Sabemos que todos os apaixonados por unhas já fizeram alguma vez na vida manicure francesa. Esta nail art é caraterizada pela base nude ou mesmo transparente, tendo como toque final as pontas brancas. A manicure francesa nasceu há mais de 70 anos e tornou-se num clássico nos salões.

Ao longo do tempo, foi reeinventando-se e surgiram várias versões, ora mais minimalistas, ora mais maximalistas, com uma explosão de cor também presente. Se é fã da manicure francesa, está na altura de conhecer algumas curiosidades sobre esta nail art.

A técnica de pintar as pontas brancas surgiu em 1927.

O empresário de Beleza polaco Max Factor é considerado o criador da ideia em pintar apenas as pontinhas das unhas. Tudo começou em 1927 quando lançou o Society Nail Tint, um creme rosado para aplicar na unha e o Society Nail White, um líquido branco para as pontas.

O nome "manicure francesa" não nasceu em França.

Surpreendentemente, a manicure francesa não é oriunda de França, mas, sim, da América. Em 1956, Jeff Pink, CEO da marca de Beleza Orly, deu o nome de manicure francesa à técnica que já fazia sucesso em todo o mundo. A ideia do nome não tem inspiração em França, surgiu apenas porque Jeff queria uma denominação que chamasse à atenção.

O universo de Hollywood rendeu-se à técnica.

Na década de 50, os diretores de cinema chegaram à conclusão que as atrizes demoravam muito tempo a mudar de manicure sempre que trocavam de figurino. Por isso, Jeff Pink encontrou a solução perfeita. "Os diretores pediram para fazer uma cor que combinasse com tudo. Então, pensei em usar verniz branco na ponta das unhas, colocando uma tonalidade neutra por cima”, explicou o CEO à publicação Los Angeles Times.

As celebridades popularizaram a manicure francesa.

Com as tendências a serem impulsionadas pelos grandes nomes do espetáculo, as celebridades colocaram no radar da Moda a manicure francesa. As divas da música Cher e Barbara Streisand tornaram esta nail art num fenómeno a nível mundial.

A manicure francesa está associada ao estilo da década de 90 e 2000.

O estilo e a Moda andam de mãos dadas, certo? Com o filme "Clueless", a protagonista Cher Horowitz (Alicia Silverstone) usava e abusava da manicure francesa. Como as tendências são cíclicas, na série "Euphoria", Maddy Perez voltou a dar uma nova roupagem a esta famosa técnica, que também está a dar tudo no TikTok, que é uma verdadeira fábrica de trends virais.

Inspire-se nestas sugestões de manicure francesa para a sua próxima ida ao salão:

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.