Tem uma cor creme-amarelada, um aroma frequentemente descrito como “um cheiro intenso a nozes”, só pode ser a manteiga de carité. Após a sua extração (que é feita à pressão), deve ser conservada num local fresco e protegido da luz, de forma a manter as suas generosas propriedades hidratantes, que a tornam um ótimo complemento para os produtos em que se encontra. É uma substância tão benéfica, tanto para a pele, como para o cabelo, que as mulheres africanas acreditam que este fruto guarda poderes místicos.

A manteiga de carité e a pele

Tudo o que sempre quis saber sobre ... geleia real
Tudo o que sempre quis saber sobre ... geleia real
Ver artigo

Com uma textura suave e não gordurosa, é rapidamente absorvida pela pele, protegendo-a de agressões externas (como o frio, o vento, o sol ou a água do mar) e criando uma barreira contra os raios UVA e UVB.

A manteiga de carité contém propriedades anti-envelhecimento semelhantes às do chá verde: tem cinco ácidos gordos essenciais (maioritariamente vindos dos ácidos esteáricos e oleicos), fitosteróis, vitaminas A, D e E e alantoína – componentes que aumentam a produção de colagénio e, consequentemente, a elasticidade da pele, que previnem o aparecimento de rugas, estrias, cicatrizes, eczemas e feridas, e ainda minimizam manchas de acne.

A substância é uma mais-valia na hidratação dos lábios e também poderá ser utilizada para acalmar a pele após a depilação.

Como utilizar na pele?
  • Coloque um pouco de manteiga de carité na palma das mãos;
  • esfregue com os dedos;
  • aplique diretamente sobre o rosto, massajando suavemente;
  • em caso de dieta ou gravidez, repita o processo e aplique nas áreas desejadas (barriga, seios e coxas).

A manteiga de carité e o cabelo

No que toca aos benefícios para o cabelo, a lista é simplesmente interminável. Pode ser usada como condicionador revitalizante, totalmente natural, para cabelos fracos, quebradiços ou secos, já que proporciona nutrição, flexibilidade e brilho aos mesmos.

Graças às suas propriedades regeneradoras e hidratantes, a manteiga de carité protege os cabelos contra os radicais livres, repara os danos causados pela exposição à radiação ultravioleta, e ainda alivia o couro cabeludo. É um excelente protetor térmico do cabelo, no uso de secadores e ferros de alisar/encaracolar, podendo também ser utilizada na definição de penteados.

Como utilizar no cabelo?
  • Coloque um pouco de manteiga de carité na palma das mãos;
  • esfregue até que a mesma se transforme em óleo;
  • aplique nos fios secos e não lavados (em particular nas pontas e partes mais ressequidas);
  • não há tempo de espera específico: deixe o tempo que preferir;
  • lavar de seguida, como habitual.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.