A história do chá é muito antiga e começou quando umas folhas desta planta caíram acidentalmente sobre um recipiente de água quente e se verificou que davam a esta nova bebida um aroma, uma coloração e um paladar que despertavam os sentidos e traziam um conforto até aí desconhecido. Desde então, diversos modos de preparação foram experimentados e existem três tipos de chá: preto, verde e Oolong. O que difere é o estado de maturação e fermentação da folha do chá, representando diferenças no que toca aos níveis de teína e as suas propriedades.

O chá é muitas vezes confundido com infusões, que são feitas com extratos de outras plantas, bem como de frutos mas, em bom rigor, o chá é exclusivamente feito com a utilização da chamada camellia sinensis, a planta do chá.

Um estudo muito recente (Dezembro, 2018) publicado na revista Nutrients associa os polifenóis presentes no chá à promoção da saúde e à sua relação com certos tipos de cancro, diabetes e questões cardiovasculares.
Evidencia também que dentro destes compostos activos, as catequinas são, no chá verde, as moléculas que estão maioritariamente presentes e que lhe trazem estes benefícios - basta uma chávena de chá por dia para que estes benefícios já acrescentem valor à nossa saúde numa óptica de prevenção.

Afinal, quantas chávenas de chá podemos beber por dia? Recomenda-se a ingestão de 3 a 4 chávenas, segundo um outro estudo publicado no Journal of Agriculture and Food Chemistry, igualmente datado de Dezembro de 2018, para que os seus benefícios sejam plenos.
Este estudo indica, adicionalmente, que doses acima destas já poderão ter efeitos adversos.
Ou seja, tal como em todas as regras alimentares, a diversidade dos líquidos que bebemos é fundamental e não apostar tudo no mesmo alimento ou tipo de alimentos parece ser o mais seguro e saudável.

Varie os líquidos que ingere e inclua o chá no seu dia-a-dia

Sugiro que crie novos rituais, inclua diariamente 1 a 2 chávenas de chá no seu plano alimentar e aproveite todas as propriedade desta bebida maravilhosa. Por que não começar um ritual nestes dias mais frios de Inverno e tomar uma chávena de chá a meio da manhã ou da tarde? O chá bem quente reconforta e é uma forma super interessante de criar dinâmicas de convívio com as colegas de trabalho e amiga(o)s.

Como preparar um bom chá:

  • Colocar água a aquecer, de preferência filtrada
  • Quando surgirem as primeiras bolhas desligar, não deixando ferver
  • Adicionar as ervas do chá e abafar com uma tampa por 5 minutos
  • Deixar a infusão descansar durante esse tempo
  • Coar as folhas e está pronto a servir

Em termos de quantidades aconselha-se a medida de 2 colheres (sopa) de chá para cada litro de água. Evite adicionar açúcar.

#PesoeMedida: pode a água engordar?
#PesoeMedida: pode a água engordar?
Ver artigo

Experimente também as infusões feitas com outras plantas como a lúcia-lima, cidreira, camomila e para efeitos mais drenantes não esqueça o cavalinha ou o de centelha asiática. Aconselhe-se com o seu nutricionista e conheça a melhor forma de optimizar a sua saúde.

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer o que realmente gosta é de mudar as suas vidas.