Esta não é a primeira vez que o colectivo japonês Takehiko Nez Architects intervém no salão de cabeleireiro Vision Atelier em Kofu, na prefeitura de Yamanashi. Em 2003 e 2010, aquele atelier já havia feito algumas obras de renovação e alteração do espaço, que fica alojado numa área suburbana daquela prefeitura.
O que fora antes uma antiga joalharia, depois convertida em salão de cabeleireiro, com um passado de várias adições e extensões, precisava agora de um face lift, de uma nova atmosfera, sem fugir à coerência e à continuidade temática, mas exibindo um novo design, actualizado, onde se integram novos elementos aos já existentes no local.
Assim, os arquitectos do colectivo Takehiko Nez incluiram neste projecto muitas plantas, que estão espalhadas pelo salão numa forma simples de evocar um ambiente ao ar livre, com a sua folhagem suspensa replicada por todo o lado com a ajuda dos vários espelhos que fazem parte do espaço. Emoldurados por uma estrutura de aço preta muito contemporânea, que atravessa o espaço interior, este conjunto de espelhos e planos de vidro texturados separam as várias áreas de cuidados individuais, assegurando a sensação de privacidade dos clientes.
As estações dedicadas à lavagem, ao corte e à zona de espera são definidas por áreas com superfícies diferentes, que alternam entre tábuas de madeira de cedro, parquet de nogueira e ladrilhos de pedra.
Tijolo recuperado, de aparência envelhecida, e paredes de cimento à vista envolvem todo o espaço.
Outro elemento digno de nota são os expositores de revistas que se destacam da superfície de cimento, interrompido aqui e ali por elementos técnicos propositadamente deixados expostos para sugerir uma aparência inacabada.
Comentários