Se pensarmos em básicos de Beleza, o perfume ocupa o topo das preferências. Por detrás das orelhas, no pescoço ou nos pulsos, há quem não saia de casa sem dar uma borrifada da sua fragrância de eleição. Dos cheiros mais doces aos mais intensos, a indústria da perfumaria está constantemente a brindar-nos com novas e renovadas sugestões.

Tal como o batom ou o creme do dia, será que o perfume tem prazo de validade? A resposta é: sim. O perfume atinge o prazo de validade quando os compostos químicos e naturais entram em contato com o sol, o calor e a humidade. "Todos os perfumes têm uma validade. Depois de serem produzidos e enfrascados, têm uma duração de 36 meses aproximadamente. Depois de abertos, devem ser usados idealmente no prazo de 6 meses", diz Lourenço Lucena, perfumista. Estas alterações afetam os perfumes de formas diferentes.

De acordo com os especialistas, as fragrâncias provenientes do Oriente com notas de topo amadeiradas, como o Opium da Yves Saint Laurent, possuem um maior prazo de validade. Por outro lado, as fragrâncias com notas florais, verdes ou cítricos, como por exemplo o 212 VIP Rosé da Carolina Herrera, tendem a durar menos tempo pelo facto de se evaporarem mais rapidamente.

Já que está por aqui, percorra a galeria e fique a conhecer as novas propostas que o mercado dos perfumes tem para oferecer neste verão:

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda