Pétalas de rosas, fatias de rabanete, folhas de alface, cogumelos selvagens, polpas de frutas: é com estes elementos naturais, e com tantos outros ingredientes e plantas, que Katya, a artista responsável pela conta de Instagram @thundergirl_xtal, cria visuais de Beleza que transcendem a imaginação.

Natural de uma pequena aldeia próxima de Moscovo, Katya cresceu praticamente na terra, rodeada de hortícolas, de flores, de animais. Estavam ali as raízes do trabalho que haveria de desenvolver e expor, anos mais tarde, no Instagram , onde soma mais de 17 mil seguidores. Os que a seguem podem dar de caras com auto-retratos singulares, onde Katya surge com as sobrancelhas cobertas com ervas daninhas, os lábios adornados com figos sumarentos, os olhos delimitados por flores de lavanda.

"Todas as minhas fotografias refletem uma exploração pessoal do ambiente à minha volta", revelou a artista de 24 anos, em entrevista à Vogue Italia. O seu trabalho, diz, pauta-se pelo imediatismo: quando tem uma nova ideia, Katya não perde tempo em aprofundá-la. "Geralmente, tudo acontece no calor do momento. Por exemplo, eu posso estar a preparar uma salada e de repente percebo que ao cortar o rabanete em fatias muito fininhas, essas fatias vão imitar um arranhão na pele. Ou então estou a andar no jardim e deparo-me com um lírio cujas pétalas me fazem lembrar uma língua... É assim que minhas ideias aparecem."

#MustFollow: Katya, a artista russa que pega em flores e vegetais para criar looks surrealistas
créditos: © Instagram @thundergirl_xtal

Os primeiros contornos desta criação artística começaram a ganhar forma quando Katya tinha 13 anos, numa altura em que o mundo dos rituais de Beleza, da maquilhagem e do autocuidado eram, para ela, uma novidade. As brincadeiras com pestanas postiças, unhas falsas e perucas de todas as formas e cores evoluíram para um estudo sobre o anonimato e a ocultação do rosto. "Tenho feito máscaras decorativas desde então. Atualmente, trabalho com materiais naturais que me dão espaço para fazer experiências, mas o corpo e as máscaras ainda são assuntos muitos importantes para mim."

Descubra, abaixo, algumas das obras de Katya — que atualmente trabalha como diretora de arte no site Buro 24/7 Russia — extraídas da sua conta de Instagram @thundergirl_xtal.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.