Numa altura em que os cuidados animais estão a ganhar cada vez mais importância, o 'grooming' no mundo animal é uma tendência que já conquistou muitos donos e respetivos patudos. O 'grooming' promete embelezar tanto cães, como gatos, mas como?

Tiago Canha Borges, profissional de 'grooming' e assistente de veterinário, responde-nos a esta e as outras questões para que fique a conhecer tudo sobre este tão requisitado serviço.

O que é o 'grooming' animal?

O 'grooming' animal cuida do hábito externo dos animais, ou seja: lavar, escovar, pentear, aparar, tosquiar. Resumidamente, melhora e mantém a higiene, saúde, conforto e aspeto do animal.

Que serviços é que o 'grooming' animal oferece?

Banhos, escovagens, corte de unhas, corte do pêlo, limpeza dos ouvidos, expressão das glândulas anais (sempre feito por um profissional), tudo isto está incluído no 'grooming'

Todos os cães e gatos podem usufruir do 'grooming'?

Todos os cães e gatos podem usufruir de 'grooming', sendo que é mais comum nos cães. Os gatos não necessitam tanto, uma vez que são extremamente cuidadosos com a sua higiene. O 'grooming' nos gatos consiste, na maior parte das vezes, na escovagem de modo a prevenir a formação de nós e bolas de pêlo. Nos casos de gatos de pêlo comprido, acaba por se fazer uma tosquia higiénica (tosquia na zona genital e barriga) ou, em casos de extrema necessidade, também à tosquia completa.

Raças diferentes e pelagens diferentes têm que ter cuidados diferentes?

Nos cães, existem vários tipos de pelagens e vários cortes de raças. Temos os Cocker Spaniels, que têm um corte de raça específico, os Yorkshires, que também têm um corte de raça específico, os Spitz… e aí por adiante. Temos pelagens lisas, que requerem um tratamento específico, pelagens onduladas, lisas e ásperas, bem, resumidamente, cada raça e pelagem necessita de cuidados específicos e, por isso mesmo, diferentes uns dos outros.

Quais os cortes que estão agora na moda?

Hoje em dia, os animais são considerados praticamente membros da família e, por isso, as pessoas têm mais cuidados relativos ao pêlo e aspeto do mesmo. Pelo que vou observando, o corte que está na moda é o nosso querido "peluche", o Spitz ou Lulu da Pomerânia, um corte específico desta raça, que faz o animal parecer mesmo um peluche. Temos também o corte de raça dos Yorkshires, dos Cockers, todos estes cães que requerem cuidados contínuos no pêlo, são os cortes que estão mais na moda.

Que formação se pode ter para ser profissional de 'grooming'?

Um 'groomer' profissional tem que ter um curso de tosquia. Existem várias escolas e várias formações para se tirar este curso. No meu caso, tirei o da Artero, um curso de tosquias e estética canina.

Onde trabalham estes profissionais?

São muitos os locais onde podemos encontrar estes profissionais, ou trabalham por conta própria ou por conta de outrém. Normalmente, podemos encontrar em petshops, canis, centros veterinários, em casa ou domicílios.

Qual o valor médio do 'grooming' canino? E do felino?

Falar de preços é um pouco complexo, porque cada sítio e cada pessoa aplica um preço médio dentro deste mercado. O valor médio de tosquias, no caso dos cães, vai sempre depender da raça e do corte específico. Raças que requerem uma mão de obra mais trabalhosa tendem a ser mais caros. Posso dar como exemplo: na tosquia de raça de um Cocker, o valor médio estimado no mercado é de 40/50 euros. É uma tosquia muito específica, é muito trabalhosa. No caso do 'grooming' felino, o valor médio será entre os 30/40 euros, se for tosquia completa. Com ou sem sedação, só banho... esta pergunta é muito complexa e para poder responder corretamente teria que fazer um estudo de mercado. Cada profissional tem um método de trabalho diferente e, por isso mesmo, os preços vão variando muito.

Em relação ao pêlo dos cães e dos gatos, que dicas dá aos donos dos animais?

A alimentação influencia muito o pêlo dos animais. Com uma alimentação boa, o pêlo torna-se mais brilhante e bonito. Depois, uma escovagem regular ajuda também a manter um pêlo bom e saudável. No caso de cães que tenham um cheiro mais intenso, há quem use toalhetes para ir limpando regularmente, e até pó de talco, que ajuda no cheiro. Estas são algumas dicas que dou a todos vocês que têm animais :)

O antes e o depois do serviço de 'grooming' de Tiago Canha Borges:
10 produtos de Beleza para o seu animal: