Há uma enorme diferença entre a idade cronológica (quantos anos de vida após o nascimento) e a idade biológica (a idade dos teus tecidos). Uma mulher com 30 anos pode aparentar uma idade de 45 e uma mulher de 40 pode aparentar uma idade bastante mais jovem.

As mudanças que associas ao envelhecimento, como a pele, o aspecto físico, a energia com que acordas de manhã, a capacidade de concentração e memória sofrem alterações graduais ao longo do tempo. É fisiológico, mas podes adormecer o processo de envelhecimento (ou pelo menos melhorar).

Ao contrário da ideia que há uma programação genética sobre o que é suposto esperar da idade, muitos são os factores que podemos assumir e controlar para um envelhecimento pleno e feliz. Temos uma história biológica, mas que podemos reescrever.

Enquanto Médica Anti-Aging, o meu papel é ensinar a mulheres como tu a reconhecerem os sinais do corpo, dando-lhes a responsabilidade de assumir o seu poder interno e serem parceiras dos seus médicos numa saúde preventiva.

E agora... a chegada dos 30 anos

Para muitas mulheres, fazer 30 anos marca o verdadeiro começo da vida adulta. Já tens algumas certezas do que queres (ou pelo menos do que não queres). Um relacionamento mais estável, uma carreira profissional ou imensas experiências e vivências. Sentes-te muito bem contigo própria apesar de já sentires que a recuperação depois “daquela festa” não é a mesma. Vamos ser frontais:
O período entre os 30 e 39 anos é um dos pontos altos na tua vida. É o momento decisivo para a tua saúde, beleza e o momento certo para começares a desenvolver excelentes hábitos de bem-estar como investimento no futuro.

Por outras palavras, os hábitos de vida saudável que agora escolheres e seguires vão decidir como as tuas células se irão comportar a partir dos 40 anos ou mais.

E quando é que começamos a pensar sobre a nossa idade de forma negativa? Para muitas mulheres, geralmente começa em torno dos 30, embora possa ser mais cedo (os homens também não estão imunes). Começamos a pensar na fertilidade, no efeito da gravidade na nossa pele, nas horas de sono perdidas que se reflectem nas olheiras e como parece que o nosso corpo não reage às exigências do dia-a-dia.

Cansaço, alterações do sono, irritabilidade, dificuldade em controlar o peso, dificuldade em engravidar, acne no adulto (“what??”), prisão de ventre, queda de cabelo, são apenas algumas das queixas que começas a sentir... E não, não é só do stress. Pode ser hormonal ou causado por outros desequilíbrios bioquímicos nas tuas células. Mas podes sair desse caminho e assumir o controlo.

A beleza dos 30 permite-te viver uma vida plena, sem desculpas, espalhando o teu propósito

Aqui estão algumas dicas para um Smart Aging. Sugiro que comeces nos teus 30, ou até mesmo nos teus 20 anos.

  • #Insulinémia e glicémia Verifica os níveis de açúcar no sangue e os níveis de insulina. O stress glicémico - a oxidação dos teus tecidos - começa cedo. Níveis elevados de insulina resultam em envelhecimento celular e inflamação, causando sintomas como desejos por açúcar e hidratos de carbono, cansaço e ganho de peso.
  • #Antioxidantes O que acontece com o guacamole se estiver exposto ao ar algumas horas? Oxida e fica castanho, certo? Esse é o processo de oxidação, acontecendo o mesmo com os teus tecidos e órgãos. Daí que seja fundamental a presença de antioxidantes na tua vida. Consumo de frutas e legumes, bem como alguns suplementos antioxidantes como o magnésio e as vitaminas do complexo B são o primeiro passo. Proteínas magras e ómega-3, como peixe e nozes são alimentos funcionais que devem fazer parte dos teus 30.
  • #Vitamina D Pede ao teu médico uma avaliação dos níveis de vitamina D. O ideal deve variar entre 60-80 ng/ml. Estudos mostram que pessoas com níveis ideais têm metade do risco de cancro e outras doenças neurodegenerativas. Mulheres com níveis óptimos de vitamina D também têm bebés mais saudáveis e com menor risco de diabetes juvenil.
  • #Treino de força Mantém a tua vitalidade e um metabolismo vigoroso com treinos de força. Potencia o aumento da percentagem de massa muscular no teu corpo, aumentando o metabolismo a longo prazo.
  • #Acelera o teu metabolismo O treino de força é óptimo na queima de calorias, aumentando o teu metabolismo. À medida que envelhecemos, o metabolismo diminui por várias razões, incluindo causas genéticas, hormonais e a dieta, agravado pelo facto da gordura corporal aumentar gradualmente após os 30 anos. Este é o momento! Embora a desaceleração metabólica aos 30 anos não seja tão significativa, deves iniciar as opções certas. Evita acumular mais dígitos na balança.
  • #Foge do açúcar Evita alimentos que aumentem o nível de açúcar no sangue. Isso inclui refrigerantes, pão branco, doces, todos os alimentos processados e a maior parte do álcool.
  • #Idade não é sinónimo de infertilidade Deixa a ideia que depois dos 35 anos é difícil engravidar! Muitas são as mulheres que engravidam com facilidade, mesmo sem ser planeado, e mesmo depois dos 40. Pensa em ti mesma como altamente fértil! Os nossos pensamentos influenciam a nossa biologia. Com um aconselhamento médico, a suplementação adequada e com as emoções certas, os tecidos e hormonas respondem.

O que deves saber aos 30 anos

  • Estares confortável na tua própria pele, absolutamente 100% fiel e feliz com quem és. A beleza dos 30 permite-te viver uma vida plena, sem desculpas, espalhando o teu propósito.
  • Deixa a tua própria história desenrolar-se, independentemente das expectativas e do humor das outras pessoas. Isto requer coragem.
  • Sê apenas tu mesma, consciente do que queres e deves viver. Liberdade, beleza interior e saúde. Quando reduzes estes três ingredientes, é muito mais fácil assumires riscos. Fazeres a diferença.

Quando penso em Smart Aging e em longevidade, tento responder a estas perguntas: Como estás a viver cada ano? Estás a viver a vida que queres? Estás a contribuir para a tua felicidade? E para a dos outros? Estás a fazer a diferença? Como queres envelhecer? De forma saudável, com energia e vitalidade, com um equilíbrio hormonal e nutricional? Alinha-te com o que mais valorizas.

Se precisares de ajuda estou aqui!

Andreia de Almeida é médica especializada em anti-aging e membro da World Society of Anti-Aging Medicine (WOSAAM) e American Academy of Anti Aging Medicine (A4M)

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