Mas a água não tem calorias, diz a Miranda! Sim, mas em excesso pode influenciar o nosso peso, responde o Pedro. E mais ainda quando existe tendência para a retenção de líquidos e sentimos as pernas e o corpo a “inchar”… Hum, então mas a água engorda?, pergunta de novo Miranda.

Embora sem fornecer calorias, a ingestão de líquidos pode ter um papel muito importante e decisivo na gestão do nosso peso. Não diria que seja a causa do nosso aumento de peso mas pode, de facto, influenciar e alterar os registos da nossa balança!

Imagine uma barragem, no tempo da chuva, quando entra mais água do que aquela que realmente sai, e a barragem vai enchendo…

A água é, provavelmente, o elemento mais importante para a vida. Um litro de água deverá ser a ingestão mínima deste precioso líquido, estando a quantidade máxima dependente de diversos factores, de onde se destacam a actividade física, o nível de hidratação, a temperatura ambiente, gravidez e aleitamento.
É de tal forma importante que na norma que define em Portugal o correcto equilíbrio entre alimentos, a roda de alimentos portuguesa, está em lugar de destaque, ao centro.
As nossas reais necessidades de água são cobertas não só pelos líquidos que ingerimos mas também pela água presente nos diferentes alimentos. Só assim é possível manter as nossas células activas e saudáveis, bebendo líquidos.

Em análise, água, chá, sumos de fruta...

Devemos beber apenas água? O que dizer das infusões, chás ou bebidas aromatizadas? Sumos de fruta? Às refeições?
Resposta: a água deverá ser sempre a primeira opção quando procuramos hidratar o nosso corpo. Água simples, fresca e sem complicações. Para além de hidratar o corpo, a água é também uma excelente fonte de iões, como os cloretos, potássio e outros sais, que enriquecem a nossa saúde. A regra será variar as marcas e fontes de proveniência das águas.
Uma boa ideia é apostar em colocar folhas de hortelã para aromatizar a água? Acho uma excelente opção para quem não aprecia água simples. Experimente também com rodelas de gengibre, limão ou simplesmente incluir um pau de canela, que mantém as propriedades da água, ajustando ligeiramente os paladares e facilitando a ingestão. O limite será a imaginação.

Os diferentes tipos de chá são também uma (boa) escolha Miranda. Menta, cidreira, lúcia-lima estão indicadas para uma óptima digestão; quem sofre de alguma retenção de líquidos, pode ainda escolher o cavalinha ou a centelha asiática.
A grande vantagem do chá é mesmo essa: valorizar a água e os líquidos que ingerimos com propriedades associadas a diferentes plantas. Mais saúde, mais hidratação, ao mesmo tempo que estimula algumas funções no nosso corpo.

Na China e Japão, e em muitos países africanos, o chá faz parte de um ritual associado ao prazer de hidratar o corpo e promover a saúde.

Sabia que um chá quente, bebido com moderação, optimiza as funções digestivas e previne tantas situações como cólicas ou enfartamentos?

#PesoeMedida: o que nos faz engordar
#PesoeMedida: o que nos faz engordar
Ver artigo

Falta agora referir os sumos de fruta, que são super hidratantes mas também riquíssimos em vitaminas e muitos minerais. São uma boa opção para quem só aprecia refrigerantes, mas em termos nutricionais prefiro muito mais a fruta ingerida na versão original, sem ser sob a forma de sumo. O teor em fibra será sempre superior, estimulará mais os processos digestivos e a saciedade devido à mastigação e a absorção dos açúcares será mais controlada.
Claro que, de vez quando pode, e deve, beber um sumo de fruta, mas logo após a sua preparação para manter as suas qualidades.

Resumo: líquidos, sempre sem açúcar! Em água, infusões, chás ou sumos de fruta todas as opções têm o seu lugar. Mínimo 1 litro. Ajuste quantidades, varie os líquidos mas principalmente nunca esqueça que a saúde do seu organismo deve muito ao tipo e quantidade de líquidos que bebe.

#Mirandapedia:

  • Sabia que se estivermos apenas com 2% de desidratação, o nosso rendimento muscular e cognitivo baixa em cerca de 10%?
  • Sabia que existem águas com diferentes níveis de pH? Umas mais ácidas e outras mais alcalinas, estando os mais recentes estudos a apontar para a escolha de águas mais alcalinas (elevado pH) como sendo melhores em termos de saúde e longevidade.

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer o que realmente gosta é de mudar as suas vidas.