As nomeações aos prémios da Academy of Motion Picture Arts and Sciences foram anunciadas esta terça-feira, sabendo-se agora finalmente quem está na corrida às estatuetas mais cobiçadas da indústria do Cinema.
Os actores Kumail Nanjiani e Tracee Ellis Ross foram os responsáveis pela revelação dos nomeados, que no caso da categoria de Makeup and Hairstyling ("Maquilhagem e Cabelo", em português) se resumiram a apenas três.
Mary Queen of Scots
A biografia de Maria Stuart está neste momento nos cinemas portugueses sob o título Maria, Rainha dos Escoceses. O cabelo e a maquilhagem de Saoirse Ronan, que interpreta a Rainha da Escócia, e de Emma Stone, que brilha enquanto rainha Elizabeth I, são o que mais capta a atenção: desde os cabelos ruivos, perfeitamente presos em excêntricos penteados ou em longas tranças até à tez pálida na qual contrasta ainda mais o uso intenso de blush em tons malva.
Tudo é da inteira responsabilidade de Jenny Shircore, hair designer, Marc Pilcher, maquilhador, e Jessica Brooks, especialista em maquilhagem de efeitos especiais. Do grupo, Shircore é a única com experiência no que toca a estatuetas douradas. Recebeu uma em 1999, curiosamente com o filme Elizabeth, sobre rainha de Inglaterra, e esteve nomeada em 2019, com o filme The Young Victoria.
Vice
Só chega a Portugal em meados de fevereiro, mas não falta burburinho em torno deste filme, que reune 8 nomeações aos Óscares. Greg Cannom, especialista em efeitos especiais e próteses, Kate Biscoe, da maquilhagem, e Patricia Dehaney, à frente dos cabelos, foram os responsáveis pela maquilhagem e cabelos do filme absolutamente político no qual Christian Bale interpreta Dick Cheney, vice-presidente norte-americano durante os oito anos de mandato de George W. Bush.
O papel obrigou o actor a engordar qualquer coisa como 18 quilos, o que desde logo configura uma enorme transformação, mas tudo o resto (desde o cabelo rapado às sobrancelhas descoloradas) é trabalho da equipa que se vê agora distinguida com esta nomeação.
Border
Vai ser preciso esperar até Março para poder ver Border (o título original é Gräns) nas salas de cinema nacionais - até lá já saberemos os resultados dos prémios.
O filme de fantasia sueco foi muito aplaudido pelo seu uso de próteses, o que, aliado à maquilhagem, modificou por completo os rostos dos actores que vestiram a pele das personagens. Os profissionais nomeados pelo trabalho são Göran Lundström, com um CV que inclui filmes da saga Star Wars, e Pamela Goldammer, que vem do universo dos filmes de Harry Potter. Ambos são especializados em maquilhagem de efeitos especiais.
Note-se que esta é a única nomeação desta obra, que foi contemplada com o prémio Un Certain Regard, em Cannes.
Comentários