massagens de drenagem linfática com regularidade.

Estes são apenas alguns exemplos de hábitos alimentares e cuidados diários que devemos ter no nosso dia a dia. Ainda assim, gostaria de partilhar umas dicas específicas que podem encontrar no meu livro ‘Os Pecados do Corpo’.

DICA DE BELEZA

Faça um dia de jejum ao organismo, substituindo as três refeições por uma bebida. Triture uma chávena de leite de amêndoa, 1⁄2 chávena de iogurte natural, uma medida de proteína com sabor a baunilha, uma mão-cheia de sementes de girassol trituradas, uma rodela grossa de ananás e 1⁄2 banana congelada. Beba ao pequeno-almoço, almoço e jantar.

DICA DE EXERCÍCIO

Descongestione as pernas! Deite-se no chão, sobre um tapete ou uma toalha, junto de uma parede, e eleve as pernas contra a parede. Relaxe os braços e deixe-se ficar assim até se sentir totalmente descontraída.

DICA TOP SECRET

Arranje uma couvete de gelo e encha cada cubo da couvete com metade de água e metade de creme para pernas pesadas. Deixe solidificar. Depois, passe o cubo de gelo ao longo das pernas, começando de baixo para cima: tornozelos, barriga das pernas, atrás dos joelhos e termine nas virilhas. Excelente para dias com pernas cansadas!

Izabel de Paula é a primeira Body Shaper Expert em Portugal. De Norte a Sul do país, o seu método é procurado por mulheres que querem melhorar os contornos do seu corpo e também a sua auto-estima.

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