Se há coisa a que não resisto é gelados. São a minha sobremesa de eleição todo o ano. Por isso, não me consigo lembrar de nada melhor para abrir esta rubrica de receitas na Miranda, que irei alternar quinzenalmente com os meus vídeos de fitness. Sejam bem-vindas às receitas da Maria: saudáveis, cheias de sabor e plant-based!

Os protagonistas desta receita são o ananás e o côco, e apenas precisamos de quatro ingredientes. Esta é uma opção vegetal (sem leite nem ovos) e por isso ideal para quem é intolerante à lactose. O que torna também a digestão mais leve, pelo que é perfeito para um almoço leve de verão e voltar para a praia a correr!

Vamos lá então aos ingredientes:

- 1 ananás médio maduro (cerca de 500 g)
- 1 lata de leite de côco (400 ml)
- 1 chávena de bebida vegetal (240 ml)
- 4 colheres de sopa de côco ralado

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E como faço?

Simples! Coloco o leite de côco, a bebida vegetal e o ananás na liquidificadora... et voilà! Podem também fazer com a varinha mágica, o que interessa é ficar homogéneo. Depois é adicionar o côco ralado e colocar na máquina de gelados por 40 minutos. Em seguida colocar numa forma e levar por 30 minutos ao congelador.

Servir com umas folhas de hortelã, e porque não, mais côco e umas fatias de ananás?

Tome nota:

O ananás não é só baixo em calorias, portanto uma óptima opção de sobremesa, como é ainda rico em antioxidantes, sendo assim um aliado no combate ao envelhecimento da pele.

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Atenção ao leite de côco: deve ser de boa qualidade e full fat, pois as versões light trazem praticamente só água, e para esta receita nós queremos toda a cremosidade possível. Procurem marcas que tenham 80 a 90% de polpa. Da minha experiência, eu recomendo os dos Lidl, do Pingo Doce e do Aldi.

Como bebida vegetal, utilizei de aveia (das minhas preferidas, gosto muito do sabor e da textura), mas podem optar por outras. A de soja é a mais proteica e mais em conta. A de amêndoa também é uma opção válida, saborosa e fácil de fazer em casa.

Se forem doceiras (no shame, I am too), podem adicionar 1 colher de sopa de xarope de ácer (maple syrup) ou açúcar. Outros adoçantes podem conferir ao gelado uma cor escura. Mas lembrem-se que o nosso paladar se vai habituando aos nossos costumes, por isso, se provarem e precisarem de mais doce, go ahead! Com o tempo, se forem reduzindo a adição de açúcares, verão que o docinho do ananás maduro é suficiente. Umas gotas de essência de baunilha também são uma ajuda!

Caso não tenham máquina de gelados (o que totalmente recomendo terem, se forem ice cream lovers como eu), tenho uma alternativa para vocês: congelar o ananás e o leite de côco. E triturar com os restantes ingredientes. Está pronto a comer!

Não se esqueçam de nos identificar nas vossas versões, não podemos esperar para ver! Partilhem lá pelo Instagram e façam tag a @mariamelofalcao e @mirandabysapo. Bom apetite!

#MariaAoNatural: gelado com vibe tropicaliente
Aprendeu desde pequena a ter cuidados com o corpo, através da alimentação e do exercício físico - reflexos de toda uma vida como bailarina. No último ano, Maria de Melo Falcão partilha estas paixões nas redes sociais e, com grande receptividade, vem desenvolvendo receitas e treinos. Para vivermos com mais energia, indo de encontro ao que o corpo nos pede.

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