#CrèmeDeLaCrème: beleza digerível – conheça o 'hype' dos suplementos alimentares de Beleza

Este artigo tem mais de um ano
Os suplementos alimentares, nas suas diversas formas, estão no epicentro de convergência da Beleza, da saúde e do bem-estar. Os consumidores procuram soluções holísticas para um cuidado global do seu corpo e, por isso, esta categoria de produtos está a evoluir em novas direções.
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A inserção da beleza com a saúde e o bem-estar impacta as tendências e o desenvolvimento de produtos em skincare, fragrâncias e outros. No centro do fenómeno estão os suplementos alimentares de beleza, uma categoria que representa já 6 mil milhões de euros, descrita como "nutricosméticos", beleza digerível ou beleza a partir do interior. Importa referir que, apesar desta designação ser muito comum, do ponto de vista regulamentar o termo "nutricosmético" não existe. Falamos sempre de suplementos alimentares.

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Na sequência de um período de crescimento substancial nos últimos cinco anos, espera-se que esta categoria cresça a uma taxa de crescimento anual de 8,3% até ao final de 2023, onde poderá chegar a valer 11.44 mil milhões de euros ,de acordo com a Future Market Insights.

A pandemia da COVID-19 teve um impacto muito significativo, pois mudou, para mais de três quartos dos consumidores, a importância dada à saúde e ao bem-estar em geral, promovendo um forte interesse nos suplementos alimentares.

Apesar dos cosméticos continuarem a ser a pedra basilar na saúde da pele, há um número crescente de pessoas que já incorporam suplementos para a beleza nas suas rotinas, e 76% dos consumidores espera que as marcas de beleza ofereçam também suplementos alimentares que complementem o seu portefólio de produtos tópicos para rosto, corpo e cabelo.

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O maior driver é o facto dos cuidados para a pele por via oral estarem a tornar-se um conceito mainstream para os utilizadores de cosméticos. Aproximadamente seis em dez (58%) dos consumidores dizem sentir cativante a ideia de usarem um suplemento para a pele (dados Lycored Research, divulgados na Cosmetics Business de fevereiro de 2023). É, pois, uma tendência natural na abordagem holística da pele, tanto para os consumidores como para as marcas, a junção de benefícios de saúde e beleza numa categoria como a dos suplementos alimentares.

O conceito de beleza in & out faz de facto muito sentido para os consumidores que, muito intuitivamente, compreendem o seu interesse. Isto é particularmente notório em ingredientes com reputação pelos benefícios comuns na saúde física e na beleza, tais como o colagénio, que serve tanto para as articulações como para a pele, embora nesta última existam muito poucas evidências científicas que comprovem a sua pertinência.

No intervalo de cinco anos, a percentagem de consumidores no Reino Unido e em França que compram skincare por via oral aumentou de 14% em 2017 para 30% em 2022, de acordo com os inquéritos da Lycored divulgados na Cosmetics Business de fevereiro de 2023.

Os suplementos de beleza para a pele impactam acima de tudo consumidores jovens: 57% dos millennials (25-34 anos) compraram um suplemento para a pele no último ano, segundo o mesmo estudo no Reino Unido e na França. O desafio é mesmo conquistar consumidores mais velhos: 46% dos inquiridos referem que nunca testaram um suplemento para a pele, por sentirem que faz mais sentido a aplicação tópica de um cosmético, e 32% dizem não ter consciência que podem obter os mesmos resultados na pele através da suplementação oral.

É importante referir que a inclusão diária destes produtos só é bem sucedida se for simples, o que significa que o formato dos mesmos tem de ser muito bem escolhido para permitir o aporte diário necessário de forma muito facilitada. O sabor e o aspeto são também cruciais, daí o formato goma ser muito apelativo e estar atualmente muito em voga, principalmente nos consumidores mais jovens. Apesar disso, existe ainda uma desconfiança muito enraizada nas gerações mais velhas de que se algo sabe bem, não pode fazer bem, mas isto não corresponde de todo à realidade. Os suplementos na forma de goma podem ser muito palatáveis e eficientes na sua função.

Um dos grande trunfos dos suplementos para a pele é que eles podem muito facilmente aportar outros benefícios para além dos que conferem à pele. Esta multifuncionalidade é, também, muito valorizada: 91% dos inquiridos, num estudo feito em 2021, afirmam que os suplementos com ação híbrida na pele, mas também outros benefícios (por exemplo, antioxidantes gerais), teriam interesse para eles. Este apelo é impulsionado pela inflação e pela sustentabilidade, e impacta cada vez mais com os consumidores. As marcas estão desejosas de colocar no mercado produtos que cumpram todos estes requisitos e façam sentido para os consumidores, que estão cada vez mais conscientes.

A fast-beauty e a superficialidade estão completamente out, e a beleza que oferece genuína saúde física, mas também mental (com robustez científica, evidentemente), está totalmente in. A pandemia contribuiu muito para o aumento da literacia em saúde um pouco por todo o mundo.

Como em todas as categorias, há bons e maus produtos. Não é por ser uma goma que é melhor ou pior que um comprimido, uma cápsula ou um creme. Cada produto é um produto e, se for apelativo, fácil de consumir e eficaz, tanto melhor, porque a continuidade de consumo é essencial para se verem resultados.

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As gomas são realmente eficazes? Como parte de uma dieta equilibrada, as gomas podem ser tão eficazes como os suplementos em pó ou em cápsulas. As gomas podem ter a limitação da quantidade de ingredientes ativos por goma, mas isso é mesmo muito variável para cada ingrediente: uns são necessários em pequeníssima quantidade para fazerem efeito, enquanto outros requerem maiores quantidades. O mesmo para alguns ingredientes que, se tiverem que ter uma ação específica no intestino (ex. probióticos), não poderão ser destruídos antes de chegarem ao seu local de ação na microbiota intestinal.

Como com todos os suplementos alimentares, cada fórmula tem as suas próprias contra-indicações, quer relacionadas com a idade ou com o estado fisiológico, que dependem dos ingredientes ativos utilizados e da sua dose. As crianças com menos de 12 anos de idade, mulheres grávidas ou a amamentar, ou pessoas em tratamento médico, devem ser particularmente cuidadosas. Muitas gomas têm açúcar na sua composição. Diabéticos, pessoas com doença inflamatória do intestino, ou outras patologias em particular, deverão ter cuidado, mas isso é válido para qualquer forma de suplementação oral. Importante é avaliar a composição, juntamente com o médico ou o farmacêutico, incluir os suplementos numa dieta equilibrada e cumprir rigorosamente as instruções do fabricante.

Farmacêutica de formação e especialista em Cosmética, Joana Nobre trabalha na Indústria Farmacêutica desde 2005. O rigor é a sua imagem de marca, algo bem patente nesta nova rubrica que criou para a Miranda, que incluirá sempre a versão áudio do texto.

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