Como foi o processo criativo de criar as fragrâncias?

Olivier: Cada processo criativo precisa tanto da ideia como dos materiais para o tornar real. Para este projecto as ideias surgiram durante as reuniões e discussões com a H&M. Sabíamos desde o início que queríamos reflectir a diversidade de estilos de Moda que a H&M oferece e a qualidade das fragrâncias foi a prioridade número um. Trabalhámos de forma muito próxima e foi muito interessante ver como é que nos complementávamos: a minha expertise ajuda-me a saber exatamente o que preciso adicionar para criar a fragrância que tenho em mente, enquanto a Nisrine é mais intuitiva, ela tem uma frescura de juventude e criatividade.

Quando estávamos satisfeitos com as ideias e com os aromas apresentámo-los à equipa da H&M. Juntos descutimos a composição da colecção de fragrâncias e aquilo que acreditamos ser o nível de qualidade tão alto como o esperado. Se algo não estava a 100% (se um aroma estivesse demasiado amadeirado ou metálico, por exemplo), a Nisrine e eu voltávamos [ao laboratório] e trabalhávamos no aroma passo a passo: aperfeiçoando as arestas, puxando a concentração de um ingrediente e diminuindo outra, adicionando uma nota de base que tornasse a fragrância mais duradoura.

Dois perfumistas falam do processo de criar fragrâncias
Dois perfumistas falam do processo de criar fragrâncias A coleção foi criada numa colaboração entre a equipa da marca sueca e os perfumistas da Givaudan.

Que ingredientes são particularmente especiais na colecção?

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Olivier: Lembro-me de imediato dos ingredientes que usámos para The Essences - escolhemos cada um pela sua qualidade excepcional, a sua origem e as suas incríveis propriedades ofactivas. Desde a ylang ylang, de Comoros, a rosa da Turquia, ou o sândalo da Austrália - cada um deles tem uma história.

Que tipo de inspiração têm para criar fragrâncias?

Olivier: De qualquer tipo! Desde a identificação de um material - uma flor, uma madeira, uma molécula - até conceitos artísticos completos, o leque de inspirações pode ser muito diverso. Pode ser olfativa, claro, mas também pode ser visual ou associada a texturas, emoções, memórias e momentos que estão cravados nas nossas mentes. Por exemplo, o Vetiver Les Cayes está directamente associado ao meu amor por vetiver e às minhas viagens para conhecer sobre as plantações da Givaudan no Haiti.

Nisrine: As pétalas, que vêm da minha memória de flores de jasmim em Marrocos. Algumas fragrâncias também foram inspiradas pelas discussões que tivemos com a Sara [Wallander, Concept Designer da H&M Beauty] e com a equipa.

Dois perfumistas falam do processo de criar fragrâncias
Dois perfumistas falam do processo de criar fragrâncias Alguns dos perfumes (de um total de 25) que chegam hoje às lojas da marca.

Têm um perfume favorito da colecção?

Olivier: Tenho uma paixão pelo Makassar Patchouli e pelo Comoro Ylang, porque tenho uma relação muito especial com estes materiais, mas é muito difícil escolher um preferido de todos os meus "bebés".

Nisrine: O mesmo para mim, seria muito difícil escolher um. Tive o mesmo prazer a criar e a trabalhar em cada um. Alguns são mais pessoais como o Petals, mas também tenho uma paixão no Yuzu. Também tenho uma crush especial no Sparks Will Fly. É uma força e confiança no frasco: uma fragrância que eu adoraria usar num palco se tivesse de actuar. Tem algo de muito sexy e rock'n'roll.

Que importância é que uma fragrância pode ter?

Olivier: A fragrância é algo muito pessoal para cada pessoa. Primeiro, ninguém procura a mesma coisa, alguns procuram frescura, outros conforto. Mas, de forma geral, podemos dizer que as fragrâncias são uma forma de expressão - para com os outros, para expressarmos a nossa personalidade, o nosso mood, mas também para nós mesmos, para olfactivamente materalizarmos as nossas emoções e sentimentos.

Nisrine: Eu concordo, as fragrâncias são como a roupa que tu decides usar todas as manhãs ou quando sais de casa. Há uma força nesta coleção de fragrâncias da H&M, que nos oferece tanta escolha e permite que as pessoas possam ajustar as fragrâncias com a sua vontade e sentimentos.

A colecção de perfumes H&M chega hoje, 23 de Agosto, às lojas.