Como foi o processo criativo de criar as fragrâncias?

Olivier: Cada processo criativo precisa tanto da ideia como dos materiais para o tornar real. Para este projecto as ideias surgiram durante as reuniões e discussões com a H&M. Sabíamos desde o início que queríamos reflectir a diversidade de estilos de Moda que a H&M oferece e a qualidade das fragrâncias foi a prioridade número um. Trabalhámos de forma muito próxima e foi muito interessante ver como é que nos complementávamos: a minha expertise ajuda-me a saber exatamente o que preciso adicionar para criar a fragrância que tenho em mente, enquanto a Nisrine é mais intuitiva, ela tem uma frescura de juventude e criatividade.

Quando estávamos satisfeitos com as ideias e com os aromas apresentámo-los à equipa da H&M. Juntos descutimos a composição da colecção de fragrâncias e aquilo que acreditamos ser o nível de qualidade tão alto como o esperado. Se algo não estava a 100% (se um aroma estivesse demasiado amadeirado ou metálico, por exemplo), a Nisrine e eu voltávamos [ao laboratório] e trabalhávamos no aroma passo a passo: aperfeiçoando as arestas, puxando a concentração de um ingrediente e diminuindo outra, adicionando uma nota de base que tornasse a fragrância mais duradoura.

Dois perfumistas falam do processo de criar fragrâncias
A coleção foi criada numa colaboração entre a equipa da marca sueca e os perfumistas da Givaudan.

Que ingredientes são particularmente especiais na colecção?

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Olivier: Lembro-me de imediato dos ingredientes que usámos para The Essences - escolhemos cada um pela sua qualidade excepcional, a sua origem e as suas incríveis propriedades ofactivas. Desde a ylang ylang, de Comoros, a rosa da Turquia, ou o sândalo da Austrália - cada um deles tem uma história.

Que tipo de inspiração têm para criar fragrâncias?

Olivier: De qualquer tipo! Desde a identificação de um material - uma flor, uma madeira, uma molécula - até conceitos artísticos completos, o leque de inspirações pode ser muito diverso. Pode ser olfativa, claro, mas também pode ser visual ou associada a texturas, emoções, memórias e momentos que estão cravados nas nossas mentes. Por exemplo, o Vetiver Les Cayes está directamente associado ao meu amor por vetiver e às minhas viagens para conhecer sobre as plantações da Givaudan no Haiti.

Nisrine: As pétalas, que vêm da minha memória de flores de jasmim em Marrocos. Algumas fragrâncias também foram inspiradas pelas discussões que tivemos com a Sara [Wallander, Concept Designer da H&M Beauty] e com a equipa.

Dois perfumistas falam do processo de criar fragrâncias
Alguns dos perfumes (de um total de 25) que chegam hoje às lojas da marca.

Têm um perfume favorito da colecção?

Olivier: Tenho uma paixão pelo Makassar Patchouli e pelo Comoro Ylang, porque tenho uma relação muito especial com estes materiais, mas é muito difícil escolher um preferido de todos os meus "bebés".

Nisrine: O mesmo para mim, seria muito difícil escolher um. Tive o mesmo prazer a criar e a trabalhar em cada um. Alguns são mais pessoais como o Petals, mas também tenho uma paixão no Yuzu. Também tenho uma crush especial no Sparks Will Fly. É uma força e confiança no frasco: uma fragrância que eu adoraria usar num palco se tivesse de actuar. Tem algo de muito sexy e rock'n'roll.

Que importância é que uma fragrância pode ter?

Olivier: A fragrância é algo muito pessoal para cada pessoa. Primeiro, ninguém procura a mesma coisa, alguns procuram frescura, outros conforto. Mas, de forma geral, podemos dizer que as fragrâncias são uma forma de expressão - para com os outros, para expressarmos a nossa personalidade, o nosso mood, mas também para nós mesmos, para olfactivamente materalizarmos as nossas emoções e sentimentos.

Nisrine: Eu concordo, as fragrâncias são como a roupa que tu decides usar todas as manhãs ou quando sais de casa. Há uma força nesta coleção de fragrâncias da H&M, que nos oferece tanta escolha e permite que as pessoas possam ajustar as fragrâncias com a sua vontade e sentimentos.

A colecção de perfumes H&M chega hoje, 23 de Agosto, às lojas.