Para os amantes de decoração e interiores a marca L’Objet e o nome do seu criador, Elad Yifrach, não serão desconhecidos mas, se apenas agora toma contato com estes nomes, não deixe de explorar todas as dimensões desta empresa que, além de embelezar ambientes também os perfuma, com a sua belíssima coleção de velas e incensos e com uma linha complementar de banho. Yifrach, que reside em Lisboa há mais de 2 anos, está totalmente envolvido na conceção de todas as suas criações decorativas e, claro, não podia ser diferente com a linha de perfumes recentemente disponível em Portugal, na boutique Skinlife.
“A parte de aromas para a casa está presente no nosso negócio há muito tempo. Em 2018 apresentámos uma completa gama de corpo e banho e fazia todo o sentido caminhar nesta direção de termos os nossos próprios perfumes”, diz o designer. Era algo que o movia mas, como em todas as suas criações, Elad não quis ter pressa: “quis fazer a viagem de descoberta da minha ‘linguagem’ no que respeitava a aromas e ao que eu gostava de dar aos nossos consumidores.”
A eterna inspiração na Natureza
No decorrer da nossa conversa, Elad deu-me a experimentar em primeiro lugar os aromas da gama de banho e corpo, inspirados na natureza: “eu queria que a sensação fosse a de um mergulho na natureza”, sublinhou o designer, “um mergulho no coração da natureza”. São raras as marcas que dedicam tanta atenção à aparência, composição, aroma e sensorialidade dos seus sabonetes, sais de banho, loção de corpo e perfumes de ambiente mas, neste caso, o cuidado é tão extremoso como com a peça de decoração mais exclusiva da marca L’Objet. As fórmulas são assumidamente simples mas cada ingrediente confere uma nova dimensão olfativa e sensorial ao produto.
“eu queria que a sensação fosse a de um mergulho na natureza” - Elad Yifrach
Perfumes como objetos de arte
Seguem-se os perfumes, quatro Eau de Parfum (uma coleção em crescimento) que Elad apresenta individualmente. “Cada eau de parfum tem uma concentração extremamente alta e tem também ingredientes naturais de grande qualidade. É uma experiência olfativa que se vai revelando”, refere Yifrach, com orgulho.
Bois Sauvage
A fragrância Bois Sauvage é como um passeio pela floresta depois da chuva, uma paisagem selvagem que se ergue enquanto notas cruas de bergamota italiana e especiarias se misturam com os aromas poderosos de uma floresta de pinheiros. Com ingredientes como bergamota italiana, lavanda selvagem, infusão de floresta de ciprestes com absoluto de jasmim, baunilha, tabaco e especiarias, pertence à família olfativa aromática com um toque oriental de baunilha e especiarias.
Rose Noire
O perfume Rose Noire captura o perfume de um roseiral ao crepúsculo, com elementos de um bouquet de flores exóticas, contrastadas por especiarias e chá do Ceilão. A sua mistura suave de rosas exóticas, contrasta delicadamente com o chá do Ceilão e notas de pimenta branca, pimenta rosa e musgo. Pertence à família olfativa floral-ambreado.
Côté Maquis
O aroma Côté Maquis evoca uma alquimia mediterrânica, como um passeio pela costa da Córsega, cercado por rochas quentes e ervas secas pelo ar salgado das marés. Com ingredientes como a inspiração do ar salgado e a madeira de caxemira envolvida pelo calor do incenso e do ládano, este perfume pertence à família olfativa amadeirada-mineral.
Oh Mon Dieu!
Oh Mon Dieu! transporta-nos para Paris, 1969, durante a revolução sexual e artística. Com uma mistura sensual de notas de conhaque e batom misturadas com rosa e couro, este perfume é uma homenagem ao ar boémio, selvagem e inegavelmente sensual da época, onde as mulheres eram tão ousadas quanto a cor de seu batom, afirmando sua liberdade, estilo e poder de sedução. Pertence à família olfativa floral-oriental com uma nota cosmética.
Made in Portugal
Os perfumes são desenvolvidos em França mas todos os frascos e embalagens dos perfumes (incluíndo velas e outros acessórios) são feitos em Portugal. O longo dos anos, Yifrach desenvolveu uma rede de contatos com artesãos nacionais que o ajudaram a encontrar a linguagem da marca. “Tudo parece muito simples mas não há nada de ‘simples’ em nada, há um belíssimo e delicado trabalho”, diz. A sua residência em Portugal explica-se, em parte, pelo desejo do designer querer manter-se perto da manufatura das duas criações. “Todos os objetos são feitos em Portugal e não é tanto sobre encontrar os fornecedores mas sim a relação que se cria com os artesãos. Os fornecedores têm todas as capacidades, é a língua em comum que se desenvolve com eles que nos permite chegar aqui.”
Terminámos a entrevista com uma pergunta mais íntima: qual a área criativa (decoração, objetos, aromas e perfumes), que mais faz bater o coração de Elad Yifrach? O designer sorri mas não hesita: “neste momento tem estado muito à volta desta coleção mas é porque é novo e fascinante e porque estou a descobrir um novo universo e a aprender a estabelecer a minha voz neste mercado. Tento manter-me sempre ocupado e criativo em todas as áreas”.
Comentários