Da niacinamida ao ácido glicólico e, claro, retinol, já testei de tudo para acabar com o acne, vermelhidão e textura irregular da minha pele. A verdade é que nada parece funcionar. Excluindo o último, que diminuiu acentuadamente as linhas finas de expressão e algumas manchas. Mas no que ao acne e vermelhidão diz respeito, nada, nicles, zero.

Há já algum tempo que tinha o hidratante Phyto A+ Brightening Treatment da Skinceuticals em lista de espera e eis que olhei para ele, ele para mim e decidi testar. O que se tornou no momento perfeito, já que a minha pele se encontrava numa fase má, com muitas borbulhas na zona do queixo e à volta da boca, vermelhidão e tez irregular e baça.

Usei retinol pela primeira vez e esta foi a minha experiência
Usei retinol pela primeira vez e esta foi a minha experiência
Ver artigo

Posso dizer que os resultados foram bem mais rápidos e visíveis do que estava à espera. Em apenas duas semanas (a usar diariamente e sem sérum no meio, apenas creme no contorno dos olhos), o acne começou a desaparecer, a pele ficou mais uniforme por todo o rosto, mas especialmente na zona mais problemática e a vermelhidão e manchas bem atenuadas. O que me levou a investigar mais sobre os benefícios do ácido azelaico e o porquê de estar a funcionar tão bem comigo.

O ácido azelaico é indicado em alternativa a ácidos potencialmente mais "agressivos", como o glicólico ou salicílico, ideal para pele sensível. Com ação uniformizadora, é usado no tratamento de acne, vermelhidão, hiperpigmentação e até rosácea. Este tem uma ação antibacteriana e anti-inflamatória e é por isso mesmo que é tão eficaz a eliminar borbulhas e vermelhidão. Graças à sua característica esfoliante, também uniformiza a pele, reduz linhas de expressão e estimula a luminosidade.

O ácido azelaico está presente em géis de limpeza, séruns e hidratantes e pode ser usado na rotina matinal e noturna, sendo seguro misturar com outros ingredientes. Deve apenas confirmar as suas funções não entram em desacordo. Trazemos seis sugestões de produtos que a vão conquistar, abaixo.