É no Instagram de Mariana Anjos, mais conhecida por Balu, apelido que remonta aos seus tempos de secundário, que podemos ficar a par das mais recentes tendências no universo da maquilhagem. Das sombras pastéis ao eyeliner gráfico, há blush e muito (muito) iluminador. Basta fazermos um rápido scroll pelo feed de Balu para mergulharmos de 'pés e cabeça' na sua sábia combinação de cores, que fazem do seu Instagram um lugar de inspiração. Mas, afinal, quando é que surgiu a paixão pela arte da maquilhagem? Balu diz-nos que tudo começou quando era ainda criança. "Não sei bem dizer a idade ao certo, mas foi na altura das barbies (risos). Elas, coitadas, não ficavam como as minhas clientes hoje em dia”, diz Balu. Foi também com a avó que se deixou levar pela magia da makeup. "Lembro-me também de ir aos domingos lanchar a casa da minha avó e de ir à gaveta dela da maquilhagem e brincar com o batom de packaging azul, que, anos mais tarde, vim a descobrir que era da Dior. R.i.p batom da avó.”

Hoje, Balu é um 'peso pesado' no panorama da maquilhagem nacional. A técnica foi sendo aperfeiçoada ao longo dos anos, mas foi com Antónia Rosa que aprendeu a mexer em pincéis, a aplicar sombras e a delinear lábios. E a inspiração? De onde é que vem? "De todo o lado, mas, a esmagadora maioria, é das redes sociais. Instagram, pinterest, sigo inúmeras contas de maquilhadores que me inspiram e não só. Tirando isso, encontro inspiração em texturas, sensações, música, filmes, é impossível dizer só uma coisa. Sinto-me muito atraída pelas vibes dos anos 60/70 em termos de maquilhagem, por exemplo.”

Os produtos essenciais de maquilhagem que não podem faltar nos looks de Balu.

Nos looks de maquilhagem, Balu é adepta da máxima 'more is more'. "Acho que não consigo pôr o meu trabalho numa categoria , mas se me tivesse que o pôr numa caixa, diria que o meu trabalho é gráfico, linhas direitas e grafismos. São das coisas que mais gosto de fazer.” E é de look em look que Balu se vai aproximando do seu futuro de sonho. “Gostava muito de trabalhar fora e, mais tarde, talvez, abrir um atelier/estúdio."

Os looks de maquilhagem de Balu.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Receba antes de toda a gente as melhores dicas de Beleza.

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.