A febre da K-beauty, que atingiu um momento áureo em 2018, parece estar a dissipar-se. Não que já não existam pessoas comprometidas em levar a cabo um ritual de skincare tão exigente quanto o ritual coreano, que implica a aplicação diária de oito a dez produtos (às vezes até mais), mas porque começaram a emergir outros regimes de Beleza igualmente eficientes, onde menos representa sempre mais e onde a qualidade — dos ingredientes ativos, do packaging dos produtos e das fórmulas cosméticas — tem sempre primazia. É disto exemplo a G-beauty (uma expressão frequentemente utilizada para designar tudo o que diz respeito à Beleza alemã).

Na essência das marcas de Beleza originárias da Alemanha estão formulações avançadas, alavancadas por anos de pesquisa médica, e ingredientes não tóxicos, muitos dos quais de origem biológica. Uma combinação poderosa, que não só tem vindo a atrair as atenções de diversas celebridades de Hollywood, como Gwyneth Paltrow e Dakota Johnson, como também do consumidor comum. “Os clientes procuram agora produtos de skincare com o selo made in Germany da mesma forma que procuramos o selo orgânico num tomate", afirmou ao New York Times Cassandra Grey, a mulher por detrás do site de Beleza e-commerce Violet Grey.  Também nós fomos à procura deste selo. Agora, é chegado o momento de partilharmos as descobertas.

Augustinus Bader

The Cream, €225, 50 ml, Augustines Bader, em Net-a-Porter.com
The Cream, € 225, 50 ml, Augustines Bader, em Net-a-Porter.com

Foi em 2018 que o cientista biomédico alemão Augustinus Bader lançou a sua marca epónima de skincare. Apoiando-se no seu vasto conhecimento ao nível das células estaminais e da biologia celular, Bader criou e introduziu no mercado o The Cream e o The Rich Cream, dois luxuosos cremes de rosto com fórmulas high-tech destinados a acelerar o processo de regeneração da epiderme e a abrandar o envelhecimento cutâneo. O segredo de ambos é o Trigger Factor Complex, um complexo de ingredientes patenteado também conhecido por TFC8 que consiste em aminoácidos naturais e em vitaminas naturalmente presentes na pele. Entretanto, a marca já alargou a sua oferta de produtos — ainda este verão lançaram o primeiro creme corporal, o The Body Cream — e, a avaliar pelo sucesso até ao momento, tudo indica que as novidades não ficarão por aqui.

Escolhemos: The Cream, o creme original que alcançou o estatuto de produto de culto entre os entusiastas de Beleza e tem a aprovação de Victoria Beckham, Kate Bosworth, Ashley Graham, Alexa Chung, Diane Kruger e Dakota Johnson. É preciso dizer mais alguma coisa?

Barbara Sturm Molecular Cosmetics

Sérum iluminador Brightening Serum, €270, 30 ml, Barbara Sturm Molecular Cosmetics, em Skinlife.
Sérum iluminador Brightening Serum, €270, 30 ml, Barbara Sturm Molecular Cosmetics, em Skinlife.

Muito antes de ser a CEO de uma marca de cosmética altamente respeitada, já Barbara Sturm dava que falar pelos seus tratamentos faciais que garantiam uma pele mais rejuvenescida, saudável e livre de inflamações. Assim, quando esta antiga cirurgiã ortopédica decidiu lançar, em 2014, uma linha completa de cuidados de rosto, o sucesso foi imediato. Projetados com base nos tratamentos inovadores que conseguiram conquistar as atenções de Kim Kardashian, Gwyneth Paltrow e Elsa Hosk, e formulados com diversos ingredientes antioxidantes, os produtos da Barbara Sturm Molecular Cosmetics acabam todos por trabalhar, em profundidade, no fortalecimento e rejuvenescimento da pele.

Escolhemos: o sérum com um efeito aclarador Brightening Serum, que reduz visivelmente os sinais e as manchas de pigmentação, uniformizando, deste modo, o tom da tez.

Dr. Hauschka

Creme de rosto Revitalising Day Cream, €20,40, 30 ml, Dr. Hauschka, na Organii.
Creme de rosto Revitalising Day Cream, € 20,40, 30 ml, Dr. Hauschka, na Organii.

Em 1967, um encontro acidental entre um químico (Rudolf Hauschka) e uma esteticista (Elisabeth Sigmund) deu origem à Dr. Hauschka. Dos leites de limpeza ao cremes para rosto e corpo e dos tónicos às máscaras, todos os produtos desta marca estão pensados para responderem às necessidades da pele pela via dos ingredientes naturais.

Escolhemos: o Revitalising Day Cream, um refrescante creme de dia destinado a hidratar a pele e a regular a produção de oleosidade.

Nivea

Creme hidratante, €3,49, 150 ml, Nivea.
Creme hidratante, € 3,49, 150 ml, Nivea.

O creme da lata azul é bem capaz de ser o mais célebre produto de Beleza made in Germany. A sua história funde-se com a da própria marca e tem início em 1911, ano em que o químico Isaac Lifschütz e o dermatologista Paul Gerson Unna criaram, para a empresa Beiersdorf (atual detentora da Nivea), uma emulsão estável à base de óleo e água. Tal emulsão, branca como a neve, não só deu origem à marca Nivea, como acabou por servir de base a muitos cremes de cosmética.

Escolhemos: o Nivea Creme, um produto centenário que sobreviveu à passagem do tempo e que ainda é apontado como o cuidado número um na hora de nutrir a pele muito seca.

Sante

Creme de mãos e unhas bio, € 3,99, Sante, nas lojas Celeiro.
Creme de mãos e unhas bio, € 3,99, Sante, nas lojas Celeiro.

Há um pedaço de natureza em cada produto da Sante, uma marca alemã que se destaca no segmento da cosmética sustentável e eco-friendly e que, em Portugal, se encontra facilmente em lojas como o Celeiro. Sempre que possível, os produtos desta marca são formulados com ingredientes naturais provenientes de cultivo biológico, tais como a baga de açaí (da qual se extrai um óleo riquíssimo em antioxidantes) e o aloe vera (eficaz na hidratação da pele), entre tantos outros; já as parafinas, os parabenos, os silicones, os microplásticos e os óleos minerais ficam totalmente de fora.

Escolhemos: o creme de mãos e unhas formulado com manteiga de karité e óleo de jojoba, por oferecer um cuidado intenso para as mãos extremamente secas.