Uma alimentação saudável pode parecer difícil, se não impossível, entre viagens, aeroportos e restaurantes. O exercício passa para segundo plano e a hidratação pode ficar esquecida... Todas essas mudanças são difíceis para as hormonas.

Então, talvez seja melhor mudar a estratégia e aproveitar as férias e o verão para pôr fim a muitos desequilíbrios hormonais que se foram instalando ao longo do ano de trabalho.

E se estás pronta para um bebé, estás com sorte: a melhor época do ano para melhorar a tua fertilidade é ... agora.

O verão é a estação ideal para melhorar a fertilidade e engravidar - e isso não é apenas um mito. A ciência tem demonstrado as verdadeiras razões.

O que torna o verão tão bom para fazer bebés?

Motivo n.º1: vitamina D

Primeiro, há mais oportunidades para o teu corpo produzir vitamina D naturalmente (graças a mais luz do sol), e a vitamina D é o nutriente essencial para a fertilidade.

Os tecidos reprodutivos em mulheres e homens têm receptores de vitamina D e enzimas metabolizadoras de vitamina D. Estudos em animais mostraram que, quando esses receptores apresentam défice de vitamina D, os animais experimentam desenvolvimento anormal dos testículos, ovários e útero.

Em mulheres com Síndrome do ovário Poliquístico, uma das principais causas de infertilidade, o aumento da vitamina D para níveis saudáveis ​​está associada a taxas de gravidez significativamente mais altas. Por sua vez, a pesquisa mostra que as mulheres submetidas a fertilização in vitro são "significativamente mais propensas" a engravidar com níveis mais altos de vitamina D.

Os mesmos pesquisadores são unânimes. Deve haver uma preocupação em corrigir a deficiência e manter o status ideal de vitamina D durante a pré-concepção, a concepção e a gestação.

Assim, é recomendado 10 a 15 minutos de exposição ao sol (sem protetor solar) todos os dias durante o verão para aumentar e manter os níveis de vitamina D.  Mesmo assim, e por razões desconhecidas, muitas pessoas não conseguem produzir vitamina D suficiente no verão para apoiar a saúde e a fertilidade em geral. Por esse motivo, talvez seja importante avaliares os teus níveis de vitamina D e não te esqueças de ao longo do resto do ano estares 10 a 15 minutos por dia sob a luz do sol.

Os essenciais de Beleza para usar durante a gravidez
Os essenciais de Beleza para usar durante a gravidez
Ver artigo

Motivo n.º2: movimento

Muitas pessoas acham mais fácil manterem-se motivadas no verão. O sol nasce mais cedo e dura mais tempo, é mais fácil sair da cama, movimentar o corpo e sair para aproveitar o bom tempo.

E porque não aproveitar os meses de verão para começar um novo tipo de atividade física? Para além de ajudar ao bem-estar, ajuda o sistema linfático para mulheres que desejam aumentar a fertilidade. Qualquer movimento suave que melhore a circulação vai apoiar a fertilidade.

Motivo n.º3: go green

É mais fácil fazer smoothies verdes e comer vegetais no verão. Bebidas verdes e verduras frescas equilibram o estrogénio e sustentam o fígado, equilibrando as tuas hormonas. Um smoothie à base de alimentos frescos e cheio de verduras apoia a fertilidade, ajudando a eliminar o excesso de estrogénios, promovendo um equilíbrio hormonal saudável.

Torna-te green: uma das coisas giras de misturar uma bebida verde são as diferentes variações que podes fazer. Agarra no liquidificador, em algumas verduras e começa a misturar!

Motivo n.º4: stop ao stress

No stress do dia-a-dia, a resposta de luta ou fuga que envolve o nosso sistema nervoso simpático, vai afetar os níveis de cortisol e, finalmente, as nossas hormonas também. Sabe-se que regulando os níveis de stress e trabalhando a ativação do sistema nervoso parassimpático, a resposta de relaxamento que se desencadeia é muito poderosa para a saúde e a fertilidade. Aproveita as férias e os dias de verão para descansar, aprenderes a meditar e esquecer os medos e preocupações.

Motivo n.º5: o melhor momento para o amor

Passem mais tempo juntos como casal neste verão. Marca uma noite, desfrutem da companhia um do outro e expulsem o stress e as ansiedades da rotina.

Se estás a pensar seriamente em ter um bebé, é também importante reconhecer que alguns dos pensamentos de medo em relação a uma gravidez podem estar a vir de fora - dos media, dos amigos etc. Faz o teu melhor para entrar em contato contigo. Nada é mais libertador do que sentir entusiasmo ao abraçar uma grande mudança de vida.

#Celebrar o verão

Então, este ano, por que não celebrar o Verão e absorver a luz e a energia do sol? Celebra a tua fertilidade e concentra-te nos aspetos positivos. Quem sabe, podes estar a planear o teu bebé antes do que pensavas.

Aproveita o verão para ler, estudar e obter informações sobre como o teu corpo realmente funciona. Podes começar a fazer escolhas de saúde que finalmente vão começar a funcionar para ti! A ciência do teu corpo está do teu lado!

Andreia de Almeida é médica especializada em anti-aging e membro da World Society of Anti-Aging Medicine (WOSAAM) e American Academy of Anti Aging Medicine (A4M)

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.