Amigas há mais de uma década, Diana e Maria sempre trabalharam em moda e beleza: Diana como stylist e editora de moda, e Maria em comunicação e relações públicas de marcas de cosmética.

Unidas por um estilo de vida mais consciente e ligado à natureza, decidiram criar a Erva Moura, um espaço online onde pode encontrar artigos cuidadosamente seleccionados que promovem rituais diários de bem-estar. A Miranda falou com as fundadoras da marca para descobrir mais sobre o projecto.

Como surgiu a ideia de criarem a Erva Moura?

A ideia surgiu há cerca de dois anos, mas por falta de tempo, oportunidade e outras circunstâncias da vida de quem trabalha e tem filhos, foi sendo sempre adiada até há pouco tempo, quando decidimos que era “agora ou nunca”.

Nasceu também da necessidade de materializar o nosso gosto e estilo de vida para um projeto nosso. Não é fácil falar de cristais, pau santo, sálvia, incenso… a maior parte das pessoas ainda os liga - de forma algo depreciativa - ao universo do esotérico. Só que para nós todas estas coisas estão associadas à natureza, a rituais de bem-estar ligados à terra.

Puxámos uma pela outra e acreditámos que podíamos oferecer essa visão e essa experiência a quem vê as coisas como nós e também precisa de mais tempo para si.

Erva Moura: rituais naturais para um dia-a-dia mais consciente
Gonçalo F. Santos

Como começou a descoberta deste estilo de vida mais ligado à espiritualidade e à natureza?

Uma de nós cresceu em Sintra, com um pé na praia e outro na serra, sempre com aquele miroclima propício ao misticismo. A outra vem de uma família muito ligada à terra, que conhece as estações do ano (quando elas existiam), sabe plantar, colher e fazer. Quando tivemos filhos (com três meses de diferença) e uma perspetiva da vida a longo prazo percebemos que as prioridades tinham de ser outras, que não só precisamos de mais tempo mas também de o aproveitar de melhor forma. Que precisávamos de mais natureza e muito menos betão.

Apesar de muitas mudanças, continuamos a viver a nossa vida citadina. Mas precisamos de pequenos momentos de equilíbrio, de pôr os pés na terra e de viver o dia-a-dia de forma mais auto-consciente.

A Erva Moura envia produtos para toda a Europa, mas é um projecto essencialmente português. Sentem que estava na hora de Portugal receber um projecto assim?

Acreditamos que sim, ou não o teríamos criado! Queríamos muito que fosse algo em português - daí o nome “erva moura”.

Como tem sido a reacção das pessoas?

A reação das pessoas tem sido surpreendentemente positiva, há muita curiosidade à volta destes temas. Tínhamos alguns receios, naturalmente, e queríamos transmitir uma ideia de naturalidade e não de esoterismo e medo, que não nos compreendessem dessa forma. Porque a erva moura, apesar de ter começado praticamente apenas com minerais, é um site que oferece rituais naturais para um dia-a-dia mais consciente. Queremos que as pessoas parem para refletir, para se conhecerem melhor e é isso que no fundo tentamos oferecer.

Erva Moura: rituais naturais para um dia-a-dia mais consciente
Gonçalo F. Santos

Para quem tem curiosidade mas não sabe muito sobre estes rituais, há algum artigo da vossa loja que recomendem especialmente para iniciantes?

Recomendamos o Pau Santo para começar, porque mesmo quem não acredite no seu poder purificador não ficará indiferente ao aroma que liberta (além de ser um excelente ambientador).

Do reiki aos cuidados de rosto: tudo sobre o poder dos cristais na beleza
Do reiki aos cuidados de rosto: tudo sobre o poder dos cristais na beleza
Ver artigo

O vosso sistema de selecção de artigos parte de experiências pessoais, ou têm uma visão específica que costumam seguir?

Ambos. Absolutamente tudo o que temos disponível foi escolhido à mão por nós (inclusivamente as pedras roladas que compõem as bolsinhas temáticas de cristais).

O nosso sistema de seleção é básico e resume-se a encontrar coisas de que gostamos muito. Optamos sempre que possível por trabalhar com fornecedores sustentáveis (como é o caso do pau santo e da sálvia). Mas também aceitamos pedidos! Quando nos pedem muitas vezes a mesma coisa fazemos por incluí-la nos produtos disponíveis.

Quais são os vossos conselhos para quem quer descomplicar e aproveitar a altura da sua rotina de beleza diária para estar mais presente?

O conselho é mesmo esse que já vem sugerido na pergunta: descomplicar. Fazer apenas o que dá gosto e sermos mais brandos connosco, com a imagem que vemos ao espelho.

Para quê ter uma rotina de 10 passos se é um frete? O ritual de beleza tem de ser vivido como um momento de bem-estar, em que estamos a cuidar de nós, a relaxar… senão toda a tecnologia antirrugas do creme vai ser anulada pela preocupação com que lidamos com esse momento.

Erva Moura: rituais naturais para um dia-a-dia mais consciente
Gonçalo F. Santos

E por falar em rotinas de beleza - quais são aqueles produtos ou utensílios que transformaram completamente esse ritual para vocês?

A Maria não vive sem terminar a limpeza com a aplicação de uma loção com ácidos (como a Pixi Glow Tonic, a Solution da Glossier ou a Loção Purificante Vinopure da Caudalie) e depois massajar um pouco de óleo no rosto com gua-shas ou rolo de jade - de preferência enquanto queima um pouco de pau santo.

Experimentei um jade roller durante 7 dias - e isto foi o que aconteceu
Experimentei um jade roller durante 7 dias - e isto foi o que aconteceu
Ver artigo

A Diana tenta ser a primeira a acordar em casa e começar o dia com o nascer do sol, estar sozinha a beber o primeiro chá/infusão do dia . À noite não dispensa o seu gua-sha em quartzo rosa, que usa com óleo de argão, depois de limpar a pele com uma espuma de limpeza Madara seguida da linha Vinopure da Caudalie e alguns ácidos da The Ordinary, que vai alternando. Mas o ritual-chave para uma pele limpa de imperfeições e que tento passar a todas as amigas é usar o gua-sha o mais possível e complementar bebendo infusões de urtiga, um ou dois copos por dia.

Em termos de produtos de beleza, neste momento têm disponível uma selecção de jade rollers na loja online. Já têm outros lançamentos de beleza planeados para o futuro?

Sim! Outros rollers muito especiais, gua-shas, mais umas surpresas que não vamos revelar já.

Além de vender online, a Erva Moura tem participado em alguns mercados por Lisboa. Já têm mais eventos na agenda?

Por enquanto, apenas muitas ideias, mas nada fechado. Mas se tivermos vamos anunciando no instagram!

Na sua rede favorita

Siga-nos no Instagram